Dicas de hospedagens para viver momentos inesquecíveis em destinos Instagramáveis
É importante reconhecer a crescente influência das redes sociais no panorama digital, a ponto de ter sido estabelecido o dia 30 de junho, como o Dia das Mídias Sociais. No setor do turismo, após os desafiadores anos da pandemia, novas tendências surgiram, e as viagens adquiriram um valor ainda maior para as pessoas. A escolha de hotéis e destinos que valorizam o meio ambiente e a cultura local tornou-se mais relevante.
Da mesma forma, a busca por momentos de tranquilidade em locais remotos, onde a conexão com a natureza é maior, ganhou destaque. E, além disso, a autenticidade dos conteúdos e posts sem filtros têm recebido cada vez mais atenção. O lema “viver primeiro, postar depois” continua a ser disseminado nas redes sociais, enfatizando a importância de vivenciar plenamente as experiências.
Tudo indica que as mídias sociais serão ainda mais relevantes para profissionais do setor de turismo em 2023, e que seguirão inspirando, engajando e transformando usuários em viajantes. Mesmo com novas plataformas conquistando cada vez mais o público, como Be Real e o Tik Tok, o Instagram continua sendo uma das que possui mais usuários atualmente.
Assim, listamos 6 hotéis e destinos instagramáveis que proporcionam belíssimos conteúdos para os temas mais envolventes nas redes sociais, seguindo as últimas tendências. Confira!

1 – Pedras do Patacho, Alagoas: piscinas naturais, arquitetura local e experiências de bem-estar
A região de Porto de Pedras, no litoral norte de Alagoas, é o cenário de um dos hotéis boutique mais encantadores do país, o Pedras do Patacho. Localizado em um município preservado e praticamente deserto, o hotel oferece 23 acomodações luxuosas, alinhando-se à tendência de valorizar viagens relacionadas ao bem-estar, em retiros especiais em cenários paradisíacos, como a Praia do Patacho.

Cada momento passado no hotel e na região merece uma bela foto. O café da manhã servido em uma bandeja flutuante, feita com madeira de reflorestamento, jantares sob as estrelas, passeios a cavalo pela praia e pelas piscinas naturais, aulas de yoga e o deslumbrante spa Sisley são apenas algumas das experiências sensoriais que rendem conteúdos incríveis para as redes sociais.

2 – Shangri-la Hotel Ilhas Maurício: uma das ilhas mais “instagramáveis” do mundo
As Ilhas Maurício, por si só, já são consideradas um dos destinos mais “instagramáveis” do mundo, com suas águas cristalinas e praias desertas. O Le Touessrok Resort & Spa, pertencente à rede asiática de luxo Shangri-La Hotels, está localizado na costa leste da ilha, em uma das baías mais deslumbrantes da região.
Com suas 200 suítes, o hotel oferece vistas panorâmicas das águas azul-turquesa do Oceano Índico, e os hóspedes têm acesso privado à Península de Ilot Mangenie – uma pequena ilha de areia branca e vegetação exuberante, que proporciona uma das experiências mais incríveis da viagem, segundo os turistas.

3 – Botanique Hotel & Spa: montanhas da Serra da Mantiqueira, mais de 300 hortas e experiências sustentáveis
Localizado no coração da Serra da Mantiqueira, o Botanique Hotel & Spa possui uma área de 283 hectares de exuberante mata atlântica e tem a sustentabilidade como um de seus princípios fundamentais. Todas as atividades oferecidas aos hóspedes têm como objetivo reconectar as pessoas com a natureza e com o ambiente privilegiado que o rodeia.

Uma das experiências mais interativas e populares nas redes sociais acontece no The Lab, onde os produtos cultivados nos jardins do próprio hotel são desidratados. Essa atividade é aberta ao público e inclui workshops nos quais os participantes aprendem a fazer sais de banho, cremes esfoliantes e hidratantes. O spa também é um espetáculo à parte para os “instagramers”, com sua piscina isotônica e sauna com vista para a mata atlântica. O Botanique Hotel & Spa é um dos hotéis mais concorridos da Mantiqueira.

4 – Casa Brasileira, Praia do Patacho, Alagoas: Hotel Galeria com obras de arte e livros em meio a uma praia exuberante
Localizada à beira da praia, a Casa Brasileira apresenta uma construção ancorada em elementos locais. O hotel pode ser reservado por completo para desfrutar com a família ou apenas uma das confortáveis acomodações. Com uma abundância de arte local, livros e uma atmosfera descontraída, a Casa Brasileira é conhecida como um Hotel Galeria, perfeito para quem busca conteúdos que unam turismo e cultura local.

São sete suítes, cada uma com uma decoração deslumbrante que expressa a elegância da hospitalidade brasileira, ao mesmo tempo em que mantém suas raízes passadas e contemporâneas.

5 – Fazenda Santa Vitória, Queluz: conteúdo rural e cultural do Vale do Paraíba
A Fazenda Santa Vitória, em Queluz, é um exemplo da arquitetura rural e da cultura do Vale do Paraíba. Datada do século XIX, durante o ciclo do café, a fazenda completará 100 anos em 2023. Hoje em dia, ela se transformou em um encantador refúgio no interior de São Paulo, com acomodações charmosas e confortáveis.

Além de contribuir para a preservação do patrimônio histórico da região, a Fazenda Santa Vitória permite que os hóspedes desfrutem de uma hospitalidade genuinamente rural e conheçam os belos cenários ao redor, com seus 4 mil hectares cravados na Serra da Mantiqueira. Riachos com água cristalina, pastos, florestas e um contato próximo com a natureza garantem uma experiência de retiro desejada e autêntica de turismo rural.

6 – Shangri-La Paris: a casa particular do príncipe Roland Bonaparte
Não poderíamos deixar de incluir a bela cidade luz na lista. O Shangri-La Hotel, Paris está localizado no 16ème arrondissement e foi originalmente a residência particular do príncipe Roland Bonaparte, sobrinho-neto de Napoleão Bonaparte. Restaurado em todo o seu esplendor original com o status de palácio, o hotel oferece 101 quartos, incluindo 36 suítes, quase metade das quais têm vistas diretas para o Rio Sena e a Torre Eiffel.

O hotel oferece experiências gastronômicas únicas em seus três restaurantes: L’Abeille, um restaurante francês premiado com duas estrelas Michelin; Shang Palace, especializado em cozinha cantonesa e alta gastronomia, com uma estrela Michelin; e La Bauhinia, que combina a culinária francesa com a do sudeste asiático. O hotel também conta com instalações de lazer, como piscina coberta, spa e academia de ginástica. Não há dúvidas de que esse local rende fotos incríveis para as redes sociais.
Esses são apenas 6 exemplos de hotéis e locais que seguem as tendências para conteúdo de viagens nas mídias sociais. Cada um deles oferece experiências únicas e cenários deslumbrantes que certamente renderão belíssimos conteúdos para inspirar e engajar viajantes em busca de momentos autênticos e especiais.