A lendária propriedade londrina tem histórias dignas de um Grande Hotel
Londres é um clássico do mundo das viagens. A metrópole britânica é um daqueles destinos que merecem ser conhecidos, reconhecidos e visitados muitas vezes. E como acontece em qualquer outra cidade do planeta, a maneira como você sente Londres muda de acordo com o hotel no qual você está hospedado.
Por isso, uma boa sugestão é investir em um hotel que esteja a altura da icônica capital = um hotel legendário, de serviço irrepreensível, que ofereça conforto, privacidade e acomodações cinematográficas. A partir daí você não só passará a usufruir de muito prazer entre quatro paredes como irá conhecer as histórias curiosas e exuberantes que essas mesmas paredes guardam.
Histórias dignas de um Grande Hotel
Desde que foi inaugurado, no começo do século 19, o Claridge’s se tornou o símbolo de Grande Hotel e continua até hoje mantendo o seu nome associado à sofisticação. Com o tempo, o hotel também passou a ser o sinônimo da exclusividade britânica.
Outra das muitas histórias aconteceu na suíte onde me hospedei. No auge da Segunda Grande Guerra, a Suíte 212 foi declarada Território Iugoslavo por 24 horas. Tudo começou quando a rainha da Iugoslávia, grávida, se hospedou no hotel para fugir do conflito mundial. Com o agravamento do guerra, a comitiva real concluiu que a rainha teria de dar à luz ao filho fora do seu país, o que seria um grande problema, já que o herdeiro do trono seria um cidadão britânico, e não iugoslavo.
A gravidez da rainha se tornou uma questão diplomática de primeira grandeza, mas foi solucionada graças à intervenção do Primeiro-Ministro Britânico e ao serviço majestoso do Claridge’s. No dia do nascimento do Príncipe Alexander, o próprio Winston Churchill assinou um decreto anexando a Suíte 212 à Iugoslávia. E para completar, o staff do hotel conseguiu trazer da Iugoslávia um torrão de terra, que foi colocado debaixo da cama da rainha – ou seja, o príncipe nasceu sobre solo iugoslavo. Tamanha façanha fez a Suíte 212 ser rebatizada de Prince Alexander Suite.
Uma vizinhança à altura
Também não é coincidência que, à sua volta, esteja o comércio mais aristocrático e alguns dos melhores restaurantes de Londres. Alguns deles estão no próprio hotel. O Claridge’s Restaurant, por exemplo, é uma referência para quem quer experimentar receitas mais contemporâneas da tradicional cozinha britânica. Já o L’Epicerie at Claridge’s é para quem quer, ao mesmo tempo, experimentar uma refeição exclusivíssima, interagindo com os chefs da casa, num jantar que é um show. São apenas 14 lugares de frente para a famosa cozinha do hotel, que servirá um cardápio feito sob medida para a noite que certamente vai ser inesquecível.
O The Painter’s Room, o Claridge’s Bar e o Fumoir Bar são para brindar a vida com coquetéis originais e os melhores rótulos de bebidas. E ninguém pode fazer o checkout sem antes degustar o lendário chá da tarde do Claridge’s. Ele é servido no The Foyer & Reading Room e vem acompanhado de bolos, brioches, croissants, geleias, delicados sanduíches coloridos e os melhores chás, cafés e chocolates quentes do planeta.
Aposentos de sonhos
Segundo o próprio hotel, seus quartos são dos maiores da cidade. Há apartamentos com 63 m² e penthouses com 200 m², grande o suficiente para abrigar um piano de cauda.
A suíte Linley é assim chamada para homenagear o designer David Linley. Com 99 m², ela é uma joia do estilo neo-Art-Deco. Como todas as acomodações do hotel ela tem o que há de mais moderno em tecnologia e uma decoração de sonho. Há uma lareira na sala de estar, máquina de café expresso e sempre um pequeno bufê, com doces, bombons, frutas, água e champanhe, como cortesia.
O Claridge’s, porém, tem um problema difícil de resolver
O único problema de quem se hospeda no Claridge’s é aterrissar em Londres e não querer sair do quarto. Também pudera. Que outra propriedade hoteleira do mundo conseguiria sustentar, por tanto tempo, o título de – “Epítome da Elegância”?
RAIO-X DO CLARIDGE’S
Endereço = 51 Brook Street, Mayfair
Site = www.claridges.co.uk
Diárias = entre £ 410 e £ 2.700, dependendo da época e do tipo de acomodação
Acomodações = Quartos Superior Queen + Superior King + Deluxe King + Studio + Suítes
Infraestrutura = Concierge + serviço de mordomo + spa, e sala de ginástica + restaurantes e bares
Prêmios recebidos = 2019 – Best International Hotel Interior and Best Hotel Interior in London + 2018 – Best International Interior Award, Best Interior Suite in London and Best Interior Suite in UK + 2017 – The AA Hotel Services Breakfast Award + 2016 – Institutional Investors, Best Hotels in the World Award: Claridge’s is number one in London + 2015 – Ultratravel Awards: Best Hotel in UK, Veuve Clicquot Food and Drink Awards: Hotel of the Year + Top Tea Place 2010, pelo United Kingdom Tea Council + Melhores Quartos de Hotel do Reino Unido, pela revista Condé Nast Traveller + Melhor Hotel do Reino Unido para Executivos, pela revista Condé Nast Traveller.