O maior emissário de turistas internacionais, poderá enviar mais turistas para o Brasil e já abre uma nova perspectiva para o turismo brasileiro naquela região. Assim se entende com o recente acordo assinado durante a viagem da comitiva governamental brasileira. A China assinou acordo para facilitação de vistos com o Brasil.. A medida será um importante impulso para que se possa atingir a meta prevista no plano Brasil Mais Turismo de atrair 12 milhões de visitantes do exterior até 2022.
No acordo assinado entre os governos chinês e brasileiro, fica estabelecido um prazo de validade de cinco anos para os vistos de turista, com múltiplas entradas, com período de estada de 90 dias, renováveis por até outros 90 dias, a cada 12 meses. As novas regras passam a valer no dia 1º de outubro. Antes, o visto geralmente tinha validade de três meses.
“Este é o horizonte que buscamos alcançar nos próximos anos. O plano Brasil Mais Turismo prevê a facilitação de vistos, justamente para aumentar este fluxo de turistas. O Brasil é o primeiro país em atrativos naturais, na escala do Fórum Econômico Mundial este ano, o oitavo em recursos culturais, mas não recebe o número de turistas compatível com este potencial”, reconhece o o ministro Marx Beltrão.
Em 2016, mais de 130 milhões de chineses viajaram pelo mundo, porém pouco mais de 50 mil escolheram o Brasil como destino. A Organização Mundial de Turismo aponta que a facilitação de vistos é uma importante iniciativa para fortalecer o setor. “A facilitação de vistos é uma das nossas prioridades porque temos estudos que comprovam que através da facilitação de vistos há mais turistas, mais receitas e empregos”, defende Sandra Carvao, diretora de comunicação da OMT.
O Ministério do Turismo também credenciou 316 agencias brasileiras, que estão aptas a receberem turistas chineses no Brasil em 2017. O cadastro é obrigatório na legislação nacional e também segue determinação do governo chinês.
A Embratur, mesmo antes de ser homologada como agência de desenvolvimento promocional, já elabora um planejamento de atuação intensificada em campanhas promocionais voltadas especificamente para o mercado da China a partir do próximo ano.