Para reforçar um dos pilares do Programa de Responsabilidade Social – Planet 21, a AccorHotels é apoiadora oficial da campanha “Respeitar Proteger Garantir – Todos Juntos pelos Direitos de Crianças e Adolescentes”. A iniciativa é um dos eixos do projeto “Rio 2016: Olimpíadas dos Direitos da Criança e do Adolescente”, uma continuidade da ação promovida para a Copa do Mundo FIFA 2014, que tinha como meta o combate à exploração sexual infantil.
“Estamos mobilizando todos os nossos hotéis em operação no Rio de Janeiro, que atendem diretamente aos clientes que acompanham a competição. E além da campanha visual em nossas unidades da cidade, também envolvemos todas as outras localidades e intensificamos a campanha nos nossos canais digitais”, ressalta a vice-presidente de Comunicação Corporativa, Antonietta Varlese.
“Reforçamos constantemente treinamentos e outras iniciativas de mobilização aos nossos profissionais, que são verdadeiros agentes deste combate e contribuem diretamente para esta causa, além de comunicar aos hóspedes o canal de denúncia Disque 100”, completa a executiva.
A companhia trabalha com no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes desde 2001, quando iniciou a parceria com a ECPAT, ONG Internacional na luta para acabar com a exploração sexual de crianças. Em 2002, iniciou um programa para treinar seus colaboradores para lidar com esta questão. Em 2014, lançou o programa WATCH – We Act Together for Children, como forma de reforçar seus esforços no combate à exploração sexual como o uso do Disque 100 – canal de denúncia do País.
Para a hospedagem de menores em seus hotéis, a AccorHotels segue o artigo 82 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990), que afirma que a criança ou o adolescente (menor) somente poderá se hospedar caso esteja acompanhado de um dos pais e mediante à apresentação de documentos oficiais com foto dos pais e do menor. Além disso, é necessário sempre preencher a FNRH – Ficha Nacional de Registro de Hóspedes. Caso o menor esteja acompanhado apenas pelos avós, é exigida a autorização escrita do pai ou mãe ou de ambos os pais para a hospedagem.