Em entrevista à Plataforma de Mídia TRAVEL3, Fernando Santos, presidente da Aviesp, fala sobre o cancelamento do que seria a 40a edição do evento.
TRAVEL3 – Fernando, como os parceiros, patrocinadores e o mercado como um todo estão vendo o cancelamento da 40a Aviesp?
Fernando Santos – Recebemos muitos telefonemas de apoio à nossa decisão, que foi difícil mas foi tomada com coragem e responsabilidade, porque este ano, pela primeira vez, nos sentimos inseguros com a entrega do nosso produto. Não poderíamos falhar com nossos parceiros e patrocinadores que, além de nos apoiar investem e acreditam na Aviesp. Ouvimos todos e recebemos o apoio positivo de cada um deles.
TRAVEL3 – A leitura é que a crise se aprofundou?
Fernando Santos – A leitura é que a crise ainda persiste. A crise teve início em 2015, todo o Brasil tinha a expectativa de que a retomada, mesmo que muito pequena, começaria em 2016 mas isso não aconteceu. Não vemos sinais claros da retomada do crescimento. Vai acontecer? Sim. Mas ainda não começou e por termos um evento que acontece justamente no primeiro trimestre do ano, sentimos claramente os sinais da crise ainda neste início de ano.
TRAVEL3 – Este seria um ano apenas para duas, três grandes feiras?
Fernando Santos – Tudo vai depender da época em que estas feiras acontecerem e de como a economia vai reagir ao longo dos meses. Sabemos que o nosso calendário é carregado de feiras e eventos. Talvez esta seja uma lição para entendermos e repensarmos, fazendo nosso dever de casa e tentando criar eventos diferentes, com propostas diferentes.
TRAVEL3 – Esta será a proposta da Aviesp 2018?
Fernando Santos – Sim. Em 2018 deveremos inovar, evoluir, usar o que temos de bom e mudarmos o que ficou obsoleto. Hoje recuamos com coragem e responsabilidade mas é preciso dizer que a Aviesp continua forte, tem recursos e lastro. O que não poderíamos fazer era nos fragilizarmos e sermos irresponsáveis realizando um evento sobre o qual não estávamos seguros. Vamos voltar de cara nova em 2018.
TRAVEL3 – O cancelamento da 40a Aviesp é o retrato da Indústria do Turismo do Brasil?
Fernando Santos – O cancelamento da 40a Aviesp é o retrato do Brasil. Todos os setores da economia estão sentindo o peso deste momento e com o turismo não é diferente. Todos os setores sofrem.