A partir de US$ 250,000.00 você pode ter uma experiência bem acima ou bem abaixo das nuvens
Viagens milionárias são para poucos. Talvez por isso elas chamem tanto a atenção. Obviamente, viagens milionárias são um negócio também para um pequeno nicho. Quando 3 bilionários decidiram entrar para o mundo do turismo, eles começaram competindo entre si para ver quem levava mais turistas para o espaço.

Uma viagem espacial custa a partir de US$ 250,000.00. Esta é a mais simples e rápida, o chamado voo sub orbital. O viajante que paga pela experiência alcança cerca de 100 km acima do nível do mar para ver a terra do alto. A viagem, no total, dura cerca de 6 horas, ou um investimento de quase US$ 42,000.00 por hora de viagem. Será que a experiência final, o resultado vale a pena? Depende do que US$ 250,000.00 significam para o viajante em questão. É o simples e básico custo-benefício.
Já as viagens espaciais mais complexas, como a que fez o fundador do Cirque du Soleil, podem custar até US$ 40 milhões. Pensando na relatividade dos números e das experiências, outras empresas resolveram seguir o mesmo caminho. Não necessariamente indo para o alto e além, mas mergulhando fundo na ideia da exclusividade das viagens sui generis.
Uma empresa de exploração marítima lançou um vídeo mostrando os destroços do navio Titanic, com a intenção de criar uma expedição comercial ao local. Na 1ª viagem os turistas pagaram US$ 250,000.00 para viajar durante 8 horas, descendo até uma profundidade de pouco mais do que 3 km, para ver de perto o icônico navio.
Só para subir e descer, o submersível leva aproximadamente 5 horas, do total de 8 horas. E a empresa já confirmou para 2023, mais uma saída, prova de que há turistas com curiosidade e poder aquisitivo suficiente para querer ver de perto os destroços de um navio, uma tragédia histórica.
Algumas questões éticas começaram a ser debatidas, já que no naufrágio do Titanic morreram mais de 1.500 pessoas e esse local, no fundo do mar, acabou se transformando em um cemitério. Mas quem quer ampliar o projeto das viagens submarinas contra-argumenta que os turistas desde sempre visitam cemitérios ao redor do mundo.
E há empresários que defendem o turismo submarino como uma ferramenta para incentivar a criação de novas tecnologias que irão ajudar a humanidade. Um desses empresários concluiu seus argumentos dizendo:
“Para as pessoas que não gostam de ninguém ganhando dinheiro, fato é que o lucro, ou a necessidade militar, são as únicas maneiras de desenvolver algo novo no mundo”.
Vale pensar o que isso significa.