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Home Ir e Vir Ar

IATA pede que governos mantenham ajuda ao setor aéreo

Redação Travel3 por Redação Travel3
3 de julho de 2020
in Ar, Destaque, Ir e Vir
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Avião entre prédios preto e branco

(Foto: Divulgação)

Avião entre prédios preto e branco
(Foto: Divulgação)

Empresas buscam apoio para superar os impactos da crise da Covid-19

Em meio à pandemia de Covid-19 e ao menor número de viagens, as companhias aéreas lidam com a queda abrupta de receitas. Nesse contexto, a IATA pede que os governos mantenham as medidas de apoio ao setor aéreo, e que ajudem as empresas a sobreviver à próxima temporada.

Segundo a associação, as companhias devem registrar perdas de US$ 84,3 bilhões em 2020; e por isso dependem do apoio dos governos. A ajuda financeira é igualmente importante durante os próximos meses, já que no inverno as operações dificilmente mantém um lucro significativo.

Em 2019, por exemplo, as companhias europeias registraram um lucro líquido de 9% no 1° trimestre e 17% no 2° e 3° trimestres – correspondentes ao verão no hemisfério norte. Em contrapartida, o ano havia começado com prejuízo de 1%; e terminou com lucro líquido de apenas 2% no 4° trimestre.

Todos os dias, vemos mais pessoas viajando. Isso é bom para a economia. Os números estão se movendo na direção certa, mas não estamos perto dos níveis de atividade normais ou sustentáveis.

Alexandre de Juniac – Diretor Geral e CEO da IATA

4 medidas de apoio destacadas pela IATA

São 4 as áreas de apoio governamental destacadas pela IATA.

LosCabos Copa Desk

Em 1° lugar, a associação pede que seja estendida a suspensão da regra 80-20 ou perda do direito de uso de slot das diretrizes de aeroportos internacionais. Assim, as companhias podem desfrutar de maior flexibilidade no planejamento das atividades.

Havia boas razões para suspender a regra 80-20 no verão. As autoridades devem usar o mesmo bom senso novamente e suspender a regra para a temporada de inverno. As companhias aéreas precisam se concentrar em atender ao que os consumidores querem hoje, sem tentar defender os slots necessários para a sua malha daqui um ano.

Alexandre de Juniac – Diretor Geral e CEO da IATA

O 2° ponto que a IATA pede é suporte financeiro contínuo dos governos ao setor, para evitar que as empresas se endividem ainda mais. Em alguns países, são adotadas medidas como o subsídio a operações domésticas e a suspenção da cobrança de taxas aeroportuárias.

Diversa Africa Desk

Além disso, a IATA pediu a extensão dos subsídios salariais acompanhada da redução de impostos corporativos – como o VAT + impostos sobre venda de passagens. De acordo com a associação, essas medidas permitem uma recuperação mais rápida das empresas; e reduzem o número de demissões.

Por fim, a IATA pede que seja evitado o aumento de encargos e taxas; em especial de aeroportos e prestadores de serviços.

As medidas de ajuda financeira ainda são desesperadamente necessárias. E as medidas de ajuda em diretrizes e políticas, como suspensão da regra de uso de slots, permanecem um ponto crítico. Os governos precisam conceder essa ajuda até o fim de julho, no mais tardar, para fornecer pelo menos essa certeza a esse setor tão afetado pela crise.

Alexandre de Juniac – Diretor Geral e CEO da IATA

Viagens após a pandemia

Em uma pesquisa realizada no início de junho de 2020, os viajantes indicaram que a retomada das viagens não será imediata; e que, consequentemente, as companhias ainda enfrentarão dificuldades ao longo dos próximos meses.

No estudo, 45% dos entrevistados indicaram intenção de voar alguns meses após o controle da pandemia, enquanto 36% afirmaram que pretendem esperar ao menos 6 meses. O resultado indica uma piora em relação aos dados de abril; quando 61% afirmaram que voltariam a voar alguns meses após a pandemia e 21% responderam que esperariam cerca de 6 meses.

Além dessa pesquisa, mais dados indicam que a retomada das viagens aéreas não será imediata. De acordo com a IATA, em relação a junho de 2019, o número de reservas registra queda de 82%. Já as reservas antecipadas para viagens de longa distância para a primeira semana de novembro de 2020 estão 59% abaixo dos níveis normais.

A incerteza também leva os passageiros a reservarem passagens às vesperas das viagens. Em maio, por exemplo, reservas feitas com antecedência de 20 dias ou mais foram apenas 29% do total – número 49% menor do que em 2019.

As pessoas estão voltando a voar, mas a incerteza associada à crise da COVID-19 está se estendendo. As reservas antecipadas caíram e as pessoas estão esperando e reservando mais perto da data da viagem.

As companhias aéreas do hemisfério norte dependem de uma forte temporada de verão e de uma curva previsível de reservas para compensar os meses de inverno. Mas esse não é o contexto atual, então as companhias aéreas precisarão de ajuda contínua dos governos para sobreviver a um inverno difícil.

As empresas aéreas precisarão de muito mais flexibilidade para planejar suas rotas de acordo com as tendências dos consumidores em constante mudança. Nessa situação atual, flexibilidade financeira e operacional significa sobrevivência.

Alexandre de Juniac – Diretor Geral e CEO da IATA
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@RevistaTravel3
Desde 2007, conectando você aos melhores destinos
Lazer, negócios + aventura
Por Caroline & Claudia Tonaco
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O novo Scenic Ikon, iate da frota Scenic Discovery O novo Scenic Ikon, iate da frota Scenic Discovery Yacht, promete levar o conceito de cruzeiro de luxo a outro nível. Seu lançamento foi anunciado pelo Scenic Group, representado no Brasil com exclusividade pela @vellerepresentacoes.

A viagem inaugural partirá de Veneza, em abril de 2028, e já está com reservas esgotadas.

Com 135 suítes com varanda e capacidade para 270 hóspedes, o navio une conforto, tecnologia e design sustentável. 
Terá 15 opções de restaurantes e lounges, um spa de dois andares e até um submersível e helicópteros para explorar destinos remotos.

Na primeira temporada, o Scenic Ikon passará por 110 portos em 21 países, do Mediterrâneo à Antártica. Um projeto que reforça o compromisso da Scenic com inovação e operação de baixo impacto ambiental — sem abrir mão da sofisticação.

🌍 Um novo capítulo para quem ama navegar pelo mundo com estilo e consciência.

📸 Divulgação / Scenic Group
Temos recebido muitas dúvidas e questionamentos s Temos recebido muitas dúvidas e questionamentos sobre esse tema, então fique por dentro:

🌎 O que mudou? 

A LATAM foi a primeira companhia a lançar a tarifa Basic Internacional sem mala de cabine incluída, em outubro de 2024. 

Agora, desde ontem, 14 de outubro de 2025, a GOL passou a adotar política semelhante em seus voos internacionais. 

Essas tarifas, de ambas as companhias aéreas, são voltadas para quem viaja leve e quer pagar menos — mas com um detalhe importante: 

👉 a mala de cabine deixou de estar incluída nessas tarifas. 

MAS ATENÇÃO: a mudança não atinge passagens emitidas anteriormente!

🛫 LATAM — Tarifa BASIC INTERNACIONAL 

• O passageiro pode levar apenas um item pessoal, como mochila ou bolsa. 
• Peso máximo: 10 kg 
• Medidas: 45 × 35 × 20 cm 
• O item precisa caber embaixo do assento. 
• Para levar a mala de cabine tradicional (55 × 35 × 25 cm), é preciso pagar à parte — a compra pode ser feita até 6 horas antes do voo. 

💡 Nas demais tarifas (Light, Plus e Top), a mala de cabine continua incluída normalmente. 

🛫 GOL — Tarifa BASIC INTERNACIONAL (novidade de 2025) 

• A companhia passou a oferecer uma opção sem mala de cabine incluída. 
• O passageiro pode levar apenas um item pessoal, como bolsa ou mochila, de até 10 kg. 
• Medidas recomendadas: 40 × 30 × 20 cm. 
• A mala de cabine (até 10 kg) só pode ser levada mediante pagamento adicional. 

💡 A nova tarifa está disponível em rotas internacionais da GOL, inclusive América do Sul. 

🧳 E nos voos dentro do Brasil? 

Fique tranquilo! Pelo menos por enquanto, nada muda!

Nos voos domésticos, segue a regra da ANAC: 
✅ 1 mala de mão (até 10 kg) + 1 item pessoal.
Enquanto o Brasil inteiro está apostando em quem Enquanto o Brasil inteiro está apostando em quem matou Odete Roitman, o cenário do crime brilha ainda mais na vida real!

O lendário Copacabana Palace, A Belmond Hotel, acaba de ser eleito o melhor hotel da América do Sul pelo Condé Nast Traveller Readers’ Choice Awards 2025 do Reino Unido.

E as boas notícias não param por aí — o ícone carioca também recebeu duas chaves do Guia Michelin, reconhecimento que celebra experiências de hospitalidade excepcionais.

Com mais de um século de história, o @belmondcopacabanapalace segue como sinônimo de sofisticação, elegância e autenticidade — protagonista nas telas e na hotelaria mundial. 

#Travel3 #CopacabanaPalace #Belmond #ValeTudo #HotelPremiado #RioDeJaneiro #HotelariaDeLuxo #CondéNastTraveller #GuiaMichelin
Em plena Floresta Amazônica, entre as copas das árvores, o @juma_amazon_lodge mostra como é possível unir conforto e sustentabilidade em um hotel na selva. 

Com bangalôs sobre palafitas, restaurante, piscina e redário voltados para o rio Juma, o melhor é que o hotel agora opera com energia 100% limpa e autônoma.

E segue oferecendo aos hóspedes uma imersão completa na floresta, para que possam aproveitar da gastronomia regional aos passeios guiados.

#Amazônia #TurismoSustentável #JumaAmazonLodge #Amazonas #Brasil #Viagem #Ecoturismo #HotelNaFloresta #travel3 #sustentabilidade #florestaamazonica @torranogi @rougecomunicacao
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