No fundo, também foi uma visita de agradecimento. Como o governo da Espanha é um dos que mais oferecem apoio direto à Organização Mundial do Turismo, tanto que ela tem sua sede em Madrid, o secretário Taleb Rifai colocou entre as prioridades da sua fase final no posto, uma visita ao presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy.
O encontro, no palácio de La Moncloa, enfatizou as excelens relações que são mantidas entre a Espanho e o órgão da ONU dedicado ao turismo. A Espanha segue sendo o destino turístico mais competitivo segundo o Fórum Economico Mundial. No ano passado superou o numero histórico de 75 milhões de turistas e tudo indica que vai para um novo recorde neste ano. Nos três primeiros meses de 2017 recebeu 13 milhões.
Na reunião , esteve em pauta a importância do turismo para a economia mundial e especialmente para o pais espanhol, onde representa 11,1% do PIB e impacto de crescimento a nível de emprego.
A Espanha é membro da OMT desde 1975, ano no qual o organismo estabeleceu sua sede em Madrid. Também por tal motivo, a Espanha tem posto permanente no Conselho Executivo.
O jordaniano Taleb Rifai, está completando seu segundo e ultimo mandato à frente da OMT, que terá eleição dentro de dois dias (sexta, 12), com a reunião do seu Conselho Executivo. O nome escolhido será submetido a seguir na Assembleia Geral da OMT, no mês de setembro, em Chengdu (China)
O brasileiro Márcio Favilla, atual secretário executivo, é um dos postulantes ao cargo e tem boas possibilidades de ser o escolhido.
A Organização Mundial do Turismo conta com 156 paises, 6 membros associados e mais de 400 membros afiliados que representam o setor privado, instituições, associações de turismo e autoridades.