Armação dos Búzios, na região turística da Costa do Sol, é um nome que tem história, tem características muito especiais, a fama que surgiu com Brigite Bardott e todos os indicativos como um dos roteiros preferidos por turistas do Brasil e de várias partes do mundo. O grande fluxo de visitantes estrangeiros na região colaborou para a diversidade do destino. A cidade conta, com uma ampla rede de pousadas, hotéis e resorts de luxo.
Mas, é preciso atualizar. E ter números de evidência. A prefeitura de Búzios, através da secretaria municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, estima que existem mais de 700 meios de hospedagem em atividade no município. De acordo com o levantamento preliminar, apenas 150 possuem alvará de funcionamento e outros 50, tem cadastro no Ministério do Turismo através do Cadastur. Para atualizar estes números, um censo nos hotéis e pousadas já está programado, envolvendo as secretarias municipais de Governo e Fazenda, Planejamento e Projetos, Saúde, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Pesca, Segurança Pública e Serviços Públicos.
O secretário municipal do turismo, Cesar Fernandes, explica que, durante este mês de junho, uma equipe de funcionários visitará todos os meios de hospedagem para o cadastramento. O resultado do censo será uma importante ferramenta para o desenvolvimento de ações no setor.
Sergio Mello, diretor de Operações da TurisRio, órgão delegado pelo Ministério do Turismo para o cadastramento dos prestadores de serviços turísticos no Estado, informa que a empresa disponibilizou uma funcionária para realizar o cadastro oficial.
Thomas Weber, presidente da Associação Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB) e do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindSol), comemora o projeto, afirmando que ele é fundamental para saber a oferta existente na cidade e, também, para direcionar os investimentos corretos, como a divulgação do destino, além de atrair mais os turistas e eventos para a cidade.
‘Esse censo vai permitir frequentes pesquisas de mercado, para sabermos, de fato, que tipo de turista está frequentando o nosso destino. É possível, que este censo seja ampliado para outros prestadores de serviços, como bares e restaurantes, ou seja, para o comércio turístico em geral.