3 atrações que não podem faltar no roteiro de quem visita a Cidade do Sol
Texto e Fotos: Caroline Tonaco
Quem faz uma viagem a Natal tem à disposição uma infinidade de passeios, que percorrem o litoral e os arredores da Cidade do Sol – como é chamada a capital potiguar. Famoso por irradiar alegria, o destino reúne lindas praias, lagoas cercadas de dunas e bons hotéis, que convidam os turistas a viver experiências surpreendentes.
E já que as atrações são muitas, a Travel3 visitou e selecionou 3 experiências imperdíveis que não podem faltar no roteiro de quem visita a capital do Rio Grande do Norte. Confira!

1 = Visita às dunas de Genipabu
Jenipabu ou Genipabu? Um dos principais cartões postais do litoral do Rio Grande do Norte, distante aproximadamente 30 minutos do centro de Natal, a região tem a origem do seu nome derivada do termo indígena Jenipapo, fruta típica da região. Mas ao visitar Genipabu você vai encontrar a grafia ora com J, ora com G. E aí vem a dúvida, elucidada pela Suely Celeste, a simpática guia que nos acompanhou pela região. Segundo a Academia Brasileira de Letras, os nomes indígenas devem ser grafados com J. Ainda assim, o registro do município foi feito com a letra G. Daí surgiu a confusão.
A verdade é que, seja com J ou G, o que importa é que Jenipabu – ou Genipabu – é atração imperdível para você que está sonhando com uma viagem a Natal. Localizado no município de Extremoz, engloba praias, dunas, uma lagoa e área de proteção ambiental que já foram cenário de filmes e novelas.
Viagem a Natal tem de ter passeio de buggy em Genipabu
Passeio em Natal significa também embarcar num buggy pra curtir a paisagem com velocidade. Você pode escolher se quer ou não emoção. Certamente ambas as opções incluem boas doses de adrenalina. Enquanto o bugueiro acelera nas subidas das dunas e faz manobras para voltar a descer a sensação é deliciosa.
Uma parada no alto de uma das dunas para admirar a vista e tomar uma água de coco gelada dá a sensação de estar num oásis no meio do deserto; principalmente ao avistar uma cáfila de dromedários, que estão lá a postos para fotos e passeios pelas areias brancas. Durante a parada, é possível aproveitar diversas atividades – como o tradicional esquibunda -, e descer as dunas sobre uma prancha e mergulhar numa piscina.
Leia mais = 10 maravilhas imperdíveis de 6 cidades do Sul dos Estados Unidos
Ao deixar as dunas, o tour continua pela beira da praia, onde restaurantes e barracas oferecem comidas típicas, petiscos, bebidas e drinks variados. A duração do passeio pode variar, e há opções com parada em lagoas, cachoeiras e praias. Outra possibilidade é fazer uma visita ao Aquário Natal, onde tanques exibem peixes do oceano e de rios, tartarugas e até tubarão.
E aí vai a dica da Travel3 para sua viagem a Natal: contrate o seu passeio de buggy através de um receptivo credenciado. Você terá a certeza de estar em um veículo inspecionado, com motorista experiente e qualificado, e a cobertura de um seguro. Fiz esse, e os demais passeios em Natal, com a Wheltour Receptivo – e tudo transcorreu com muita tranquilidade e segurança; especialmente no que diz respeito aos protocolos de saúde e segurança em tempos de Covid-19.

2 = Visita às praias + chapadão em Pipa
Quem vai a Natal precisa conhecer Pipa. Localizada no município de Tibau do Sul, a região fica a cerca de 80 km de Natal – e para aproveitar os inúmeros hotéis, pousadas, lojinhas, bares e restaurantes, a dica é se hospedar na região por alguns dias.
Outra opção – a que nós experimentamos – é passar o dia no local, em um passeio bate volta.
Praias para todos os gostos
Pipa reúne um conjunto de lindas praias, que atendem os mais diversos perfis de seus visitantes. Dentre tantas, a Praia do Centro é a mais movimentada, enquanto a Praia do Madeiro é uma das mais procuradas.
A Baía dos Golfinhos tem como atração principal a presença dos graciosos mamíferos, que fazem a alegria dos visitantes. Já a Praia do Amor se destaca pela beleza – e, vista de cima do Chapadão, parece ter a forma de um coração; o que justifica o seu nome.
Uma grande falésia em tons avermelhados e que chega a 40 metros de altura, o Chapadão separa a Praia do Amor da Praia das Minas. Lá do alto a vista é linda – e por isso é muito procurado pelos visitantes em busca de ótimas fotos.
Escolhida a praia, o lema é relaxar. Aproveitar o sol e deliciar-se com a paisagem, dar um mergulho no mar de águas mornas e refrescar-se com uma bebida gelada.
Os restaurantes à beira mar são uma boa pedida para o almoço, e depois uma caminhada pela vila, apreciar as vitrines e fazer umas comprinhas enquanto saboreia um sorvete italiano.
Ao voltar para Natal, aproveite para fazer uma parada estratégica no Mirante da Lagoa de Guarairas, e admirar o pôr do sol no local. Recordação inesquecível de um dia mais que especial.

3 = Visita a um dos centros e feiras de artesanato
Uma viagem a Natal deve incluir uma passadinha na feira. Várias delas estão nos arredores da cidade. As feiras e os centros de compras que oferecem produtos típicos são ótimos para quem gosta de levar para casa uma lembrança típica da região. Um desses locais é o Centro de Artesanato da Praia dos Artistas; que reúne boxes de expositores de diversos tipos de produtos, e é famoso por oferecer preços bem populares.
Leia mais = 12 razões para você visitar (ou retornar) a Cidade do México
O local é bem simples, mas diverso. Lá os turistas encontram cerâmicas, roupas e toalhas com trabalhos em renda, bolsas de palha, bonecas de pano e adornos para casa. E entre as lojas mais procuradas estão aquelas que vendem castanhas de diversos tipos; com destaque para a castanha de caju, que é comercializada in natura, tostada, torrada, caramelizada ou com gergelim.


Especiarias + artesanato são destaques nos mercados e feiras dos arredores de Natal
Delícias típicas
Também vala a pena conferir as lojas que vendem uma variedade de cachaças, licores, pimentas, doces e manteiga de garrafa; tudo produzido na região. E para matar a fome após uma sessão de compras a dica é visitar um dos vários quiosques que servem lanches e comidinhas típicas, como tapiocas com recheios diversos e outras guloseimas.