Confira os números e programe-se para a edição 2025 do evento, que já tem data confirmada!
A WTM Latin America encerrou a edição 2024 com o anúncio de aumento em todos os números – da entrada de visitantes à área de exposição, mais uma vez o evento bate recordes. Até as 14h de ontem, 17/4, terceiro e último dia da feira, foram contabilizados 27.153 participantes, 3% a mais que os 26.454 de 2023. (O número final de visitantes que passaram pelo Expo Center Norte até as 18h, horário de encerramento, será divulgado em breve).
As 797 marcas expositoras representaram 28% de crescimento em relação à edição anterior e ocuparam 7.393 metros quadrados dos pavilhões Branco e Verde, um aumento de 20% na área comercializada. O número de reuniões agendadas pelo ConnectMe, plataforma que conecta os participantes da WTM, somou 6.903 – 9% a mais que em 2023. Pelos corredores, expositores comemoravam lançamentos e conexões significativas firmadas durante o evento.
Os três teatros temáticos reuniram 54 palestras, painéis e treinamentos, além das concorridas sessões de Speed Networking com compradores convidados e criadores de conteúdo. No terceiro e último dia, esses espaços abertos para o conhecimento apresentaram informações sobre inteligência artificial, cases de acessibilidade e inovação em produtos de ecoturismo, entre outros assuntos.
Gustavo Pinto, curador do teatro Transformation, destacou a qualidade e a diversidade dos painéis que tiveram lotação máxima. “A WTM se tornou o local de encontro da comunidade do turismo responsável da América Latina, o que é uma grande oportunidade e um compromisso”, conta, destacando a participação de moderadores e painelistas de 13 países latino-americanos.
Gabriela Otto, curadora do teatro Technology, também destacou a grande adesão aos conteúdos apresentados. “O espaço ficou lotado durante os três dias de feira, muitas vezes com pessoas em pé ou sentadas no chão para não perder o conteúdo”, celebra. Para ela, a WTM oferece um importante ambiente para o debate que incentiva o pensamento estratégico. “Agências, operadoras, hoteleiros, influenciadores digitais, empresas de tecnologia debateram juntos, com os microfones abertos para perguntas e contraposições, o que é vital já que a verdade está nos desafios do dia a dia”, disse.
Uma novidade comemorada nesta edição foi o lançamento da Rota da Diversidade que destacou 20 projetos liderados por diferentes expositores em três eixos – Afroturismo, Turismo LGBTQIAP+ e Turismo 60+.
“Esse foi o primeiro passo para dar visibilidade e incentivar que esses projetos, liderados com tanta responsabilidade, venham à tona”, disse Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America, destacando o compromisso de dar continuidade à Rota nos próximos anos.
E falando em próximos anos, a edição 2025 do evento já tem data confirmada: acontecerá de 14 a 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. Aguardem!