A Reportagem Travel3 conversou com David Peterson, diretor interino do Departamento de Turismo e Cultura e CEO do Turismo de Carson City
O turismo de Nevada (EUA) está em constante transformação. O viajante que já conhece as principais atrações do estado e retorna para uma visita, sentirá no ar as mudanças positivas. De maneira sutil, através de projetos urbanos, ou explícita, com a inauguração de novas atrações ou lançamento de novos roteiros, o visitante se depara com cidades mais bonitas e uma rede hoteleira e gastronômica variada e premiada.
Essa visão já se tornou lugar comum para quem está sempre retornando ao estado. Seguindo esse padrão, o que virá de novo nos próximos meses e nos próximos anos?
A Reportagem Travel3 conversou com David Peterson, diretor executivo to Turismo de Carson City e diretor interino do Departamento de Turismo e Cultura de Nevada. Durante um bate-papo o executivo apresentou as novidades do destino para os próximos anos.
Travel3 – Todos os anos Travel Nevada apresenta novidades e algumas mostram como o turismo do século 21 está se reiventando. Quais são as surpresas para os próximos anos?
Realmente, em Nevada, há esse padrão de estarmos sempre trazendo para o público grandes novidades e nos reinventando constantemente. Las Vegas é um dos nossos destinos que comprova diariamente o que eu acabei de dizer. A cidade vive em constante mudança, transformando as propriedades através de grandes renovações, que não apenas inclui os hotéis, mas também conceitos mais amplos.
Um bom exemplo são os e-Sports (esportes eletrônicos) que têm ganhado cada vez mais espaço na cidade. Toda a área do cassino do hotel Luxor passa agora a oferecer plataformas de esportes eletrônicos para o público jovem. Assim, os cassinos seguem agregando novas tecnologias, indo muito além das máquinas caça-níqueis e dos jogos de mesa. As pessoas agora jogam vídeo games e participam de torneios que passaram a ser uma tendência e uma grande atração.
Arte também é um importante conceito para Travel Nevada. Faz parte do nosso plano estratégico é apresentar arte, cultura e heranças históricas aos nossos visitantes. Um exemplo dessa estratégia de arte e cultura está bem aqui, em Reno, com o Reno Midtown Art Walk. É a arte urbana colorindo a cidade, atraindo visitantes e se tornando uma grande atração local, principalmente durante o verão. Em um ano, Reno se transformou completamente. Quem já visitou a cidade há mais de um ano precisa voltar para se surpreender. A cidade está completamente diferente, com o Reno Playa Art Park, os murais, museus e a arte urbana que a deixou muito mais bonita e aconchegante.
Outra das grandes qualidades do destino Nevada são as atividades ao ar livre. Que atrações imprescindíveis você sugere para o viajante brasileiro conhecer?
Nós temos as Seven Magic Mountais, logo no entorno de Las Vegas e que atrai viajantes do mundo inteiro para apreciar nossas paisagens e ficar em contato com a natureza.
Lake Tahoe é outro destino que oferece natureza maravilhosa e hotéis fantásticos. O ski resort de Lake Tahoe está anexando mais 400 acres em sua área e, para o verão, teremos muitas novidades que incluem uma nova zipline e outras atrações do gênero. Em um ano, Lake Tahoe terá também passado por uma impressionante transformação.
E que roteiros você sugere para quem gosta de cultura e história?
Burning Men acontece todos os anos em uma região ao Norte de Nevada. Imagino que os brasileiros já tenham ouvido falar deste grande evento. Nós temos em Reno o Burning Men Art Park, com esculturas trazidas diretamente do deserto e que foram usadas em edições anteriores do Burning Men, para colorir as ruas da cidade com o melhor da arte contemporânea.
Já a região de Carson City preserva parte da herança histórica e cultural de Nevada. Lá está a Stewart Indian School Living Legacy. Até o verão esperamos lançar uma plataforma online para os visitantes e que vai proporcionar uma experiência única.
As grandes arenas de Las Vegas estão investindo em mega shows, mas também em eventos esportivos. Esta é outra tendência do turismo de Nevada?
Certamente! O Turismo em Nevada é também esporte, no sentido tradicional, mas cercado dos mais modernos e inovadores conceitos. Hoje Nevada tem o Vegas Golden Knights, nosso time de hockey profissional e que promete fazer história. A nova arena esportiva do hotel MGM, em Las Vegas, que sediará jogos da WNBA (basquete feminino da NBA). Para os brasileiros é importante saber que temos também times de futebol e, assim, Las Vegas vem se tornando cada vez mais um destino esportivo. Em 2020 esperamos inaugurar o novo estádio do Las Vegas Raiders (NFL) e o que há de incrível neste novo estádio é que ele poderá receber, também, grandes shows e concertos, com grandes nomes da música e do show business.
Esta é a beleza da Nevada. Cada vez que o visitante retorna ele tem a certeza de que algo novo o espera.
Para completar temos novos hotéis ou hotéis completamente renovados; novos restaurantes, cafés e casas noturnas; entretenimento de todos os tipos.
Qual a importância do setor para a economia do estado?
Turismo é a principal indústria do estado de Nevada. Em 2017 o turismo foi responsável por US$ 63,7 bilhões do total de gastos dos turistas internacionais nos Estados Unidos. O turismo é também responsável por gerar 459.000 empregos e por 15% do PIB de Nevada e entre 2,5 e 2,7% do PIB dos Estados Unidos. Tão importante quanto é o que a indústria do turismo de Nevada gera em impostos e que são convertidos para a educação, segurança, infraestrutura e outros importantes serviços voltados para os cidadãos. E essas taxas são pagas graças a visita dos turistas internacionais.
Ao final, o turismo é responsável por oferecer qualidade de vida a população de Nevada que, cada vez mais, é um estado maravilhoso para se viver e trabalhar. E como se não bastasse, trabalhar na Indústria do Turismo é uma atividade divertida e prazerosa.