Dia de compras em Katmandu, no Nepal (Fotos: Claudia Tonaco)

Pra mim, compras definitivamente não é uma atração turística. Eu prefiro gastar meu tempo olhando as vitrines e ficar ali, observando o desejo das pessoas aflorar em cada loja.
No Brasil, quando se fala em tour de compras, a maioria dos viajantes pensa logo em 2 cidades = Nova York + Miami.
Saiba porém que o seu cartão de crédito pode grandes ou pequenas distâncias para encontrar artigos super originais, por um preço justo. Vamos a eles:
Se você gosta de artesanato típico, mas de ótima qualidade, vá para Katmandu, no Nepal. As máscaras, peças de decoração e ainda as bijouterias e joias, os móveis e utensílios domésticos são maravilhosos e vendidos por um preço baixíssimo.

Não tão baratos assim mas lindos e com uma qualidade também excepcional, quem gosta de artesanato também precisa ir à Tiradentes e extender a visita até a vizinha, Bichinhos, para comprar as melhores peças made in Minas Gerais.

Muito mais do que Nova York ou Miami, Hong Kong, na China, é a cidade dos eletrônicos de última geração, vendido por um preço mais baixo do que nos Estados Unidos.

Já nas lojinhas da linda e colorida San Miguel de Allende, no México, você encontrará maravilhosas bolsas de palha ou tecido, xales de seda, cintos bordados e bijuterias belíssimas + artigos de vesturário por um preço bem acessível, muito mais baixo do que os praticados no Brasil, se levarmos em conta a mesma alta qualidade dos produtos oferecidos. Não há segredo e sim o valor do peso mexicano que em média vale 5x menos que o real.

A cidade italiana de Florença é para quem gosta de arte e também de perfumes – o melhor lugar para comprar um aroma personalizado, criado especialmente para você.

E se você gosta de fotografia, precisa visitar a charmosa Santa Fé, nos Estados Unidos. A capital do estado do Novo México tem galerias de arte especializadas em fotografia, um verdadeiro tesouro para os fãs e colecionadores deste tipo de arte.