Saiba as cidades e atrações que devem ser incluídas em um roteiro pela região
Portugal é hoje a grande estrela entre os países europeus. O destino tem muito a oferecer ao turista que gosta de viagens diferenciadas. Ao sul da capital portuguesa, uma rota reserva deliciosas surpresas aos viajantes. Esse território localizado entre o Rio Tejo e o Algarve é conhecido como Alentejo.
Em planícies ocupadas por olivas, vinhas e amendoeiras, ainda hoje imperam castelos e palácios muitos deles convertidos em luxuosos hotéis, com restaurantes consagrados.
A Travel3 sugere um roteiro que considera imprescindível para quem quer vivenciar a verdadeira essência do Alentejo. Boa viagem!
Leia mais = Enoturismo: Quinta do Crasto é dica de visita em Portugal

Mértola
Esta pequena cidade guarda a herança islâmica através das bem preservadas construções de época. Um bom exemplo é a antiga mesquita local, que foi transformada em uma igreja católica. Um grande evento local é o Festival Islâmico de Mértola.

Monsaraz
Ruas estreitas, com calçamento de pedra fazem o viajante embarcar em uma viagem ao passado. A visão fica ainda mais autêntica quando o visitante se depara com o entorno medieval. Uma das grandes atrações de Mansaraz é a Igreja de Santiago. O Castelo de Monsaraz e a Casa da Inquisição, um museu com a história da cultura judaica na região são atrações imperdíveis. A charmosa vila ainda oferece belas lojas de artesanato com artigos típicos.

Elvas
Localizada nas proximidades da fronteira com a Espanha, a história de Elvas é marcada por guerras e conflitos ao longo dos séculos. A cidade se ergueu a partir dos estratégicos pontos de defesa das fronteiras portuguesas.
Suas fortificações são consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Imponentes são os fortes da Graça e de Santa Luzia, Fortins de São Mamede, São Domingo e São Pedro. Impressionantes são as muralhas construídas no século 17. Imperdível é visitar o Castelo de Elvas e, se possível, apreciar do alto o pôr do sol do Alentejo.
Sines
A antiga vila de pescadores hoje fascina os turistas. Sines é conhecida por ter algumas das melhores praias da Europa. São Torpes é o point dos surfistas e Samoqueira é para quem busca privacidade. Sines tem ainda como atração o seu castelo e um museu dedicado a Vasco da Gama, um filho da terra.

Évora
Nenhuma viagem pelo Alentejo fica completa sem uma visita a Évora, o grande destino da região. Sua principal cidade tem atrações de sobra para os visitantes, como o Templo Romano de Évora, construído no final do século 2. A Sé de Évora, a Igreja de São Francisco, com a impressionante Capela dos Ossos são ícones locais.