Os roteiros surpreendentes são os mais procurados por quem está sonhando embarcar
Viagens preciosas para saciar a saudade de quem não vê a hora de embarcar. Essa é a grande tendência do turismo pós-pandemia. É como juntar o desejo de entrar no avião com a vontade de conhecer lugares pra lá de diferentes. Depois que o globo terrestre ficou por tantos meses limitado às 4 paredes do lar doce lar, a hora de dizer olá ao mundo está de volta. Desde o começo de 2020 só era possível atravessar fronteiras navegando no Netflix. Agora que a vacina da Covid-19 e novos medicamentos para combater a doença começam a surgir no mercado, as pessoas podem planejar viagens e isto certamente refletirá positivamente em suas vidas.
Não por acaso, esse momento tão especial tem feito os viajantes de todo o planeta buscarem destinos à altura para celebrarem e se reconectarem ao mundo. Por isso a procura por destinos surpreendentes tem crescido tanto nos últimos meses. No mundo do turismo, aquilo que surpreende é sinônimo de preciosidade. Na prática isso significa que esse é um tipo de roteiro que exige atenção e tempo para ser preparado. Mesmo que você já tenha um destino em mente, é preciso entender que programação e atrações farão o seu olhar brilhar.
Selecionamos 4 destinos preciosos que têm tudo a ver com o desejo dos viajantes brasileiros. O melhor é que é possível combiná-los para criar uma viagem ainda mais fantástica. Feliz Novas Viagens para você!

Dubai é um destino precioso porque…
Ele foi concebido nos mínimos detalhes, para impressionar o viajante. Você começa a entender o que isso significa no momento em que embarca no avião. Hoje as companhias aéreas dos Emirados Árabes estão entre as mais modernas, confortáveis e eficientes do mundo. Ao desembarcar, sua experiência ganha um upgrade. À sua espera está o incrível Aeroporto Internacional de Dubai (DBX), o mais importante do Oriente Médio. Com um dos melhores Duty Free do mundo ele é uma atração. Numa simples caminhada por esse gigantesco shopping disfarçado de aeroporto, é possível comprar de uma burca a um carro conversível, de joias preciosas a qualquer tipo de eletrônico imaginável. Em Dubai tudo é mega e fabuloso.

Surpreendente em Dubai é…
Observar o todo e também os detalhes. O país preserva a tradição secular muçulmana com o que há de mais moderno em tecnologia, serviços e hospitalidade. Traduzido para um roteiro de viagem, Dubai é uma sucessão de atrações tão surpreendentes quanto exclusivas. Caminhar pelas dunas do deserto + esquiar na maior pista de neve artificial do mundo + conhecer as ilhas artificiais que formam desenhos extravagantes sobre o oceano + se perder nos imensos shoppings ou nos autênticos mercados árabes + tentar a sorte nos cassinos + nadar na praia ou no parque aquático. E isso é só o início de uma viagem por Dubai.

Imperdível em Dubai é…
Fazer um tour pelo deserto, num 4×4, subindo e descendo as dunas de areia. Passe a noite em um acampamento no coração do deserto; fotografe o nascer o e pôr do sol entre as dunas douradas e experimente a deliciosa culinária típica. Durante o passeio, aproveite para conhecer a milenar arte dos desenhos de henna feitos por artistas locais.
Para ver Dubai do alto, suba até o 124o andar do Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, que oferece o ponto de observação ao ar livre mais alto do planeta. Faça uma reserva para experimentar a alta gastronomia do Emirado. Depois do passeio, almoçar ou jantar no At.mosphere, restaurante panorâmico de culinária contemporânea.
O mercado de temperos e das preciosas especiarias é uma boa maneira de entrar em contato com a cultura local. É o momento de ver cenas da vida cotidiana de Dubai e comprar incensos, ervas aromáticas, medicinais, temperos raros, henna e outros artigos típicos. E ninguém pode sair de Dubai sem fazer uma foto no The Frame, o arranha-céu que desafia as leis da arquitetura.

Abu Dhabi é um destino precioso porque…
Vem seguido com sucesso os mesmos passos do Emirado vizinho. Abu Dhabi, que também faz parte dos sete Emirados Árabes Unidos, tem excelentes hotéis, restaurantes inesquecíveis, atrações impressionantes, compras e diversão para todos os tipos de turistas.
Saiba mais = Etiqueta básica para você que vai visitar os países islâmicos

Surpreendente em Abu Dhabi é…
A alquimia das atrações que resultarão em uma viagem memorável. Singular é ir ao Museu do Louvre de Abu Dhabi, não apenas pelo rico e exclusivíssimo acervo de obras-primas como pela arquitetura revolucionária do complexo cultural, que é de tirar o fôlego e rechear de belos ângulos o feed do Instagram. Surpreendente e luxuoso é o The Galleria, shopping localizado em Al Maryah Island. Todas as preciosas grifes globais estão sob o mesmo e reluzente teto que foi construído para deslumbrar. Também em matéria de entretenimento, tudo é possível em Abu Dhabi. Parques temáticos, aquáticos, fantásticos, para quem curte muita emoção ou simples lazer. O exótico está nas preciosas linhas das mesquitas, na arquitetura revolucionária e na paisagem futurista.

Imperdível em Abu Dhabi é…
Sentir o coração bater mais rápido no Ferrari World, o parque temático com a mais veloz montanha russa do mundo. E por falar em velocidade, imperdível para os fãs é visitar o Emirado em novembro para assistir ao Grande Prêmio de Abu Dhabi. E mesmo para você que não curte arte, acredite, fazer um tour de caiaque pelo Museu do Louvre de Abu Dhabi mudará o seu conceito.

Marrocos é um destino precioso porque…
É o retrato da África em constante transformação, sem nunca deixar de lado seu legado precioso. As tradições marroquinas dão ao país personalidade própria. A vibrante cultura local é apaixonante e atrai turistas dos 4 cantos do mundo. Ela está presente na deliciosa culinária, no artesanato requintado, e na elaborada arquitetura. A herança cultural marroquina está bem guardada e preservada nas 4 Cidades Imperiais = Fez + Meknès + Marrakech + Rabat.

Surpreendente no Marrocos é…
Descobrir Marrakech, mas também Casablanca, Ouarzazate, as Montanhas Atlas e os desertos de Pedra e do Saara. Entrar e sair de uma Medina, como são chamadas as cidades antigas, é outra experiência única. Datadas da Idade Média, geralmente elas estão cercadas por uma muralha ou por resquícios desses altos muros, hoje em ruínas. No interior da Medina há sempre um bairro judeu e os souks, os mercados que enlouquecem os turistas pela diversidade de mercadorias. Uma viagem pelo interior do país proporciona visões grandiosas, como avistar os oásis de vegetação luxuriante, que descansam sob a sombra de grandes palmeiras, enquanto um fio de água corta sua extensão. E não há nada mais surpreendente do que atravessar um desses oásis para se deparar com um Ksar, como são chamadas as antigas fortalezas marroquinas.

Imperdível no Marrocos é…
Conhecer Marrakech, sua capital cultural que é um fervilhar de preciosas atrações. Passe a manhã ou o começo da tarde percorrendo os labirintos da Medina e fazendo compras no souk, mas siga no cair da tarde para tomar um chá de menta em um dos cafés que ficam no entorno da primeira e única praça Djemaa el-Fna, que é Patrimônio Mundial da Unesco. Depois desça e se misture à multidão que cresce com a chegada da noite. Ouça a música, assista os encantadores de serpentes fazerem as najas dançarem, tire a sua sorte e sintonize-se na vibração de Marrakech. Outro Patrimônio da Unesco no Marrocos é o Kasbah Ait Benhaddou, que está próximo a Ouarzazate. Cortar o país para chegar até lá é uma atração imperdível para quem gosta de experiências surpreendentes com gostinho de aventura. Em Ouarzazate, imperdível é visitar um estúdio cinematográfico utilizado pela turma de Hollywood.

A África do Sul é um destino precioso porque…
Tem uma quantidade inimaginável de preciosas diversificadas atrações escondidas no coração das savanas ou espalhadas pelas grandes metrópoles. Em comum elas têm a singularidade aliada à sofisticação. São pouquíssimos os lugares do mundo que oferecem, ao mesmo tempo, a experiência de um safári + a emoção de navegar ou mergulhar no mar dos tubarões brancos e alimentá-los, se este for o desejo dos mais corajosos + participar de uma noite de degustação de vinhos raros e gastronomia requintada + visitar sítios de incomparável beleza natural + se ver diante de marcos geográficos do planeta + visitar museus que expõem arte, da mais primitiva até a de vanguarda, ou história, da pré, à contemporânea. Tudo isso está a sua espera na África do Sul. Para completar, a hotelaria do país é exemplar, novíssima, com acomodações para todos os estilos de viajantes.

Surpreendente na África do Sul é…
A quantidade de línguas oficiais sul-africanas – são 11! – e ainda na Cidade do Cabo, no Cabo da Boa Esperança, em Johanesburgo, na Rota Jardim, nas savanas, nos safáris, em todos os cantos, de Norte a Sul do país.
Na Cidade do Cabo você vai encontrar praias preciosas, reservas naturais e parques nacionais, além de um comércio de primeira grandeza. Como os excelentes vinhos produzidos nos seus arredores, essa é uma cidade que merece ser degustada. Uma caminhada pelo centro vai revelar um pouco da história local. Os prédios de arquitetura holandesa ou inglesa, do final do século 19, os mercados muçulmanos e as feiras de artesanato de povos africanos são prova da sua formação multirracial. Inclua no seu tour uma visita ao bairro muçulmano de Bo-Kaap para entender um pouco da história dos malaios, indianos e indonésios que se estabeleceram na região de Signal Hill.
Se você gosta de fazer compras preciosas, vai adorar o Victoria & Albert Waterfront, um dos mais completos shoppings do mundo, criado a partir da restauração do antigo píer e do porto decadente. Lojas de grife, artesanato de qualidade, restaurantes étnicos, charmosos cafés e outras atrações formam um oásis de consumo e entretenimento.
Johannesburgo é o retrato da transformação sul africana. Já se foi o tempo em que a metrópole era chamada de suja e violenta. A Johannesburgo do século 21 esbanja infraestrutura, segurança, acessibilidade e o mais moderno conceito urbanístico. Bairros como Melrose Arch são exemplos de elegância, tranquilidade e bem viver. Ele abriga condomínios de luxo, bons restaurantes e hotéis cheios de estrelas. Seu roteiro pela cidade deve incluir uma visita ao bairro de Soweto, onde estão as residências de dois ganhadores do Prêmio Nobel da Paz = o bispo Desmond Tutu + o sempre presidente Nelson Mandela. E por falar na grande figura da nação, é imprescindível fazer uma visita à Nelson Mandela Square, o centro nevrálgico dos consumidores de alto nível. A praça está cercada de excelentes shoppings e ótimos restaurantes.
Vale dizer que Johannesburgo é a maior e a mais rica cidade do país; Pretória é a capital administrativa; a Cidade do Cabo é a capital legislativa e Bloemfontein, a capital judiciária.

Imperdível na África do Sul é…
Fazer um safári, é claro. Além da experiência arrebatadora você ainda terá a oportunidade de se hospedar em um lodge, como são chamados os hotéis de selva. Com infraestrutura luxuosa, se adequam aos modernos padrões de conforto, sem perder o charme nativo. O hóspede se vê completamente protegido, cercado de vida selvagem. Piscinas, fitness center, restaurantes, bares, cafeterias, loja de souvenir e artesanato estão à disposição, em meio ao cenário de tirar o fôlego. Entretanto, assim que o visitante atravessa as linhas de proteção, vem à tona a emoção de entrar em contato direto com o misterioso e real mundo animal. As atividades nos lodges são preciosas e variadas. Além dos safáris noturnos, no meio do dia ou no final da madrugada, existem opções de fazer safáris de balão, barco, ou até mesmo a pé, acompanhado de um guia e um rastreador, ambos armados com potentes rifles, usados apenas em casos de extrema necessidade.
Outro passeio imperdível é a ida ao Cabo da Boa Esperança. A ida até o mirante de Cape Point é também memorável, seja pela subida, íngreme e que requer um certo esforço, seja pela recompensa alcançada ao chegar e, lá do alto, admirar uma coleção de penhascos mergulhando no mais profundo azul oceânico.
Por fim, para conhecer um pouco da história do país, faça um tour à Robben Island. Foi nessa ilha que o então ativista político Nelson Mandela viveu durante 18 dos 27 anos em que permaneceu em cativeiro. A visita é emocionante, principalmente porque os visitantes terão, como guias, antigos presos políticos que contam a história do presídio e suas próprias experiências. O passeio é essencial para, mais do que entender, sentir as preciosas transformações sul-africanas.