A ilha que simbolizou tantas outras situações anti-capitalismo, em apenas uma semana recebeu o seu primeiro cruzeiro marítimo procedente de Miami e sediou um desfile da estilista Coco Chanel, além de confirmar que será cenário para filmagens do oitavo episódio de ‘Velozes & Furiosos’, uma das produções norte-americanas de maior sucesso nas ultimas temporadas.
Após a retomada da relação com os Estados Unidos, Cuba parece ter atraído realmente a atenção de empresas e artistas mundialmente famosos. O pais já recebeu neste ano um show da banda inglesa Rolling Stones filmagens do oitavo filme “Velozes e Furiosos” e agora a grife francesa Chanel em seu primeiro desfile latino-americano.
Na passarela, ao ar livre, na avenida Paseo del Prado, em pleno centro de Havana, as modelos desfilaram as peças da coleção Cruise, (Cruzeiro), idealizada pelo diretor Karl Lagerfeld, com vestidos de coquetel e roupa casual de Verão. Uma coleção tematizada pela riqueza cultural e a abertura de Cuba.
Cuba está mesmo em outro estágio. O show de moda, beleza e luxo até há bem pouco era impensável, e foi um grande evento internacional colocando a ilha em destaque
O evento contou com a participação de diversas personalidades, entre elas, artistas cubanos, o ator norte-americano Vin Diesel, a modelo brasileira Gisele Bündchen, as atrizes Geraldine Chaplin, Langley Hemingway, e Mariela Castro, filha do presidente cubano Raúl Castro.
Neto de Fidel Castro, o modelo Tony Castro (17 anos), também participou do desfile da grife francesa que pode ser considerada um dos ícones do capitalismo.
As modelos chegaram em 150 carros antigos, um figurino bem cubano, completado pelo fato de muitas delas fumarem charutos cubanos ao ritmo de musicas locais, como a salsa.