Para conquistar o topo do ranking as cidades oferecem infraestrutura + serviços urbanos + segurança, entre outros quesitos
Quais são as melhores cidades do mundo para se viver? Todos os anos a revista The Economist publica um ranking atualizado, do que a gente poderia chamar de cidades dos sonhos para se morar.
Para conquistar o topo do ranking, estas cidades oferecem aos seus moradores e visitantes, uma série de qualidades como infraestrutura e serviços urbanos, segurança, estabilidade em quesitos como saúde, cultura, meio ambiente e educação, entre outros.

Vale observar que os países campeões deste ranking Top 10 são Austrália e Canadá, com 3 cidades de cada país fazendo parte da lista.
Então vamos ao ranking
Em 10º lugar está a cidade de Adelaide, na Austrália, acompanhada bem de perto por Copenhague, a capital da Dinamarca, que ficou em 9º lugar.
Este ano não houve o 8º lugar, porque 2 cidades ficaram empatadas em 7º: Tóquio, e Toronto.

Tóquio entrou pela primeira vez no Top 10 porque conseguiu baixar as taxas de criminalidade e fazer melhorias no transporte público.
Já a cidade canadense é uma frequentadora assídua das listas de melhores cidades do mundo.

Outra metrópole canadense, Vancouver, localizada na Costa Oeste do país, conquistou o 6º lugar no ranking.
Vancouver é outra cidade que está sempre entre as 10 melhores do mundo para se viver.
Todos os anos é publicada a lista das 10 melhores cidades do mundo para se viver e ontem você e eu conhecemos 5 delas: Adelaide, na Austrália; Copenhague, a capital da Dinamarca; Tóquio, a capital japonesa, Toronto e Vancouver, no Canadá.
Hoje a nossa viagem prossegue e chegamos ao 5º lugar no ranking, ocupado por Sydney, a cidade cartão postal da Austrália.
Na 4ª colocação está outra cidade canadense, a pequenina – para os padrões brasileiros – e hospitaleira Calgary.

Em 3º lugar está Osaka, no Japão, seguida por Melbourne, na Austrália, que durante vários anos foi considerada a cidade com melhor qualidade de vida do planeta.
Mas, por causa de um trabalho sério, em infraestrutura urbana, transporte público, segurança, saúde e meio ambiente, entre outros itens, a campeã deste ano foi Viena, a capital da Áustria.

A pesquisa também criou um ranking das 10 piores cidades do mundo para se viver. Seis delas estão na África, 1 na Oceania, 2 na Ásia e 1 no Oriente Médio.
A pior cidade para se viver é Dakar, a capital do Senegal, seguida por Argel, capital da Argélia; Douala, a maior cidade de Camarões; Trípoli, capital da Líbia, Harare, capital do Zimbábue; Porto Moresby, capital de Papua Nova Guiné; Karachi, no Paquistão, Lagos, na Nigéria, Daca, capital de Bangladesh, e Damasco, capital da Síria.

Dakar – Senegal – África
Argel – Argélia – África
Douala – Camarões – África
Trípoli – Líbia – África
Harare – Zimbábue – África
Porto Moresby – Papua Nova Guiné
Karachi – Paquistão – Ásia
Lagos – Nigéria – África
Daca – Bangladesh – Ásia
Damascos – Síria – Oriente Médio