Em Milwaukee, no Wisconsin, museu apresenta um pouco da história da Motor Company
Uma das mais icônicas fabricantes americanas, a Harley-Davidson é apreciada por uma legião de fãs em todo o mundo; e seja pelo inconfundível ronco do motor ou pelo visual imponente, as motocicletas da marca tomam a atenção por onde passam. Mas, com 117 anos, a companhia mostra que as duas rodas nem sempre vieram acompanhadas de um motor – e conta um pouco de sua história no Harley-Davidson Museum.
Em Milwaukee, no Wisconsin, centro-oeste dos Estados Unidos, o museu apresenta a história da companhia desde 1903. E nos tantos anos de produção, 1 dos capítulos de destaque tem início em 1917. Foi a partir desse ano que, durante 6 anos, ciclistas puderam adquirir uma nova bicicleta Harley-Davidson.
Sob o nome 7-17 Special, as bicicletas buscavam apresentar a Harley a possíveis novos clientes, e traziam qualidade e design típicos da marca. À época, foram um sucesso inicial de vendas, com 5.079 unidades comercializadas apenas nas primeiras semanas.
No entanto, em 1920, as vendas representavam apenas 4% do total de negócios da empresa nos Estados Unidos; e com a recessão do pós-guerra de 1920-21, a produção foi encerrada.
Ainda hoje, as bikes podem ser identificadas pelo estilo único e pelo logotipo H-D cravado na roda dentada dianteira. Mas não espere encontrar uma dessas por aí – são itens de colecionador raros e valiosos.
A recriação da 7-17 Special
Foi durante os preparativos para o 115° aniversário da Motor Company que a equipe do Harley-Davidson Museum formulou um projeto especial para contar um pouco da história da empresa. Com 6 exemplares de bicicletas originais no acervo do museu, surgiu a ideia de recriar os itens de colecionador e vendê-los a um número seleto de entusiastas.
Para isso, a Heritage Bicycles of Chicago, fabricante de bicicletas-relíquia customizadas, foi contratada com a missão de montar 10 réplicas da 7-17 Special o mais próximo possível das originais.
A Harley nos pediu para replicar o mais próximo possível do original. Foi um grande desafio, porque nos tirou da nossa zona de conforto.
Também foi muito divertido trabalhar com um cliente como o Museu da H-D, que se envolveu em cada detalhe do projeto.
Mike Salvatore – Proprietário da Heritage
Desafios à replicação
O processo de recriação da 7-17 Special pela Heritage iniciou com precisas medidas do quadro original. Já nessa fase, algumas particularidades que poderiam ser alteradas foram identificadas.
As bicicletas originais foram projetadas para pessoas de estatura menor, de modo que o quadro é compacto e baixo. Queríamos que adultos maiores pudessem usá-la confortavelmente. Então, alteramos a geometria. Eu diria que é um quadro de 52 cm, em termos modernos
Joel Van Twisk – Diretor de Operações na Heritage
O próximo desafio de montagem foi recriar os para-lamas das bikes, já que os originais, de aço, eram muito caros. O material foi então substituído pelo alumínio, e moldado com um perfil muito semelhante.
Em seguida, o maior desafio enfrentado pela Heritage foi recriar a coroa do garfo triplo, peça em que a correia se encaixa para dar movimento à roda traseira.
Não há nada parecido que possamos comprar hoje. Então, tivemos que fabricar as chapas da coroa do zero, usando aço inoxidável polido.
Joel Van Twisk – Diretor de Operações na Heritage
Já a cor de cada um dos exemplares foi dada pela Harley-Davidson, com um revestimento de base da mesma tinta verde-oliva utilizado em 1917.
Além disso, os aros de madeira originais de 28 polegadas deram lugar a aros modernos 700C; com pneus de borracha castanhos que se assemelham aos pneus Firestone terracota dos modelos originais.
E um detalhe que não poderia faltar foi minuciosamente projetado: o logotipo H-D na roda dentada dianteira. Como a bicicleta original no acervo do Harley-Davidson Museum não podia ser desmontada, a equipe da Heritage criou uma foto que foi utilizada para moldar a laser a réplica do logotipo, em aço inoxidável polido – que garante maior durabilidade em comparação com o original, cromado.
Para nós, esse episódio não gira somente em torno de fabricar bicicletas, mas é também sobre poder participar das comemorações de um período da história da Harley-Davidson e do ciclismo.
Eu realmente espero que essas bicicletas-tributo não sejam penduradas em uma parede. Construímos bicicletas que os proprietários podem andar e aproveitar.
Mike Salvatore – Proprietário da Heritage
Excelente matéria, conhecer um pouco a história da Harley Davidson foi bem interessante. Recriar é sempre um sucesso.