Camarote Sensação é hetero friendly, e possui acordo com 3 grandes operadoras de turismo
À medida que a vacinação contra a Covid-19 avança em todo o mundo, cresce a expectativa para começar 2022 com o pé direito nas celebrações de carnaval. Nesse sentido, o carnaval de rua de São Paulo, que ganha maior destaque entre a comunidade LGBTI+ a cada ano, já tem uma novidade para os foliões: o Camarote Sensação.
Declaradamente hetero friendly, o camarote do carnaval de avenida no Sambódromo do Anhembi é o voltado exclusivamente ao público LGBTI e aliados que respeitam a diversidade; e funcionará todos os dias do desfile das principais escolas de samba = Grupo Especial + Grupo de Acesso 1 + Desfile da Campeãs. O local terá capacidade para 700 pessoas.
O evento será comercializado por 3 grandes operadoras do Brasil = CVC Corp + Diversa Turismo + Orinter, que venderão, através das agências credenciadas, pacotes de carnaval que incluem o Camarote Sensação como atrativo.
Os eventos são grandes motores do turismo. O carnaval de São Paulo já atrai muitos turistas, inclusive LGBTs. O Camarote se torna mais um atrativo para que a cidade abrace a diversidade e acolha o turista no carnaval, com a certeza de que ele voltará também em outras datas.
Ricardo Gomes – Sócio do Camarote Sensação e Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil
Por que hetero friendly
Segundo a organização do evento, o espaço acolherá não só a comunidade LGBTI+, mas também heterossexuais que respeitam a diversidade. Daí a ideia em ser hetero friendly: ser LGBT, mas com a presença dos aliados, de modo a promover uma convivência harmônica e livre de preconceito.
Vamos unir no espaço o samba enredo e a música eletrônica e outras surpresas. Certamente “vai dar samba” e provocar o ziriguidum que carregamos no coração. O carnaval mais esperado e desejado de todos os tempos virá com a estreia do camarote LGBT que estava sendo planejado há 3 anos.
Ricardo Gomes – Sócio do Camarote Sensação e Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil
Programação + atrações
Para o evento, o Camarote Sensação prevê uma série de experiências visuais + auditivas + olfativas + gustativas + táteis. Entre uma agremiação e outra, os convidados poderão aproveitar uma série de DJs e atrações, no espaço open bar, open food e que oferece serviço de traslado a partir de meeting point; além de uma série de experiências surpresas que serão divulgadas em breve. O lineup reúne nomes em destaque da cena LGBT – como os DJs Anne Louise + Rafael Barreto + Alberto Ponzo + Julio Doutor.
Nosso objetivo é entregar uma experiência completa, em um ambiente diverso e seguro, para que o folião se preocupe só com a alegria de curtir o espetáculo do Desfile das Escolas de Samba de São Paulo e as atrações do camarote apresentadas nos intervalos dos desfiles.
Ricardo Gomes – Sócio do Camarote Sensação e Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil
Camarote Sensação anima o trade turístico
Os eventos são grandes motores do turismo LGBTI+. Nesse sentido, uma pesquisa da IGLTA (Associação Internacional de Turismo LGBT) mostrou que mesmo em 2020, 46% dos viajantes LGBT pretendiam marcar sua próxima viagem junto de algum evento. Os números chamam a atenção do trade turístico.
Neste momento, focamos em temáticas como praias, lua-de-mel, destinos cosmopolitas, cruzeiros e locais em que são realizados os maiores eventos do mundo, como as paradas do orgulho LGBT+, Carnaval, entre outros.
Sylvio Ferraz – Diretor Executivo de Sourcing da CVC Corp
Projeção de vendas positiva
Nesse sentido, a expectativa de sucesso da iniciativa é grande. Marcelo Michieletto, coordenador LGBTQIA+ da Operadora Diversa, acredita em uma projeção de vendas positiva, e consolidação no mercado.
O carnaval é a maior festa da cultura brasileira, e após um ano de hiato, em função da pandemia de Covid-19, certamente, a ansiedade para celebrar a festas das festas está grande. O tempo extenso sem festas e o perfil do evento nos motivam a acreditar que o Camarote Sensação será bem recebido pelo público.
Marcelo Michieletto – Coordenador LGBTQIA+ da Diversa Turismo
Turismo LGBTI+
O público LGBTI+ é apontando como o que mais cedo voltará a viajar, e também o que o fará mais vezes nessa retomada. Por isso, o trade aposta em produtos focados nessa comunidade, e os considera de suma importância para o turismo brasileiro.
Esse pra nós é um mercado que vem crescendo bastante e ter bons produtos e de qualidade para oferecer às agências de viagem é essencial para esse sucesso. A Orinter está muito feliz por ter sido uma das Operadoras selecionadas para comercializar o Camarote Sensação.
Jorge Souza – Coordenador de Produtos LGBT da Orinter Tour & Travel
São Paulo Turismo celebra pioneirismo
A São Paulo Turismo também celebrou a chegada do Carnaval Sensação. Com o evento, o carnaval de São Paulo passa a ser o primeiro do país a oferecer um camarote voltado para o público LGBTI+.
São Paulo é uma cidade que respira a diversidade e promove uma das maiores paradas LGBTs do mundo. Para nós será uma honra recebermos o primeiro camarote LGBT do Brasil no Sambódromo do Anhembi e assim promover um carnaval harmônico e livre de preconceitos.
Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes – Presidente da São Paulo Turismo
Camarote Sensação destaca compromisso social
O Camarote Sensação destacou o seu compromisso com a comunidade LGBTI+. Nesse sentido, o evento declarou que promoverá a geração de emprego, já que a maioria dos fornecedores será da comunidade. Além disso, segundo Darlan Schmidt, um dos sócios do Sensação, as empresas prestadoras de serviço irão contratar mão de obra temporária LGBTI+.
Conversamos com as empresas responsáveis pelo bufê e segurança, por exemplo, para priorizar colaboradores LGBT trabalhando no nosso camarote. Além disso, o manuseio dos kits será feito por pessoas da comunidade LGBTI+, que receberão pelo trabalho. É uma das formas que encontramos de dar um retorno à sociedade.
Darlan Schmidt – Sócio do Camarote Sensação
Ação voltada a LGBTs em situação de vulnerabilidade
Outra ação de cunho social promovida pelo Camarote Sensação será o convite de 1.500 LGBTs em situação de vulnerabilidade para acompanhar o desfile da arquibancada, no domingo (27/02). ONGs que já trabalham com essa população serão responsáveis pela indicação dos convidados.
São pessoas que não tem a oportunidade de acompanhar a maior festa brasileira e, agora, através dessa nossa ação serão incluídas no carnaval de São Paulo.
Ricardo Gomes – Sócio do Camarote Sensação e Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil
Grupo responsável pela organização do carnaval também comemorou
O grupo ALk Live Entertainment, que assumiu a organização do carnaval de avenida de São Paulo, também celebrou a chegada do primeiro camarote dedicado ao público LGBTI+.
Começar o nosso trabalho à frente do Carnaval da virada em São Paulo e já contar com o Camarote Sensação, que representará com maestria a Comunidade LGBT na avenida pela primeira vez na história do carnaval de São Paulo, é sensacional.
Sabemos da relação forte entre os foliões LGBTI+ e o Carnaval, e além de termos conquistado novos parceiros para os próximos anos, acima de tudo, ganhamos dois amigos valiosos: Ricardo Gomes e Darlan Schmidt. Juntos vamos celebrar a vida com respeito, muita alegria e samba no pé.
Marcos A. Gerardi Leone – Presidente da ALk Live Entertainment