Certificação internacional obtida pela companhia atesta boas práticas socioambientais
A Movida é a 1ª locadora brasileira a ser reconhecida internacionalmente com a Certificação Empresa B. O selo, dado a companhias que têm como modelo de negócios o desenvolvimento socioambiental, é consequência da adoção de uma série de medidas sustentáveis.
Uma das ações que influenciaram a escolha da locadora foi o programa Carbon Free. Iniciado em 2009, ele consiste no plantio de árvores para neutralizar as emissões de CO2 dos carros alugados. No aniversário de 10 anos da campanha, em 2019, já eram mais de 10.000 toneladas do gás removidas da atmosfera.
2019 também marcou a inauguração do Comitê de Sustentabilidade da empresa. Entre as ações já concretizadas está a inclusão do compromisso socioambiental no estatuto da empresa.
Entendemos que ser uma empresa B é o novo normal dos negócios. Para nós, a certificação é o início de um novo ciclo, porque assumimos publicamente esse compromisso. E, para sermos bem sucedidos, precisaremos seguir avançando anualmente nessa agenda. Acreditamos no poder do nosso negócio para a geração de impactos positivos. Não apenas para os nossos acionistas, mas para toda a comunidade e meio ambiente. E queremos ser referência nesse aspecto frente aos serviços de mobilidade.
Renato Franklin – CEO da Movida

Certificação é resultado de plano ambicioso e detalhado
Além do programa Carbon Free e da criação do Comitê de Sustentabilidade, são diversas as ações implementadas pela locadora com objetivo de se tornar uma Empresa B. Os programas desenvolvidos envolveram colaboradores, fornecedores, investidores e especialistas no tema, com ações pensadas para impactar positivamente a sociedade.
A Movida é apoiadora do instituto Gerando Falcões, que capacita jovens da periferia, a fim de reduzir a desigualdade. Além disso, a companhia ampliou a licença maternidade e paternidade oferecida a seus empregados.
Já na agenda ambiental, a locadora está comprometida com a Carbono Neutralidade até 2030. A meta é possível graças à combinação do programa Carbon Free com a integração de modais, já praticada em parceria com a empresa E-Moving, de aluguel de bikes elétricas.
Transformar a Movida em uma empresa B é o primeiro passo para incentivar as demais empresas do grupo. Este é um processo que evidencia os valores que temos desde a nossa origem empresarial, reforçando nossa responsabilidade perante a sociedade. Pensamos no longo prazo e nunca trabalhamos apenas para o lucro. Mas buscamos, sim, gerar valor a todos nossos stakeholders, com legitima preocupação com o meio ambiente e com o desenvolvimento das pessoas e dos locais onde estamos inseridos.
Fernando Simões Filho – Membro do grupo controlador JSL SA