Autenticidade + diversidade + conforto são palavras chaves para o próximo ano
Virtuoso mostra o que será tendência no universo das viagens em 2020. Afinal, é sempre assim. Chega o final do ano e começam a surgir as listas de lugares incríveis que a gente precisa conhecer no ano seguinte. Como se você e eu tivéssemos concluído a lista do ano passado, do atrasado, do começo da década.
Em tempos de mídia social, onde proliferam as listas dos Top 10, 20, 30 lugares incríveis pra gente conhecer em 2020, trocar modismo por afinidade e quantidade, por qualidade é uma boa sugestão.
A não ser que você tire férias de 30 dias, na hora de fazer um roteiro, que tal escolher apenas 1, 2, no máximo 3 cidades para visitar? Só assim você terá um conhecimento mais profundo de cada uma. Só assim você terá tempo para, indo aos lugares certos, capturar a essência do lugar.
Mas como informação de boa qualidade é o início de toda viagem, é válido ler algumas dessas listas. A da Virtuoso, por exemplo, é feita a partir da visão de mais de 1.000 consultores especializados. São profissionais de mais de 50 países, que só trabalham com o que há de melhor em matéria de destinos, hotéis e serviços turísticos ao redor do mundo. Cada um deles deu a sua opinião sobre as tendências em viagem para o próximo ano.
Autenticidade, diversidade e conforto são palavras chaves da lista 2020. São palavras perfeitas para aquele viajante que encara a viagem como uma joia, um investimento, uma experiência que ele, o viajante, está se dando de presente e que irá enriquecê-lo para o resto da vida.
Viagens de aventura, ou para celebrar uma ocasião especial. Viagens de imersão cultural ou que incluam atividades inusitadas. Essas são algumas das tendências para 2020. E um ponto de partida interessante usado pela Virtuoso é criar uma lista de destinos e roteiros a partir de conceitos.
Virtuoso mostra tendências para quem busca o inexplorado ou o inesperado
Se você gosta de descobrir lugares que ainda estão fora do mapa do turismo tradicional, pode pensar em viajar, por exemplo, para lugares como a Groelândia, que é tão linda, que até o atual presidente dos Estados Unidos quis comprar. Mas sabemos que única coisa que dinheiro compra que deixa a gente mais rico é uma boa viagem.
Ainda na lista dos destinos pouco explorados estão lugares como o Sultanato de Oman, a Antártida e as Ilhas Galápagos. Certamente nesses lugares prevalecerá o espírito do explorador, que tudo quer ver, observar, ouvir, provar e experimentar.

Tendência 2020 inclui combinar destinos complementares
Outra tendência é a de conhecer aspectos completamente diferentes dentro de uma mesma viagem. Por exemplo, ir para Los Angeles, na Califórnia ou para a Espanha e curtir numa mesma viagem, esportes marítimos e esportes de neve. Ou ir para uma cidade grande, como Ho Chi Minh, no Vietnam e seguir para conhecer a floresta tropical vietnamita. Ou ainda, viajar para uma temporada cultural, em São Paulo e seguir para um retiro num belo hotel encravado no meio da natureza.

A Virtuoso mostra também que a gastronomia, mais do que uma tendência, é um clássico
Os roteiros gastronômicos são são um forte motivo para as pessoas arrumarem as malas e experimentarem novos e deliciosos sabores mundo afora. E esses sabores podem estar na comida ou na bebida. Em geral, viagens gastronômicas remetem a países como França, Itália e Peru, por exemplo. Mas se você aprecia roteiros gastronômicos e já visitou esses destinos, minha sugestão é que você explore novos lugares. Afinal, viagem tem tudo a ver com sair da zona de conforto para fazer novas descobertas.
Um país onde a gastronomia é grandiosa é o Vietnam, na Ásia. Os pratos típicos, como o Pho – uma sopa a base de vegetais e macarrão de arroz – e o dumpling – bolinhos de massa recheada com ingredientes variados, cozidos no vapor e servidos em cestinhos de bambu, são iguarias que você vai amar e querer repetir. E a partir da gastronomia do Vietnam você começa a conhecer um pouco mais sobre a história e as tradições locais, até se aproximar da alma do país.