• Fale Conosco
quarta-feira, 15 outubro, 2025
Travel3
  • DESTINOS
    • África
    • América Central e Caribe
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Brasil
    • Europa
    • Oceania
  • IR E VIR
    • Ar
    • Mar
    • Terra
  • HOSPEDAGEM
    • Internacional
    • Nacional
  • GASTRONOMIA
  • DICAS
  • ACONTECE NO TURISMO
    • Eventos e Feiras
    • Negócios
    • Operadoras
  • TRAVEL3
    • TvTravel3
    • Radio Travel3
    • Facebook Travel3
    • Instagram Travel3
  • GUIAS
    • Barcelona
    • San Miguel de Allende
No Result
View All Result
  • DESTINOS
    • África
    • América Central e Caribe
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Brasil
    • Europa
    • Oceania
  • IR E VIR
    • Ar
    • Mar
    • Terra
  • HOSPEDAGEM
    • Internacional
    • Nacional
  • GASTRONOMIA
  • DICAS
  • ACONTECE NO TURISMO
    • Eventos e Feiras
    • Negócios
    • Operadoras
  • TRAVEL3
    • TvTravel3
    • Radio Travel3
    • Facebook Travel3
    • Instagram Travel3
  • GUIAS
    • Barcelona
    • San Miguel de Allende
No Result
View All Result
Travel3
No Result
View All Result
Home Destaque

Atrio quer ser uma empresa hoteleira 100% Carbono Neutro

Caroline Tonaco por Caroline Tonaco
2 de maio de 2022
in Acontece no Turismo, Destaque
0
César nunes - Atrio

César Nunes - Vice-Presidente de Vendas & Marketing da rede Atrio Hotel Management (Foto: Divulgação)

Em entrevista exclusiva, César Nunes, VP de Vendas & Marketing da rede avalia 2021 e adianta metas e novidades para 2022

A Atrio Hotel Management é uma administradora especializada no desenvolvimento, implantação e operação de propriedades hoteleiras por todo o Brasil. Há quase 34 anos no mercado, possui um modelo de negócios que associa bandeiras internacionais a uma gestão focada no retorno para o investidor + manutenção do patrimônio.

A empresa administra hotéis na Bahia + Ceará + Espírito Santo + Mato Grosso + Minas Gerais + Pará + Paraná + Rio Grande do Sul + Rio de Janeiro + Roraima + Santa Catarina + São Paulo + Tocantins. São mais de 70 empreendimentos associados à bandeiras nacionais e internacionais. Vale saber que a Atrio Hotel Management é a maior franqueada da rede francesa Accor no Brasil.

Nessa entrevista exclusiva para a Travel3, César Nunes, vice-presidente de vendas e marketing da rede, conta como a Atrio superou os desafios da pandemia e adianta as metas da marca para 2022.

Grand Mercure Curitiba Rayon
Grand Mercure Curitiba Rayon (Foto: Divulgação)

Caroline Tonaco – César, durante a pandemia a Atrio Hotel Management apresentou números positivos, em contramão ao resto do setor. Como você avalia esse crescimento?

César Nunes – A razão do aumento da nossa demanda durante a pandemia é bem clara. Somos uma empresa que há 34 anos trabalha de maneira extremamente profissional e nossos números mostram os excelentes resultados desse trabalho. E a crise, para nós, significou novas oportunidades de crescimento.

RCD 2025 Outubro Desk HRPunCana

Durante a pandemia abrimos 4 hotéis = Florianópolis + Ponta Grossa + São José, na grande Florianópolis + Porto Alegre. E acrescentamos ao nosso portfolio + 12 hotéis que já existiam, mas eram propriedades que davam um baixo retorno para o investidor.

O nosso modelo de negócios está alinhado com o investidor, já que, graças a ele, é possível construir e desenvolver os conceitos das respectivas bandeiras agregadas ao negócio. Assim, a Atrio só é remunerada em cima do percentual de rentabilidade do empreendimento.

Diversa Africa Desk

Em resumo, a razão do nosso sucesso é trabalhar com foco na eficiência do negócio. Em outras palavras, aumentar a receita e diminuir o custo, mas sempre mantendo a qualidade.

Imagino que manter a qualidade é um exercício diário para a indústria da hotelaria

Exatamente! É muito fácil falar em reduzir custos e aumentar a receita, mas se você não investir na qualidade, nada acontece. Não adianta eu simplesmente fazer um aumento de receita, porque se a qualidade não estiver boa, eu não me mantenho. Para você ter uma ideia, a nossa equipe de gerentes tem uma meta de qualidade bem alta, o que causa um impacto positivo no nosso crescimento. Estamos sempre atentos às notas de nossos empreendimentos nas plataformas relacionadas, como Booking e Trip Advisor. Na nossa área de operações, que é comandada pelo Paulo Mélega, buscamos fortemente pela qualidade dos empreendimentos.

Novotel Criciuma
Novotel Criciuma – Rede Atrio (Foto: Divulgação)

E que tipo de investimento foi feito nesses 2 últimos anos de pandemia?

Fizemos um alto investimento em tecnologia. No início da pandemia, em 2020, ficamos quase 3 meses com todos os hotéis fechados. Durante esse período aproveitamos para dar um upgrade em todos os Wi-Fi dos hotéis. Com o início das reuniões remotas, via Zoom, por exemplo + o aumento dos streamings para assistir seus filmes ou série preferida, o consumo de internet dentro dos hotéis aumentou consideravelmente.

E quando os hotéis foram reabertos, estávamos preparados. Hoje, estamos com cerca de 50 dos nossos 71 hotéis com um novo e eficiente padrão de internet. E, os que faltam, já estão mapeados e até a virada do semestre de 2022 acredito que conseguiremos finalizar todos os empreendimentos e estaremos bem à frente da concorrência. Então hoje a nossa meta de qualidade para a internet tem que ser 9/10 como nota mínima. Obviamente quem dará essa nota é o hóspede e nossos investimentos em tecnologia estão garantindo esta qualidade.

Vocês também aproveitaram esse momento para criar 2 novas empresas, a Livá e a Xtay. Qual o conceito de cada uma?

No caso da Livá, estamos acompanhando o crescimento dos resorts de múltipla propriedade = resorts compartilhados, que está explodindo no Brasil. Sentimos que faltava uma administração especializada para esse segmento. Normalmente, quem está desenvolvendo o projeto também está operando, apesar de não ser do meio. Foi aí que vimos uma oportunidade de ocupar esse nicho. Com 34 anos de estrada, tínhamos o know how hoteleiro mas conhecíamos pouco sobre o modus operandi da múltipla propriedade.

Então contratamos uma equipe de especialistas no segmento para criar a Livá e já estamos administrando 2 resorts. Um deles é o Lagoa Eco Towers, em Caldas Novas. Também assumimos a gestão do Capivari Eco Resort, na Grande Curitiba. A Livá é essa empresa que tem como proposta ajudar na gestão desse tipo específico de resort.

No caso da Xtay, notamos o crescimento da oferta de apartamentos estilo studio. O conceito dos espaços otimizados com serviço é uma tendência mundial. Só em São Paulo estima-se que abrirão 20.000 unidades até o final de 2023. Novamente, percebemos um nicho que estava ligado ao tipo de serviço oferecido por nós. A XTay foi criada para oferecer o know how da Atrio Hotel Management para essa proposta de moradia com lifestyle.

É importante também ressaltar que a XTay também trabalha com empreendimentos como os hotéis eletrônicos. Um bom exemplo é o Atrium Pedra Branca by XTay, que fica na Grande Floripa. Ao chegar, o hóspede faz o check-in + aciona o elevador + abre a porta do quarto + solicita e agenda serviços usando um aplicativo. Os hotéis eletrônicos são outra tendência para um tipo de hóspede que quer ter liberdade e privacidade.

Depois de tantos investimentos, já é possível avaliar alguns resultados?

Estamos indo bem. Tivemos um começo de ano bom. No 1º trimestre de 2022 tivemos cerca de 97% do orçamento realizado. Olhamos para frente e vemos boas perspectivas. Este será um ano positivo, pois a retomada está sendo muito forte.

Ibis Guaíba (Foto: Divulgação)

Dentro desse cenário, quais são as metas da Atrio para 2022?

Temos como meta crescer 10% acima de 2019. É uma meta ousada, porque se você conversa com o segmento da hotelaria, a meta média é atingir 80, 90% dos números pré-pandemia. Aí pensamos: vamos puxar pra cima, porque há uma demanda muito reprimida.

Para mim esta acontecendo o que chamo de o Woodstock do turismo As pessoas querem viajar, aproveitar e sentir a liberdade de ir e vir. Todos se consideram sobreviventes de um período difícil e agora é o momento de celebrar, vivendo e viajando bem.

César Nunes = Vice-Presidente de Vendas & Marketing da Atrio Hotel Management

Além da tecnologia, outra tendência da hotelaria mundial é investir em sustentabilidade. O que a Atrio tem feito nesse sentido?

Há 5 anos a Atrio começou a investir em energia limpa que vem, basicamente, da energia solar. Na booking, existe um selo de hotel sustentável, e hoje, todos os nossos hotéis já possuem esse selo.

Já o neutro carbono é um movimento radical, e é uma ação certificada. Temos 2 hotéis em Santos, o Ibis Valon e o Novotel, com emissão neutra de carbono. Atualmente, segundo pesquisa feita por nós, esses são os 2 únicos hotéis no Brasil com emissão zero de carbono. E é esse o modelo que queremos replicar nas demais propriedades.

Sim, essa é outra tendência. As grandes empresas e os próprios hóspedes querem fazer negócios com empresas limpas. A Atrio está trabalhando para ter, o mais breve possível, 100% dos nossos hotéis trabalhando com emissão 0 de carbono.

Tags: AtrioAtrio Hotel ManagementLiváXtay
ShareTweetSharePin
Previous Post

Quem viaja pela República Dominicana começa visitando Santo Domingo

Next Post

Drawn to Life é espetáculo imperdível no Disney Springs

Next Post

Drawn to Life é espetáculo imperdível no Disney Springs

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

revistatravel3

@RevistaTravel3
Desde 2007, conectando você aos melhores destinos
Lazer, negócios + aventura
Por Caroline & Claudia Tonaco
Link na bio

Temos recebido muitas dúvidas e questionamentos s Temos recebido muitas dúvidas e questionamentos sobre esse tema, então fique por dentro:

🌎 O que mudou? 

A LATAM foi a primeira companhia a lançar a tarifa Basic Internacional sem mala de cabine incluída, em outubro de 2024. 

Agora, desde ontem, 14 de outubro de 2025, a GOL passou a adotar política semelhante em seus voos internacionais. 

Essas tarifas, de ambas as companhias aéreas, são voltadas para quem viaja leve e quer pagar menos — mas com um detalhe importante: 

👉 a mala de cabine deixou de estar incluída nessas tarifas. 

MAS ATENÇÃO: a mudança não atinge passagens emitidas anteriormente!

🛫 LATAM — Tarifa BASIC INTERNACIONAL 

• O passageiro pode levar apenas um item pessoal, como mochila ou bolsa. 
• Peso máximo: 10 kg 
• Medidas: 45 × 35 × 20 cm 
• O item precisa caber embaixo do assento. 
• Para levar a mala de cabine tradicional (55 × 35 × 25 cm), é preciso pagar à parte — a compra pode ser feita até 6 horas antes do voo. 

💡 Nas demais tarifas (Light, Plus e Top), a mala de cabine continua incluída normalmente. 

🛫 GOL — Tarifa BASIC INTERNACIONAL (novidade de 2025) 

• A companhia passou a oferecer uma opção sem mala de cabine incluída. 
• O passageiro pode levar apenas um item pessoal, como bolsa ou mochila, de até 10 kg. 
• Medidas recomendadas: 40 × 30 × 20 cm. 
• A mala de cabine (até 10 kg) só pode ser levada mediante pagamento adicional. 

💡 A nova tarifa está disponível em rotas internacionais da GOL, inclusive América do Sul. 

🧳 E nos voos dentro do Brasil? 

Fique tranquilo! Pelo menos por enquanto, nada muda!

Nos voos domésticos, segue a regra da ANAC: 
✅ 1 mala de mão (até 10 kg) + 1 item pessoal.
Enquanto o Brasil inteiro está apostando em quem Enquanto o Brasil inteiro está apostando em quem matou Odete Roitman, o cenário do crime brilha ainda mais na vida real!

O lendário Copacabana Palace, A Belmond Hotel, acaba de ser eleito o melhor hotel da América do Sul pelo Condé Nast Traveller Readers’ Choice Awards 2025 do Reino Unido.

E as boas notícias não param por aí — o ícone carioca também recebeu duas chaves do Guia Michelin, reconhecimento que celebra experiências de hospitalidade excepcionais.

Com mais de um século de história, o @belmondcopacabanapalace segue como sinônimo de sofisticação, elegância e autenticidade — protagonista nas telas e na hotelaria mundial. 

#Travel3 #CopacabanaPalace #Belmond #ValeTudo #HotelPremiado #RioDeJaneiro #HotelariaDeLuxo #CondéNastTraveller #GuiaMichelin
Em plena Floresta Amazônica, entre as copas das árvores, o @juma_amazon_lodge mostra como é possível unir conforto e sustentabilidade em um hotel na selva. 

Com bangalôs sobre palafitas, restaurante, piscina e redário voltados para o rio Juma, o melhor é que o hotel agora opera com energia 100% limpa e autônoma.

E segue oferecendo aos hóspedes uma imersão completa na floresta, para que possam aproveitar da gastronomia regional aos passeios guiados.

#Amazônia #TurismoSustentável #JumaAmazonLodge #Amazonas #Brasil #Viagem #Ecoturismo #HotelNaFloresta #travel3 #sustentabilidade #florestaamazonica @torranogi @rougecomunicacao
Já salva essa dica porque é boa! O Residence Inn Já salva essa dica porque é boa!
O Residence Inn by Marriott @residenceinnplayadelcarmen foi mais um hotel que visitei na Riviera Maya e que indico para quem busca praticidade sem abrir mão do conforto.

Com unidades em Cancún, Playa del Carmen e Mérida, a marca oferece suítes amplas, com cozinha moderna e totalmente equipada, perfeitas para quem gosta de preparar suas próprias refeições.
No lobby, um mini market garante conveniência para emergências de última hora.

Além disso, o hotel conta com academia bem equipada e um rooftop agradável, com bar e piscina, ideal para relaxar depois de um dia intenso de passeios ou trabalho.

É a opção perfeita para famílias, viajantes de negócios ou quem planeja uma temporada mais longa no México, com a liberdade de um apartamento e o cuidado e segurança da hospitalidade Marriott.
•
#rcdhotels #travel3 #residenceinnmarriott #playadelcarmen #cancun #merida #famfest #famfestlatam @rougecomunicacao @famfestlatam
Siga no Instagram
[Valid RSS]
  • Fale Conosco

© 2022 Travel3

No Result
View All Result
  • DESTINOS
    • África
    • América Central e Caribe
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Brasil
    • Europa
    • Oceania
  • IR E VIR
    • Ar
    • Mar
    • Terra
  • HOSPEDAGEM
    • Internacional
    • Nacional
  • GASTRONOMIA
  • DICAS
  • ACONTECE NO TURISMO
    • Eventos e Feiras
    • Negócios
    • Operadoras
  • TRAVEL3
    • TvTravel3
    • Radio Travel3
    • Facebook Travel3
    • Instagram Travel3
  • GUIAS
    • Barcelona
    • San Miguel de Allende

© 2022 Travel3

Este website utiliza cookies. Para continuar navegando você precisa concordar com nossas políticas de privacidade.