Embora o controle acionário da Azul continue verde-amarelo e brasileiro, investidores chineses avançaram na participação e já detém 23,7% do capital, com a conclusão do acordo que permitiu a injeção de US$ 450 milhões . O Grupo HNA não esconde também o desejo de aumentar a sua presença na empresa.
A Azul tem um dos mais fortes balanços no panorama geral da aviação, pois além dos chineses, o investimento de US$ 100 milhões feito pela United Airlines, também em 2015, faz com que a companhia brasileira conte com um capital de US$ 550 milhões
“Estamos honrados em ter o Grupo HNA ao nosso lado. A conclusão dessa operação permitirá que possamos ligar dois dos maiores países do mundo, beneficiando milhares de passageiros em centenas de destinos. Além disso, continuaremos investindo no crescimento da companhia, para oferecer produtos e serviços cada vez melhores e mais completos aos nossos Clientes”, afirma David Neeleman, Fundador e CEO da Azul.
“Além de trazer mais opções e conveniência para os clientes da Hainan Airlines que viajam de e para o Brasil, vemos na Azul um parceiro forte e duradouro, que permita a HNA expandir seus investimentos na América Latina. Estamos ansiosos para trabalhar em conjunto, oferecendo por meio de futuros acordos de cooperação, um serviço de valor e excelência, sendo a melhor experiência de viagem entre a América Latina e a China”, diz Adam Tan, CEO e vice-chairman do board de diretores do Grupo HNA.
O Grupo HNA, detentor da Hainan Airlines, é um empreendimento multinacional e o maior operador privado de companhias aéreas na China. A Hainan Airlines, em conjunto com companhias aéreas membro do grupo, transportam mais de 77 milhões de passageiros anualmente em quase 700 rotas para mais de 200 destinos na China e pelo mundo. O HNA também tem investimentos estratégicos em outras empresas do setor aéreo, incluindo leasing de aeronaves (Avolon), transporte de cargas, serviços de handling (Swissport), catering (gategroup) e redes de hotéis e agências de viagens.