Herr Blumenau. Os cantos alemães tradicionais ganham um tom oficial também, agora que a cidade, marcante pelos traços da imigração alemã e super famosa pela Oktoberfest, também é reconhecida com o titulo de Capital Nacional da Cerveja.
O Projeto de Lei foi sancionado pelo presidente da República, Michel Temer, na cerimônia realizada neste meio de semana(09), em Brasília.
Ao discursar, o presidente destacou que a medida vai incrementar a geração de emprego e renda, especialmente a partir do turismo. “Não só ganham os apreciadores de cervejas, mas também os blumenauenses, com renda e reconhecimento. Nós precisamos do turismo e sabemos que Blumenau é um centro extraordinário”, enalteceu o presidente.
A Oktoberfest teve no ano passado, mais de 500 mil visitantes, registrou uma movimentação de R$ 3,2 milhões, e voltou a ser uma grande festa familiar. Em 33 anos, são mais mais de 20 milhões de frequentadores.
A tradição da Oktoberfest é conhecida por todos e, além da sua maior festa, a cidade ganhou recentes eventos de destaque como o Festival da Cerveja. Desde 2010, e antes realizada em novembro para se manter próxima ao calendário da Oktoberfest, agora tem calendário em março.
Blumenau possui atualmente cerca de 120 produtores artesanais de cerveja. O Concurso Brasileiro, que precede o Festival, é o segundo maior do mundo em numero de amostras. Neste ano, o evento também realizado no Parque da Vila Germânica teve 51 medalhas catarinenses, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul entre os rótulos premiados.
A edição do Festival deste ano começa na próxima quarta (15), e estará dentro das comemorações pelo titulo que Blumenau recebeu