A noite de ontem (21), foi o ultimo dia do show que atravessou quase um século e meio e muitas e muitas gerações. Foi, ao longo de 146 anos, uma das principais atrações turísticas nos Estados Unidos. Muitos visitantes brasileiros estiveram por lá e assistiram a performances espetaculares do Ringling Bros e Barnum & Bailey.
O show com apresentações de malabarismos e animais, rodou pelo mundo, teve apresentações em mais de 70 paises, inclusive no Brasil.
A noite de encerramento do histórico espetáculo foi no domingo e atraiu um total de 19 mil fãs para o Coliseu de Nassau, em Uniondale, Long Island.
Porque acabou ? Houve uma combinação de questões financeiras e pressão dos ativistas dos direitos dos animais.
O “The Greatest Show On Earth” vinha perdendo dinheiro nos últimos anos e estava sendo criticado por grupos de direitos dos animais, pelo suposto tratamento dado aos seus 13 elefantes asiáticos.
A Feld Entertainment, que comprou o circo da família Ringling em 1967, pagou uma multa de US $ 270.000 ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos por violar a Lei de Bem-Estar Animal, embora não tenha admitido qualquer irregularidade.
Há dois anos, a empresa anunciou que eliminaria completamente os elefantes do show em 2018 pela questão ambiental. E a aposentadoria dos animais foi um dos motivos que a direção da empresa alegou para decretar o fim de uma longa história.
“A venda de ingressos do Ringling Bros já vinha caindo, mas com a transição dos elefantes ela foi se tornando ainda mais dramática”, revelou Kenneth Feld, dono da Feld Entertainment, “Isso, somado a altos custos operacionais, tornou inviável seguirmos com o espetáculo”.
O Circus foi fundado em 1884 na localidade de Boraboo, estado de Wisconsin pelos irmãos Ringeling: Albert, Otto, Alfred, Charles, John e Henry, filhos do alemão August.