Viajante celebra cultura + natureza + sustentabilidade no país da América Central
A Costa Rica é conhecida como o país dos vulcões. São 112 no total, sendo que 6 continuam em atividade. Graças à combinação de geografia com biodiversidade, essa pequena república da América Central é um polo do ecoturismo. Entretanto, é o lazer o grande responsável por fazer desembarcar anualmente em seu território quase 3,5 milhões de visitantes internacionais.
É certo que eles aterrissam buscando descanso e conforto,. Entretanto, são as paisagens, a cultura e os costumes locais os responsáveis pela escolha do destino. Para o viajante brasileiro, vale acrescentar o custo-benefício de uma moeda mais desvalorizada do que o real. Ainda assim vale saber que o custo de vida local é alto.
O país é cheio de curiosas particularidades. Não há exército na Costa Rica. Ele foi extinto em 1948 e o dinheiro que seria usado na manutenção das tropas, transferido para a saúde e a educação. Não por acaso, o país tem um dos mais altos índices de literacia do mundo (capacidade de leitura, escrita e interpretação do texto).
Já a expressão Pura Vida é um costume que virou o marketing do país. Ela é usada para se referir a tudo o que é bom e/ou prazeroso. É claro que a indústria do turismo se apropriou da expressão, transformando-a em slogan oficial = Costa Rica é Pura Vida.
A Travel3 assina embaixo e mostra por que você deve fazer um Roteiro Pura Vida pelo país.
Um pequeno grandioso país
A Costa Rica tem 5 milhões de habitantes. Na capital, San Jose, moram aproximadamente 900 mil pessoas. Do total de habitantes, 3 milhões são nativos. Os outros 2 milhões vieram dos Estados Unidos, Canadá e Europa, entre outros países. São visitantes que se encantaram com o país e decidiram ali viver. São também esses países os responsáveis por enviar o maior número de turistas à Costa Rica. O Brasil não fica muito atrás e é hoje o 6º maior emissor internacional.
Como voar para a Costa Rica
Juan Santamaría International Airport, em San Jose, capital da Costa Rica, é o portão de entrada para o brasileiro. A partir do Brasil não existem voos diretos para o país. A Copa Airlines é a sugestão da Travel3, pois tem voos partindo das principais capitais brasileiras. Antes de chegar a Costa Rica, quem voa de Copa Airlines faz escala na Cidade do Panamá.
Outras opções são a Latam, a Avianca e as companhias norte-americanas, como American Airlines, United e Delta Air Lines.
Quem nasce na Costa Rica é…
Segundo os locais, o gentílico de Costa Rica é costarricense ou costariquense, mas se tornou comum aos brasileiros o termo costarriquenho. Na dúvida, faça como os nativos, que se chamam uns aos outros de ticos e ticas.
Sugestão de Roteiro Pura Vida pela Costa Rica
Doka Coffee Tour
Assim como os brasileiros, os costarriquenses adoram futebol e café. Mais do que isso, eles acreditam produzir os melhores grãos de café do mundo. Seja você é um amante da bebida ou um viajante que adora aumentar sua bagagem cultural, o Doka Coffee Tour é um passeio sensacional.
Você vai visitar uma das mais tradicionais fazendas cafeeiras costarricenses. Sempre sob o acompanhamento de um guia, são mostradas as diversas etapas da produção. Durante o passeio você verá como são plantadas as sementes e como as mudas são manuseadas. Segue até o processo de torrefação do café e termina na lojinha da fazenda. Lá são oferecidos cafés e souvenires típicos. O acesso até a fazenda é fácil e rápido. Ela está a apenas 30 km do Centro de San Jose, capital da Costa Rica.
La Paz Waterfall Gardens
A aproximadamente 50 km de San Jose, esta é uma atração que encantará adultos e crianças. Considerado o melhor eco-parque da Costa Rica, o La Paz Waterfall Gardens é um verdadeiro parque de diversão natural. A natureza é o tema principal. Suas instalações e os equipamentos são de 1º mundo. E e o projeto arquitetônico deu preferência a um design consciente para abrigar as espécies.
Segundo os guias locais, os animais do parque, em sua grande maioria, foram resgatados. Alguns se machucaram em terremotos, outros, de acidentes naturais. Eles passaram por tratamentos até a recuperação e vivem nas instalações especialmente projetadas para cada espécie.
Os visitantes entram e saem de áreas distintas. Há um aviário e os observatórios das borboletas + dos insetos + dos macacos. A visita continua na área dos felinos + serpentário + sapos + orquidários, entre outros. Instalado no meio de uma floresta tropical, é possível ainda seguir por trilhas para conhecer 5 cachoeiras = Templo + Magia Branca + Encantada + Escondida + La Paz.
Parque Nacional Tortuguero
O trajeto, a partir de San Jose, por si só já é uma aventura. A 1ª etapa do percurso é feita de carro. São estradas estreitas, incluindo um trecho de cascalho que dura aproximadamente 3 horas. O momento é perfeito para o você ter uma visão do interior da Costa Rica. Pelo caminho, passará por muitas plantações de banana, abacaxi e café. Essas commodities são exportadas para os EUA e para a Europa.
Pequenos vilarejos de casinhas simples e coloridas entrecortam o caminho. A etapa rodoviária termina em Caño Blanco, em uma espécie de píer, um terminal fluvial de onde partem embarcações direto ao coração do Parque Nacional Tortuguero. O trajeto pode durar até 90 minutos, como ocorreu durante esta viagem.
Em Caño Blanco tem início o trajeto fluvial até Tortuguero + A fauna também dá um show em Tortuguero
Sentindo a brisa bater forte, a cada curva do rio, você vai se conscientizando de quão longe está da civilização. Ao mesmo tempo, experimenta a sensação de entrar em outro universo. Aqui a floresta tropical se transforma numa poderosa entidade. É ela a guardiã da vida selvagem.
Os lodges da região de Tortuguero
A Travel3 indica 2 lodges instalados no coração da selva. O Pachira Lodge é acolhedor e com uma completa infraestrutura. O Manatus Lodge, considerado o melhor e mais completo lodge de selva da região é o único a oferecer ar-condicionado em seus 12 ultraconfortáveis bangalôs.
Devidamente acomodado, o turista inicia um detox tecnológico, à medida que se aproxima mais e mais da natureza. A grande atração no Parque Nacional Tortuguero são os passeios diurnos e noturnos pela selva, o trekking por trilhas, a observação da desova das tartarugas, a pesca, os passeios de caiaque e os tours de barco pelos canais do parque, que proporcionam um emocionante safári fluvial ao visitante.
Você vai navegar pelos canais, ladeados pela mata fechada, muitas vezes cobertos pelas copas das imensas árvores. Mergulhado na floresta tropical, tem um vislumbre da diversidade da flora e fauna da região. Ela é considerada uma das mais ricas e diversas do planeta. Em Tortuguero são encontradas mais de 2.000 espécies de plantas + 400 tipos de árvores + 52 espécies de peixes. Há ainda jacarés, crocodilos, serpentes, aranhas, araras, macacos, onças, antas, os famosos manatis. As tartarugas recebem tratamento especial para reverter o processo de extinção de várias espécies. O silêncio toma conta do barco.
Do pelo brilhante da lontra que acaba de emergir das águas, às cores das asas das borboletas; da plumagem da garça-verde e das escamas da iguana à infinita variedade de árvores, samambaias e trepadeiras, a impressão que você terá é a de que todos os tons verdes do mundo se encontram ali, na Costa Rica.
O Vulcão Arenal
Agora você se despede da Província de Limón, onde está o Parque Nacional de Tortuguero e segue rumo ao Oeste do país. Seu próximo destino na Costa Rica será a Província de Alajuela. É ali que está o Arenal, o mais famoso vulcão da Costa Rica. Com seu formato perfeitamente triangular, a imagem do Arenal é o estereótipo de um vulcão. Depois de ficar adormecido por mais de 400 anos, em 1968 ele entrou novamente em atividade. E sua mais recente erupção aconteceu em 2010.
La Fortuna é a cidade mais próxima do vulcão e é rodeada de florestas tropicais. Diferente da região de Tortuguero é a infraestrutura da cidade, que oferece muitos hotéis e resorts. A cidade também tem uma agenda intensa para os adeptos do turismo de aventura e dos esportes radicais. Quem gosta de adrenalina vai amar La Fortuna.
Visite o Sky Adventures
La Fortuna é a cidade mais próxima do vulcão e é rodeada de florestas tropicais. Diferente da região de Tortuguero é a infraestrutura da cidade, que oferece muitos hotéis e resorts. A cidade também tem uma agenda intensa para os adeptos do turismo de aventura e dos esportes radicais. Quem gosta de adrenalina vai amar La Fortuna.
E mesmo que você não curta as atividades radicais, precisa visitar o Sky Adventures. Ele é o mais famoso e bem estruturado parque de aventura da região. Vá para curtir a natureza e para assistir os visitantes descerem a montanha, à toda velocidade, no zip line. O parque também oferece outras atividades como arvorismo e tirolesas.
Rir muito, bater palma para a coragem dos corajosos visitantes será uma parte do seu programa. Mas independente de gostar ou não de adrenalina, você vai adorar embarcar no teleférico. Ouvir do alto os sons da floresta e ver de cima as imensas copas das árvores será outra das inesquecíveis recordações.
É essa incrível diversidade de atrações, sempre com um viés de natureza, que faz da Costa Rica um destino turístico sob medida para vários tipos de viajantes.
Arenal Springs é ótima sugestão de hospedagem
O Arenal Springs é um hotel delicioso. Ao invés de quartos, amplos bangalôs têm paredes de vidro que seduzem o hóspede com a impressionante vista para o vulcão Arenal. Dormir e acordar com um visual destes é uma experiência que você vai levar para a vida inteira.
Descanse em um belo resort da região do Pacífico
Uma das fórmulas mágicas do turismo é a combinação de praias belíssimas com resorts ultra confortáveis e muita natureza ao redor. O resultado desta combinação é apaixonante e oferecerá relaxamento garantido ao viajante. Na Costa Rica, quem deseja aplicar esta fórmula precisa visitar a região do Pacífico. Banhada por um mar cor de esmeralda, limpo e cristalino, está cercada de montanhas e, como em todo o país, por exuberantes florestas tropicais.
A Travel3 experimentou e recomenda o Dreams Las Mareas
Escondidos aqui e ali estão excelentes resorts, com um serviço 5 estrelas daqueles de fazer a gente suspirar e sentir que está mesmo descansando. A Travel3 experimentou e aprovou a hospedagem num desses fantásticos resorts. Seu nome é Dreams Las Mareas, um resort all inclusive da rede conhecida rede hoteleira AMResorts.
O grande diferencial do Dreams Las Mareas está no seu projeto arquitetônico. Os blocos de apartamentos estão praticamente escondidos no meio de um paisagismo espetacular. A propriedade se tornou uma extensão das florestas que circundam o lugar. A construção é horizontal e espalhada. Muita vegetação e muita sombra, graças às arvores e à vegetação alta é o que você verá ao caminhar pela propriedade.
Os quartos são enormes. As camas são gigantescas. A sala de banho equivale a um pequeno spa. As habitações têm todas as comodidades como máquina de café e minibar recheado de opções. A varanda é como um lounge aberto, com vista para as montanhas e o Oceano Pacífico. Tem um sofá e uma banheira de hidromassagem para duas pessoas.
Para acompanhar o alto nível das instalações, a gastronomia do resort, de alta qualidade. Depois de passar uma temporada de descobrimentos e experiências pela Costa Rica, você termina a viagem descansando. Aconchegue-se na varanda do seu quarto, observe a paisagem, coloque uma música para tocar e peça um serviço de quarto. Só saia dali para dar um mergulho nas piscinas ou no mar.
Melhores meses para visitar a Costa Rica
De meados de dezembro até abril prevalece a estação mais seca e consequentemente o melhor período para visitar a Costa Rica. É a alta temporada turística. Por isso espere preços mais altos e mais turistas ao seu redor. A baixa temporada começa em meados de setembro e segue até o começo de dezembro. Os preços são mais baixos. A explicação é que esses são os meses de chuva no país. A média temporada – nem muita chuva nem preços tão altos, ou baixos, vai de maio ao começo de setembro.