A Plaza Independência e a Casa Histórica de São Miguel de Tucumán, onde foi feita a declaração de Independência há 200 anos, recepcionaram milhares de argentinos na chegada deste dia 9 de julho. Ao longo da noite e atravessando a madrugada, famílias inteiras, personalidades e autoridades, turistas e gente de todos os lugares acompanharam a vigília que teve o Hino Nacional sendo cantado em várias ocasiões.
Quando os relógios marcaram à meia noite o início da data histórica, um show de fogos de artificio abriu o Feliz Aniversário e a comemoração da independência conquistada à monarquia espanhola. Em Tucuman foi assinada a Declaração de Independência das Províncias Unidas do Rio la Plata, proclamando a liberdade e autonomia dos argentinos.
“O primeiro século foi da emancipação e organização, o segundo foi o da conquista dos direitos e da democracia, e o terceiro o do diálogo e da convivência, o fim da injustiça e o irrestrito cumprimento da Constituição nacional, com paz, união e liberdade”, diz a nova proclamação, assinada pelo presidente Mauricio Macri e governadores das províncias platinas.
A proclamação foi denominada de “Compromiso para el Tercer Siglo de los Argentinos”.
Após as assinaturas, Macri afirmou que o governo atual trabalha “para recuperar o pais, o gás, a eletricidade e energia suficientes para crescer”, e pediu que os argentinos “não tenham medo” para chegarem a um “futuro melhor, com outros valores, com base no trabalho, esforço pessoal, e do diálogo”.
Ainda na noite da passagem, o Grande Concerto teve a apresentação de 300 artistas entre músicos e bailarinos. As festividades em todo o Pais platino continuam por este domingo, com uma série de acontecimentos nas diversas cidades. O prolongamento do feriado largo movimentou uma excelente ocupação da rede hoteleira, com números indicando cerca de 75%.
Socio fundamental do Brasil no projeto de integração da América do Sul, no turismo a Argentina é nossa principal destino e parceiro.
Muitos brasileiros estão na Argentina neste fim de semana que teve movimento de 90% a 100% em cidades como San Javier, Termas de Rio Hondo e San Miguel de Tucumán, com oito mil leitos, esta por efeitos diretos das comemorações dos 200 anos, segundo a Camara Argentina de Turismo.
O ministro Gustavo Santos pontuou que o movimento superou amplamente as expectativas e muitas províncias estão começando as férias de invero. ‘Estamos confiantes e contentes com o movimento turístico em todo o pais’, afirmou.
A Aerolíneas Argentinas informou que a ocupação dos voos domésticos alcançou média superior a 80%, o que representu um crescimento médio no tráfego de 19%, em comparação com os finais de semana normais.
Alguns dos destinos alcançaram picos de 100%, casos de San Miguel de Tucumán, San Carlos de Bariloche, Mendoza, Córdoba e Puerto Iguazú, que mostraram um crescimento de 36% a mais.