A Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) e as entidades Airlines for Europe (A4E), International Airlines International (ACI) Europe, European Regional Airlines(ERA) e Representação Internacional de Aeronaves na Europa (AIRE) encaminharam carta ao Conselho Europeu de Ministros para expressar suas preocupações com a questão.
A imposição de um novo regulamento sobre o controle de fronteira pela UE (regulamento 458/2017) causou atrasos significativos nos voos . Aumentou o tempo de processamento do embarque em 20 segundos extras por passageiro. Isto pode levar até uma hora extra em um voo regular.
“O número de voos atrasados devido a problemas de controle de fronteira é de 97% isso é totalmente inaceitável.”, disse Rafael Schvartzman , vice-presidente regional da IATA na Europa.
Ao expressar suas preocupações, as organizações aéreas insistem junto à União Européia e seus membros para medidas necessárias e assim minimizar os inconvenientes causados aos cidadãos da UE e preservar a conectividade nos aeroportos europeus.Na correspondência, são solicitados mais recursos urgentemente necessários para redução dos atrasos.
Caso isto não ocorra, cerca de 319,2 milhões de passageiros por ano serão afetados pelo controle de fronteira reforçado, ou seja, quase metade de todos os passageiros que viajam pelos aeroportos da Europa.
Em alguns casos, esses atrasos fizeram com que até 5% dos passageiros por dia tenham perdido seus vôos de conexão. No Orly, em Paris, as novas medidas aumentaram os tempos de espera no controle das fronteiras em até uma hora durante cerca de 40% dos dias.
Companhias aéreas e aeroportos estão fazendo todo o possível para minimizar o inconveniente para os passageiros. Nos últimos anos, muitos aeroportos da Europa sofreram os efeitos da falta de pessoal para os controles nas fronteiras. Com os novos requisitos impostos às autoridades de fronteira, a situação também afeta a atratividade dos aeroportos centrais da Europa.