Publicado anualmente pela HG® – InterContinental Hotels Group – o IHG Trends Report 2018 é enfático ao mostrar a importância de preservar a origem de uma marca
Desde que passou a ser publicado há 5 anos, o IHG Trends Report tem como objetivo informar as tendências que moldam o futuro. O relatório também oferece ideias e pontos de vista originais para aproximar as empresas de consumidores de qualidade. Permeando todas as tendências está o compromisso com o crescimento sustentável.
“Ressaltar a proveniência de uma marca é preservar o melhor do passado para o presente e o futuro das empresas.”
Abertura do IHG Trends Report 2018
O relatório foi divulgado durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Presente em Davos estava o CEO da IHG, Keith Barr.
“No atual mundo fragmentado e incerto, a procedência da marca liga seu passado, presente e futuro. A procedência oferece uma garantia de especialização, autenticidade, e autoridade que pode aprofundar a confiança dos consumidores.
Acreditamos que a procedência de uma marca é uma base essencial para a liderança e o sucesso duradouro. É por isso que a procedência está no centro da abordagem da IHG para nossas marcas de hotéis. O relatório de tendências da IHG 2018 traz à vida uma ligação clara entre a procedência da marca e a sua capacidade para proporcionar o crescimento sustentável.”
Keith Barr, Diretor Executivo da IHG
A TRAVEL3 destacou pontos do relatório.
Velocidade das Mudanças X Valores Atemporais
A marca do momento presente é a velocidade das mudanças que têm transformado o comportamento e as atitudes do ser humano. A tecnologia deu ao consumidor o poder da escolha, diretamente proporcional a amplitude de opções. Entretanto, as ilimitadas opções de escolhas podem se tornar um problema tão grande quanto a falta dela. É aí que o consumidor recorre aos valores, um porto seguro e atemporal.

O DNA de uma marca e a relação com o consumidor
A identidade de uma marca, se bem trabalhada e preservada gera afinidade, reconhecimento e confiança. Entrar na zona de conforto na hora de reservar um hotel, sabendo que o que é prometido será entregue, é o desejo da grande maioria dos viajantes. Em um mundo com ofertas ilimitadas de produtos, dar ao consumidor as condições para ele reconhecer-se naquela marca é o que as empresas devem procurar. Para isso as empresas devem investir em seu maior patrimônio: sua procedência, origem. Se bem construída e preservada, ela acaba por representar uma fonte de confiança e credibilidade.
Confiança gera fidelização
Não importa se a marca é muito antiga, ou muito nova. Importante é construir a tradição de uma marca muito além de um belo logotipo. É o serviço e o bom trabalho que importam. Entretanto, a preservação do que já existe de bom em uma marca deve sempre se integrado ao ambiente do presente e às tendências futuras. Desta maneira a fidelização será seguida pelas próximas gerações.
“A fidelidade é extremamente importante para a IHG. Nossas marcas têm oferecido a verdadeira hospitalidade para as pessoas ao redor do mundo por mais de 70 anos. Durante esse tempo, criamos profunda confiança em nossas marcas. Edificamos nossa reputação. Fidelidade é o que queremos criar entre os hóspedes, franqueados, e funcionários. Existem várias maneiras de fazer isso. O nosso programa de fidelidade IHG® Rewards Club, líder na indústria, é uma delas. No entanto, é a proveniência de nossas marcas individuais e da marca corporativa IHG que sustenta tudo isto e que constrói a verdadeira confiança e preferência ao longo das gerações”.
Keith Barr