Pontos turísticos para curtir a cidade em qualquer estação
Aproveitar Campos do Jordão na temporada de inverno é, sem dúvidas, uma experiência inesquecível. Mas o que nem todo mundo sabe é que a cidade oferece opções de turismo e lazer durante o ano inteiro.
Na Serra da Mantiqueira, a região é cercada pelas montanhas e influenciada pela cultura europeia, perfeita para aqueles que almejam ter contato com a natureza. A seguir, confira um roteiro para desbravar e aproveitar Campos do Jordão em qualquer estação.

1 = Cachoeiras
A primeira parada é um banho de cachoeira. Mais afastadas do centro turístico, essas opções não são muito conhecidas pelos visitantes.
Entre elas está a Trilha da Cachoeira, margeada por araucárias e uma série de três quedas d’água. Outra opção é a Cachoeira Lenz, que fica dentro da propriedade da família Lenz César. Esta é uma das mais longas e volumosas quedas d’água de Campos do Jordão.
Já para aqueles que gostam de adrenalina e têm preparo físico, a Cachoeira da Celestina é uma ótima aposta; a vista é de tirar o fôlego. São 5 horas para percorrer 8,5 km, a uma altura de 1.910 metros. Para o trajeto, recomenda-se o acompanhamento de guias especializados.

2 = Aventura
Para os turistas que não têm medo de altura, a sugestão é o teleférico. Inaugurado em 1971, é o mais alto do país, e chega a mais de 1.500 metros de altura.
O embarque acontece no Parque do Capivari e vai até o topo do Morro do Elefante, percorrendo 560 metros de extensão até o topo. O passeio custa R$40,00 por pessoa e é possível apreciar a vista do Parque Estadual de Campos do Jordão e a paisagem do Morro do Elefante.
É um passeio tranquilo e durante a parada no Morro do Elefante, não há tempo mínimo para o retorno, o visitante pode permanecer no local para tirar fotos, apreciar a paisagem ou até comprar lembrancinhas dos artesãos locais.

3 = Cerveja artesanal
Aos amantes da cerveja artesanal, a dica é aproveitar a fábrica da Baden Baden, uma das primeiras cervejas artesanais do país.
A cervejaria da serra oferece uma experiência guiada em que o visitante pode aprender mais sobre os quatro rótulos da marca: Cristal, pilsen sofisticada e com sabor equilibrado; Golden Ale, combinação marcante da canela e frutas vermelhas; IPA, sabor intenso com suco de maracujá na receita, além da Witbier, cerveja de trigo refrescante, com laranja e semente de coentro, já eleita a melhor do mundo.
Durante o tour, de aproximadamente 50 minutos, também é possível conhecer o processo de produção das cervejas e sentir os aromas característicos dos ingredientes usados nos diferentes tipos de rótulos.
Por fim, acontece a degustação, onde são servidas 4 pequenas doses para cada um dos visitantes. O tour custa R$ 50, e deve ser agendado com antecedência.

4 = Gastronomia
Tradicional na cidade, e que não pode ficar de fora do roteiro, está o bairro Capivari, um dos pontos mais badalados e movimentados da região.
Para quem gosta de boa gastronomia, lá é o lugar certo e reúne variadas casas de fondue, carnes, massas, chocolate, cervejarias – incluindo a cervejaria Baden Baden, que oferece uma cozinha típica e deliciosa da região -, e os diversos rótulos de cerveja da marca e muito mais.
As principais e mais movimentadas ruas da Vila Capivari são fechadas apenas para pedestres. Com isso, os restaurantes do bairro oferecem mesas sobre a calçada, para que o visitante possa comer ao ar livre enquanto aproveita a movimentação da rua.

5 = Artesanato
Vale conferir o Mãostiqueiras, um negócio social que nasceu quando a idealizadora Juliana Müller Bastos descobriu que a maior parte dos criadores de ovelhas da região fazia a tosquia anual de seus animais e jogava a lã fora, não aproveitando dessa valiosa fibra têxtil.
O projeto funciona dentro do Parque da Lagoinha, onde acontecem oficinas com lãs e ficam expostas ferramentas utilizadas para tratar, cardar, fiar e tingir a lã.
Com o objetivo de capacitar as pessoas da comunidade para trabalharem com a lã e criarem produtos 100% naturais, também é possível comprar as criações dos artesãos, conhecer todo o ciclo de lã em uma tour monitorada, além de ver as ovelhas.
A entrada é gratuita e funciona de quarta à segunda, das 10 às 17h.

6 = Pátio Paris
Por fim, mas não menos importante, o Pátio Paris Shopping Gourmet é outra opção para visitar. O estabelecimento é o primeiro shopping de Campos do Jordão a criar uma praça gourmet, onde pode-se aproveitar ao ar livre as delícias da culinária típica de montanha. Lá o viajante encontra variedades gastronômicas e lojas, em meio a um grande jardim de inverno.
Uma coisa é certa: Campos do Jordão é uma cidade ideal para quem quer sair da rotina e agitação de São Paulo. Com sua área verde, cachoeiras e clima tropical temperado, a cidade ganhou apelido de Suíça Brasileira – e atrai tanto por turistas do Brasil como do exterior. Com isso, em 2015, Campos do Jordão recebeu quase 3,8 milhões de visitantes em 2015.