Sugestões para você conhecer do clássico ao inusitado, na capital da Itália
Quando você for a Roma, brinque de ser um romano. Coloque roupas estilosas, um sorriso no rosto, calçados confortáveis e comece a caminhar para conhecer a cidade. Se dê até o direito de esbravejar diante de algum motorista ou do trânsito caótico. Brincadeiras a parte, Roma é essa cidade antiquíssima e moderna, que atravessou os séculos brincando de se reinventar.
Roma é um destino que faz parte dos roteiros clássicos. Além de ser um dos principais centros culturais da Europa, é está cercada de grandes histórias. Cosmopolita, você vai poder curtir Roma de diversas formas.

Melhores épocas para visitar Roma
Todo dia é dia de aterrissar em Roma, mas se você puder escolher, vá na primavera ou no outono. Além do clima ser super agradável, estes são, a princípio, meses de baixa temporada, quando os hotéis e passagens aéreas são mais acessíveis.
Antes de decidir as datas, consulte o seu agente de viagens. Ele poderá confirmar se há algum evento de grande porte agendado para acontecer na cidade. Faz toda a diferença para você conseguir hotéis com bons preços, mas também encontrar a cidade menos congestionada.

Monumentos + Ruínas Romanas
Se você gosta de histórias antigas, mais do que isso, de arqueologia, por exemplo, Roma é a sua cidade. Basta saber que construir, em Roma, significa ter a chance de encontrar tesouros que ficaram enterrado por séculos ou milênios. Por isso o metrô local, ou a grande maioria das construções, costumam ficar paralisadas e ter seus projetos modificados. A capital italiana é também a cidade dos grandes monumentos. Também por isso é preciso reservar um tempo para conhecer os principais ícones da cidade.

O Vaticano
O Museu do Vaticano, com seu rico acervo e a Capela Sistina são atrações eternas. Faça o Circuito do Vaticano acompanhado de um guia especializado. Assim, os detalhes das obras não passarão desapercebidos. Você vai enxergar as minúcias e saber das histórias por detrás de cada obra, transformando o passeio num verdadeiro espetáculo cultural.
Entre as ruínas romanas imperdíveis estão o Fórum Romano, a Basílica de Constantino, o Arco de Tito e, mesmo com suas longas filas, o Colisseu. Quem não visitar a Fontana de Trevi ou tomar, ali pertinho, um delicioso gelato na famosa sorveteria San Crispino, não terá conhecido todas as nuances locais.

Piazza Navona = Antiquários + ótimos restaurantes
Já se você gosta de decoração precisa passear pela Piazza Navona para ver os antiquários. A embaixada do Brasil fica nessa privilegiada região, assim como o restaurante Casa Bleve, uma ótima sugestão para um jantar saboroso.
A Casa Bleve é uma mistura de restaurante + enoteca + bar de vinhos, que oferece almoços e jantares de harmonização. Aliás, Roma é um centro gastronômico por excelência e por isso, uma lista de ótimos restaurantes praticamente não teria fim.
Com certeza, nesta lista estarão a Osteria del Pesce ( Via del Pellegrino, 199) e o Ristorante La Scala.

Roma vista do alto
Se você procura uma visão diferente, faça um passeio de balão. Você vai se deliciar com o brilho das cúpulas iluminando todos os cantos da cidade e se encantar com detalhes que, no solo, passam despercebidos. Um bom exemplo é o majestoso projeto do parque Borghese.

Museus + Galerias de arte
Não deixe de visitar a Galleria Doria Pamphili + Galleria Spada, impecáveis em suas coleções de arte. Quem gosta de arte deve ainda inclui no seu roteiro o Museo Nazionale Romano + Palazzo Massimo + o Panteão.

Compras + Gastronomia
Nas vias Condotti + Fratinna + Vittoria + del Corso estão as melhores grifes italianas e internacionais. Outra região imperdível para ver as belas vitrines é na Piazza de Spagna. Almoce na Trattoria Nino, um restaurante simples, mas com uma excelente cozinha.
A capital da Itália é um centro gastronômico por excelência e por isso, uma lista de ótimos restaurantes praticamente não tem fim. Com certeza, nela estarão o Imago + L’Acino Brillo + Shaki (Via Belsiana, 94).
Para os amantes de um bom vinho, Roma oferece um tour pelas melhores enotecas. A maioria está localizada próximo ao Campo di Fiori. Uma boa sugestão é a Enoteca Ferrara. As cartas de vinho da Ferrara são de impressionar. A especialidade local são os rótulos boutique, de pequenos produtores. A comida é deliciosa e as sobremesas, mais ainda.
Se você é um sério apreciador da bebida, pense em investir um pouco mais para fazer esse tour acompanhado de um sommelier local. Ele apresentará os melhores rótulos em restaurantes de alta gastronomia ou em ambientes especiais. Pronto. Um simples passeio se torna uma experiência inesquecível.
Quem gosta de café precisa separar um dia para tomar o café da manhã, ou da tarde, no Caffè Greco. A casa é uma instituição italiana, fundada em 1760. Peça um croissant – receita da casa – e curta uma tarde observando o ambiente e a vizinhança.
Outra instituição italiana é o restaurante Alfredo; sim, o do famoso fettucine. O ambiente é tradicional e aconchegante. As fotos de personalidades e celebridades que já comeram no restaurante são uma atração a parte.

Hotéis de luxo e nem tanto assim
Se você é aquele tipo de viajante que acredita no poder dos hotéis para deixar uma viagem ainda melhor, invista no seu conforto. Roma esbanja excelentes hotéis. Um deles é o Rocco Forte Hotel de Russie, um nobre da hotelaria local. Ele fica na Via del Babuíno, que liga a Piazza de Spagna à Piazza Del Popolo. O Le Jardin de Russie Restaurant, do hotel, está aberto ao público e é uma atração romana.
Outro hotel espetacular também pertencente a rede Rocco Forte é o Hotel De La Ville. Se hospedar no De La Ville Roma significa experimentar a capital italiana de uma maneira luxuosa e muito mais prazeirosa. Olhar da janela do seu quarto e ver todos os ícones da cidade ao seu redor: do Vaticano ao Coliseu; da Fontana de Trevi à Piazza Navona e di Spagna e ainda os mais importantes museus.
Outro hotel espetacular é o St. Regis. Reserve uma noite para jantar no restaurante do hotel. Já o Excelsior está localizado na Via Veneto. O hotel tem uma das 2 mais famosas cúpulas de Roma. Vale, entretanto, saber que há hotéis mais simples que são verdadeiros achados. Aqui vale a preciosa indicação de um agente de viagem que seja um especialista em Roma.
Claudia, boa tarde! Ouvi um áudio seu agora pouco e ouvi sobre um hotel em Roma, 2 estrelas, que era um achado, onde você se hospedou. Poderia me indicar?