Sabores do Cipó acontece nos dias 5 e 6 + 12 e 13 de julho com mesa farta de delícias
A Serra do Cipó tem atrações fantásticas, mas nunca foram tão deliciosas como agora. Nos dias 5 e 6 de julho e também nos dias 12 e 13, ou seja, na sexta e no sábado dos 2 próximos finais de semana vai acontecer o Festival Gastronômico Sabores do Cipó.
O momento é perfeito para quem quer aproveitar toda a beleza e diversidade natural da região durante a estação do inverno, quando a Serra do Cipó fica ainda mais bonita, aconchegante – e com o Sabores do Cipó – deliciosa.
O custo-benefício é ideal para quem mora na Grande BH, ou nas cidades vizinhas, dispõe de pouco tempo para viajar, mas ainda assim, quer investir em uma inesquecível escapada de final de semana. Se este é o seu caso, arrume o carro, ou uma carona, e pegue a estrada em direção a Serra do Cipó.
Distante 90 km de Belo Horizonte, a ideia dos restaurantes e pousadas da Serra do Cipó é receber os visitantes de braços abertos e com uma mesa farta de delícias que farão a sua viagem ser inesquecível. O Brasil inteiro sabe que, em matéria de hospitalidade e culinária, nós, mineiros, somos especialistas.
Pratos de dar água na boca, no Festival da Serra do Cipó
Entre os pratos servidos está o Arroz Negro com Camarão, do restaurante da Pousada Carumbé + o Risoto de Carne Seca ao Pesto Cipoeiro, do Filomena Bistrô e Casa de Chá + a Linguiça Aberta Artesanal, Coberta com Queijo da Jane no Maçarico, Servido com Mostarda e Mel, do restaurante Mangiare Cipó.
Já o prato do Tapiadas Chopp e Petiscos, ganhou o nome de Boi da Terra. Segundo o chef da casa, são iscas de contra filé grelhadas e gratinadas, servido com o Molho de Queijo Curado da Jane. Já deu para perceber que o Queijo da Jane, que também aparece no prato do restaurante Mangiare é uma atração a parte na Serra do Cipó. Para dar o toque final no prato do restaurante Tapiadas, o Boi da Terra, o colorido sabor da Pimenta Biquinho e torradinhas para acompanhar.
“A Serra do Cipó é mais do que nunca Descanso, Lazer e Sabor”
A afirmação do título acima é de Julio Barroso, proprietário da Pousada Carumbé e Presidente da Associação da Serra do Cipó. Julio tem dedicado boa parte da sua energia para diversificar a oferta gastronômica da região e o Festival vem comprovar que os pousadeiros e os donos de restaurantes compraram a ideia. Este é o 1º festival estritamente gastronômico e música + arte são complementos enriquecedores.
A Carumbé tem 20 apartamentos com capacidade para 150 pessoas e fica sempre lotada nos finais de semana. O restaurante da Pousada Carumbé tem uma taberna a luz de velas onde apresentamos shows e bandas musicais. Durante o Sabores do Cipó, no dia 5 de julho, teremos show de Jazz & Dança, à partir das 21h. Já no dia 12, traremos uma banda de rock para animar os convidados que vão dançar e cantar ouvindo um repertório com os clássicos do rock’n roll nacional e internacional.
E o restaurante da Carumbé escolheu como prato para o Sabores do Cipó, o Arroz Negro com camarão, uma criação da casa. O prato pode ser harmonizado com um dos nossos vinhos. A Carumbé tem uma carta com vinhos das mais diferentes localidades, tipos de uvas e preços. Eles ficam em uma adega climatizada que segue todas as normas para ampliar os sabores da bebida.
A ideia da Associação da Serra do Cipó é que haja mais festivais deste tipo e assim o destino fica completo. Você acorda numa pousada charmosa, passa o dia cercado da mais bela natureza, faz uma série de atividades e volta para o Cipó para degustar pratos bem preparados, por chefs renomados.
Minas gerais é a terra da gastronomia e a Serra do Cipó tem o seu espaço cativo
Julio Barroso – Presidente da Associação da Serra do Cipo

Chef Jackie Cesar declara seu amor pela culinária e pela Serra do Cipó
Há 19 anos na Serra do Cipó, o restaurante Petras, agora transformado em bistrô é uma instituição local. Comandado pela chef Jackie, a especialidade na cozinha italiana está no DNA da família, como explica a própria Jacqueline, que aplica todas as técnicas adquiridas durante seu MBA em gastronomia, nos pratos que aprendeu a fazer, cercada de amor, ao lado da família.
Eu tenho descendência italiana e desde pequena sempre convivi com essas receitas. Daí foi muito natural que o Petras seguisse essa tradição familiar. O Petras é um dos melhores restaurantes da Serra do Cipó e hoje está dentro da Pousada Vale da Vacaria. Minha decisão foi transformá-lo em um bistrô. São apenas 6 mesas para atender os hóspedes da pousada e sempre sob reserva.
A sua localização é uma atração a parte. Ele está em uma casa histórica onde funcionava, no século 18, uma antiga hospedaria dos tropeiros. As paredes e o telhado são originais. A casa é bem intimista, muito bonita. Já na minha culinária eu uso muitas ervas e por isso uma das características dos pratos do Petra é justamente o sabor. Por ter começado a cozinhar no seio de uma família italiana, aprendi a fazer cada receita com muito amor.
Durante o Sabores do Cipó o Bistrô Petras estará aberto ao público e servirá o Risoto de Cogumelo, que pode ou não vir acompanhado de um filé. Este é um dos pratos mais apreciados pelos frequentadores do bistrô. Quem experimentou garante que não existe sabor igual.
Chef Jacqueline Cesar – Restaurante Petras
Veja mais pratos em cartaz no Festival Sabores do Cipó







E as delícias do Festival Sabores do Cipó não se resumem apenas à gastronomia
Vai ter show de música e dança na Carumbé; apresentação de repertório de MPB no Mangiare e o melhor do Rock no Tapiadas, que também vai expor trabalhos de artesanato e vender o famoso Queijo da Jane. Para ter a agenda completa do festival consulte o site oficial da Associação da Serra do Cipó.