Porta de entrada para os mais diversos destinos, estes aeroportos são atrações à parte
A chegada a um destino ainda desconhecido é um momento que antecede a construção de belas recordações, em meio a atrações como praias paradisíacas + hotéis deslumbrantes + pontos turísticos badalados. Porém, em alguns destinos, as surpresas e descobertas começam já no momento de chegada. A seguir, confira 7 destinos com aeroportos únicos, que tornam a chegada um momento mágico.
1 = Aeroporto Internacional Princesa Juliana – St. Martin
Famoso por sua proximidade com a Praia de Maho, o Aeroporto Internacional Princesa Juliana, na ilha de Saint Martin, no Caribe, é uma atração à parte para os turistas que vistam o destino. Tanto aqueles que estão prestes a aterrissar quanto os banhistas podem sentir a emoção enquanto as aeronaves passam a moucos metros da praia.
Por outro lado, é importante que os turistas não se aproximem excessivamente da pista, a fim de evitar acidentes.
2 = Aeroporto de Paro – Butão
Na 3ª maior cidade do Butão, o Aeroporto Internacional de Paro é uma entrada icônica para o “Reino da Felicidade”, como é conhecido o destino. Apenas um seleto grupo de pilotos tem permissão para aterrissar ou decolar na pista, devido à alta complexidade da operação.
Isso porque o aeroporto está inserido em um vale com mais de 2.200 metros de altitude, próximo à Cordilheira do Himalaia, e é rodeado por picos com mais de 5.500 metros.
3 = Aeroporto de Barra – Escócia
Nada de asfalto: no Aeroporto de Barra, na Escócia, os pousos e decolagens são realizados na própria praia. Os pilotos, além de conferirem as condições climáticas, precisam se atentar também aos períodos de baixa maré, que é quando a “pista” não está encoberta pela água. Apenas pequenos aviões particulares são autorizados a pousar neste que é o único aeroporto do mundo a operar numa praia.
4 = Aeroporto de Courchevel – Alpes Franceses
Famosa por ser reduto de milionários durante a temporada de neve no hemisfério norte, a estação de esqui de Courchevel é atendida por um pequeno aeroporto com apenas 525 metros de pista – que termina em um penhasco. Apesar do “risco”, a vista sobre a neve é deslumbrante.
5 = Aeroporto Internacional de Kensai, Osaka – Japão
No Japão, encontrar espaço para construir nem sempre é uma tarefa simples. Este fato levou à construção de mais um dos aeroportos únicos que merecem ser visitados: o Aeroporto Internacional de Kensai, em Osaka, erguido em 1994, em uma ilha artificial. Com 4 quilômetros de comprimento por 1 de largura, o aeroporto se destaca por possuir o maior terminal de passageiros do mundo, com 1.700 metros.
6 = Aeroporto de Donegal – Irlanda
No extremo norte da Irlanda, no Condado de Donegal, o Aeroporto de Donegal se destaca por oferecer aos passageiros uma aterrisagem digna de cinema. Com uma pista de pouso construída no meio do “nada”, é possível observar a variedade da paisagem durante um pouso = rochas e montanhas + praias de areias douradas + águas cristalinas + o imponente Monte Errigal; tudo ao alcance dos olhos.
7 = Aeroporto Qamdo Bangda, Tibete
Por fim, o útimo dos aeroportos únicos que você precisa conhecer é o Aeroporto Qamdo Bangda, na China, um local especialmente interessante para viajantes curiosos. A mais de 4.300 metros acima do nível do mar, ele é considerado o 2º aeroporto de maior altitude do mundo. Além disso, o local detém também o recorde de pista de aterrissagem mais longa – que com 5500 metros de comprimento minimiza as dificuldades impostas pela altitude.