Plataforma digital e entidades se unem para promover o destino: Confira as novidades!
Búzios, no RJ, acaba de ganhar um novo impulso para promover o turismo local e reposicionar-se tanto no mercado nacional quanto internacional. Empresários e entidades turísticas uniram forças, motivados pela chegada de novos empreendimentos à cidade, para impulsionar a promoção do destino.
Na vanguarda da campanha está a plataforma digital Viver Búzios, em parceria com o Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB), uma associação sem fins lucrativos dedicada a potencializar os negócios na cidade através do turismo. Nesta fase inicial da estratégia, uma série de eventos será realizada, visando não apenas reposicionar o destino, mas também atrair uma nova geração de turistas para desfrutar da renomada gastronomia, da hospitalidade de charme e do estilo de vida ao ar livre da península de 70 km², repleta de paisagens naturais, praias e baías de beleza incomparável.

Esta iniciativa ganha impulso em um momento altamente positivo para Búzios, com a chegada de novos investimentos voltados para o segmento de alto padrão. Em 2022, um grupo financeiro liderado pelo empresário alemão Harald Huth inaugurou o A Concept Hotel & Spa, um elegante empreendimento com 25 suítes, 15 ‘villas’ exclusivas, spa, restaurante e piscina com vista para o mar na Praia Rasa.
Além disso, diversos empreendimentos imobiliários residenciais estão em desenvolvimento na região, incluindo o Aretê Búzios, do Opportunity FII, que conta com condomínio de casas de luxo, clube de praia, campo de golfe, marina, aeroporto com capacidade de receber jatos comerciais e o Casa Búzios, do Grupo ST, com beach club e casas de até 4 quartos assinadas pelo baiano David Bastos, que vão operar dentro do modelo de multipropriedade. Com abertura prevista ainda para este ano, o Resid Club & Hotels na Ilha Rasa promete combinar hotelaria, entretenimento e gastronomia assinada pelo chef Alex Atala.

Somado à beleza natural e ao charme atemporal de Búzios, este momento é mais que oportuno para atrair turistas e investimentos
Marcelo Conde, CEO do Grupo ST e idealizador da Plataforma Viver Búzios

Búzios é destino em destaque
Com aproximadamente 380 hotéis e pousadas, Búzios sempre foi um dos destinos mais procurados do país. Em 2023, a cidade registrou a visita de 671.819 turistas nacionais e 320.320 estrangeiros, segundo dados do Conselho de Turismo da Costa do Sol (CONDETUR). A temporada 2023/2024 também testemunhou 95 escalas de transatlânticos no balneário.
De acordo com um levantamento da Omnibees, Búzios viu um aumento de 33% no volume de “room nights” em 2023, em comparação com o ano anterior. O estudo também revela que a cidade está entre os três destinos turísticos mais desejados do Brasil para os próximos quatro meses, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Outro dado relevante é a taxa média de ocupação dos hotéis e pousadas, que é de 57% durante todo o ano, evidenciando Búzios como um destino turístico consistente ao longo do ano.
“Os números demonstram a necessidade de aproveitar esse crescimento. É crucial organizar melhor a cidade para atender tanto os turistas quanto os moradores locais“, avalia Márcio Arouca, presidente do Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB).