Workshops foram realizados em três agências equatorianas: Dream & Travel, HDP e Más Travel (fotos: Divulgação)
De olho no mercado da América do Sul, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) promoveu, no início deste mês, três workshops para profissionais do trade na cidade de Guayaquil, no Equador. Os treinamentos contaram com a participação de 35 agentes e operadores de viagens. As capacitações foram realizadas em três agências de viagem – Más Travel, HDP e Dream & Travel – e tiveram como foco a apresentação de produtos e destinos brasileiros.
As cidades divulgadas foram Rio de Janeiro, Búzios, São Paulo, Foz do Iguaçu e Recife, indicados pelos operadores equatorianos por terem fácil conectividade e possibilidade de inserção no mercado. “Com esse tipo de iniciativa, formamos profissionais capacitados para vender os destinos da melhor forma e potencializamos os resultados do setor”, destacou Vinicius Lummertz, presidente da Embratur. Ele aponta ainda que, para atrair mais turistas ao país, é fundamental fomentar e desenvolver toda a cadeia produtiva do turismo.
A ação no Equador, país que destinou 34 mil turistas para o Brasil em 2015, de acordo com o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo, foi concretizada a partir do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) do Peru, que mapeou oportunidades de promoção do Brasil no Equador, com apoio do Comitê Descubra Brasil.
O esforço da Embratur em se aproximar de profissionais do trade e promover o Brasil no Equador é uma iniciativa do Instituto realizada no país nos últimos anos, como também roadshows, treinamentos e participação em feiras. “A partir da inteligência de mercado fornecida pelos EBTs e a parceria com o Ministério das Relações Exteriores, que possibilita a atuação através dos Comitês, é possível gerar ações efetivas de inserção e promoção de produtos de acordo com o mercado”, apontou Gilson Lira, diretor da Embratur.
Promoção sul-americana
Em todos os países da América do Sul, a estratégia promocional consiste na formação de comitês de promoção – denominados Visite Brasil, na Argentina, e Descubra Brasil, na Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Esses grupos visam promover, divulgar e aumentar o fluxo de turistas para o Brasil. Para cumprir esse objetivo, os Setores de Promoção Comercial das embaixadas brasileiras no exterior coordenam, junto com a Embratur, as atividades dos comitês, que são formados por operadores, companhias aéreas, empresas hoteleiras e seguradas de viagens radicadas nos mercados.