Cultura e natureza do destino reúnem inúmeras atrações para praticar o turismo de isolamento
Cada vez mais em alta, o turismo de isolamento evidenciou destinos até então pouco explorados pelos turistas brasileiros – como a Amazônia. Cerca de metade de todo o território do país é ocupado por este rico bioma, que abriga uma biodiversidade incomparável.
E como a melhor época para visitar o destino é entre os meses de julho e agosto, quando há menor risco de chuva e maior chance de avistar grandes mamíferos, nada melhor que aproveitar estas 5 dicas de experiências de lazer no sul do destino.
1 = Trilhas pela mata
Estar imerso na grandiosidade da selva amazônica é uma incrível experiência de conexão com a natureza. Durante o passeio, é possível observar de perto todos os detalhes da fauna e da flora únicas. Ao todo, são mais de 30 mil as espécies de plantas – no cenário habitado por uma diversidade ainda maior de aves, mamíferos, répteis e peixes.
É especialmente interessante explorar a região à noite, em trilhas guiadas emocionantes. Durante essas caminhadas, as chances de avistar algum animal em busca de alimento, sobretudo os de hábitos noturnos, são maiores – o que torna a experiência inesquecível.
2 = Passeios de canoa
Percorrer a floresta densa a bordo de uma canoa é uma experiência especialmente marcante. A prática é bem silenciosa, já que não há a presença de motor, e permite ao viajante parar para apreciar a natureza – e ouvir o canto dos pássaros, a correnteza do rio e os mais variados sons da floresta.
3 = Observar a Amazônia do alto
Além de aproveitar trilhas e canoagem imerso na floresta, o viajante também pode vislumbrar os encantos da Amazônia pelo alto. Na Reserva Privada do Cristalino Lodge, em Alta Floresta, Mato Grosso, por exemplo, é possível apreciar toda a vastidão da floresta a 50 metros de altura, em duas torres de observação.
As estruturas oferecem uma vista de tirar o fôlego; sobretudo ao pôr do sol.
4 = Tomar um banho de rio
Em uma das regiões com mais rios de todo o mundo, mergulhar em um revigorante banho nas águas limpas traz uma sensação de pura felicidade. Além disso, em alguns locais do destino, entre os meses de julho a novembro, surgem pequenas praias e pedras, o que torna uma visita ainda mais favorável.
5 = Explorar os sabores da Amazônia
Em toda a região do bioma da Amazônia, a gastronomia é rica e tradicional, feita geralmente com ingredientes nativos e da estação. Uma das grandes estrelas é o pescado, que, além de fresco, é preparado de diferentes formas nas várias regiões alcançadas pela mata. Outro destaques, como o tucumã, estão presentes em muitas receitas, sobretudo na região Norte do Brasil.