Em primeiro plano, Rogério Linguanotti, diretor da Hello Brazil, e Jota Marincek, diretor da Ventura Viagens; à bordo da lancha, os participantes do famtour Hello Brazil seguem para um safári fluvial, pelos canais do Parque Nacional Tortuguero (Fotos: Claudia Tonaco)
O final de semana foi repleto de surpreendentes descobertas para os participantes do famtour da Hello Brazil pela Costa Rica. No sábado bem cedo o grupo deixou San Jose, capital da Costa Rica rumo ao Parque Nacional de Tortuguero.
O trajeto, por si só já foi uma aventura. A primeira etapa do percurso – aproximadamente 3 horas de estrada – revelou um panorama do país. Pelo caminho, muitas plantações de banana, abacaxi e café, entrecortadas por pequenos vilarejos de casinhas simples e coloridas. A etapa rodoviária terminou em Caño Blanco, numa espécie de píer, ou terminal fluvial, onde todos entraram à bordo de uma embarcação direto para o coração do Parque Nacional Tortuguero.
O percurso fluvial durou 90 minutos. Sentindo a brisa bater forte, à cada curva do rio o grupo experimentava a sensação de entrar em um outro universo, um mundo onde a civilização era só um vestígio e a floresta tropical se tornava uma entidade poderosa, guardiã da vida selvagem.
Antes de seguir para o Manatus Lodge, onde se hospedaram, os operadores almoçaram e fizeram uma visita técnica no Pachira Lodge, um ótimo empreendimento hoteleiro da região.
A chegada ao Manatus Lodge, conhecido por ser o melhor e o mais completo lodge de selva da região do Parque Nacional de Tortuguero aconteceu no meio da tarde. A turma brindou com um coquetel de boas vindas a fantástica experiência e embarcou novamente, agora em uma lancha, que levou o famtour para um safári fluvial pelos canais de Tortuguero.
Em silêncio, o grupo teve um vislumbre da diversidade de flora e fauna da região, que é considerada uma das mais ricas não apenas da Costa Rica, como do mundo. Ali são encontradas mais de 2.000 espécies de plantas, 400 espécies de árvores, 52 espécies de peixes de água doce e ainda jacarés, crocodilos, araras, macacos, onças, antas, os famosos manatis e as tartarugas, que ali recebem um tratamento especial que reverteu a extinção eminente de várias espécies.