Os holofotes do maior evento de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio, estiveram voltados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, durante a 7ª edição do evento em Lisboa, realizada em maio. A participação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) foi marcada pela aposta na plataforma digital, direcionada ao público-alvo do evento, formado por jovens, com ampla adesão às redes sociais. Em paralelo, o Instituto apoiou workshop e rodadas de negócios com operadores europeus, organizado pelo Rio CVB, TAP Portugal e Riotur.
Para o presidente substituto da Embratur, José Antônio Parente, que acompanhou as atividades, o sucesso da participação do Instituto ocorreu devido à segmentação das ações. “Por ser um perfil mais jovem e mais conectado, intensificamos os esforços nos canais digitais, como a promoção da hashtag #visitbrasil, para nos aproximarmos de maneira efetiva desses potenciais turistas. Também contribuímos com capacitações que fomentam a comercialização dos destinos brasileiros. Estamos otimizando recursos para atrair cada vez mais visitantes ao nosso País”, finaliza.
A Marca Brasil ganhou destaque na identidade visual do estande da Embratur no Rock in Rio, que dispunha de 150m² em localização estratégica, próximo ao Palco Mundo, circulando vídeos do turismo brasileiro. Neste espaço foi registrada a presença de 200 convidados por dia, incluindo atores, apresentadores e modelos do Brasil e de Portugal. Entre eles, estão Thiago Lacerda, Tony Garrido, Luana Piovani e o goleiro Júlio César.
O estande também promoveu encontros com operadores e agentes de viagem de Portugal, representantes de embaixadas e formadores de opinião. Outro ponto alto foi a promoção do novo portalVisit Brasil, lançado para divulgar destinos e produtos brasileiros com foco nas cidades-sede da Rio 2016. No total, a Cidade do Rock recebeu 329 mil fãs de diversos países, entre os quais: Espanha, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Holanda, Suíça, Dinamarca, Estados Unidos, Emirados Árabes, Austrália e China.
Capacitação e rodada de negócios
O Rio Convention & Visitors Bureau e a TAP, em conjunto com a Embratur e Riotur, promoveram ação de capacitação com os principais buyers europeus entre 19 e 21 de maio. O projeto inédito consistiu em qualificar os profissionais com foco no período pós-olímpico. Além de assistir aos shows do Rock in Rio, os buyers participaram de rodada de negócios com as empresas mantenedoras do Rio CVB.
A vivência proporcionada durante o Rock in Rio 2016 apresentou o destino Brasil, a malha aérea disponível e o Rio de Janeiro, com a presença dos representantes dos Escritórios Brasileiros de Turismo de Portugal, França, Espanha, Itália, Reino Unido e Holanda. Segundo Parente, esta foi uma excelente oportunidade para mostrar a diversidade do turismo brasileiro, além das características da sede dos Jogos: “Também foi importante apresentar outros destinos turísticos para além do Brasil ‘Sol e Praia’, com cultura rica e aliada a tantas belezas naturais”, afirmou.
“Devemos investir, também, no Rio 2017, 2018, 2019… Momento em que colheremos os verdadeiros frutos de um trabalho contínuo de projeção da cidade como produto internacional, além da divulgação espontânea que o Rio vem recebendo por conta dos eventos esportivos”, explica o presidente-executivo do Rio CVB, Alfredo Lopes.