Ser um viajante e responsável e consciente é um exercício que pode ser feito com maior e menor intensidade. Tudo depende de treinar e, aos poucos, aumentar o seu grau de comprometimento com o meio ambiente e com os lugares que você visita.
Se você nunca pensou sobre o assunto, mas quer, aos poucos, começar a fazer a diferença na hora de viajar, talvez seja a hora de começar.
Mala mais leve = menos combustível queimado
Na sua próxima viagem comece fazendo uma mala mais leve, para não deixar o avião tão pesado. Quanto mais leve a aeronave, menos combustível ela vai queimar. Faça a sua parte.

Ande a pé ou use o transporte público
Sempre que possível use o transporte público das cidades que você vai conhecer. Melhor ainda se você andar a pé, o que possibilita você a conhecer aquele lugar com uma visão mais profunda.
Consuma produtos locais
Conheça restaurantes locais e compre lembranças de viagem e artesanatos locais que tenham alguma utilidade para sua vida prática e nunca produtos feitos que usem partes de animais protegidos por lei ou em perigo de extinção, como peças de marfim, por exemplo.
Esqueça os plásticos
E pare de consumir plásticos de uso único. De acordo com a Fundação Plastic Oceans anualmente são despejados nos mares mais de 8 milhões de toneladas de plásticos.

Recuse os canudos de plástico e sempre que possível escolha tomar água filtrada. Ao invés de comprar água mineral, que custa caro e ainda vem em uma garrafa que você vai jogar no lixo, invista em uma garrafa térmica de metal, resistente, para você tomar água sempre gelada, seja na viagem ou na sua rotina diária.
Se você ainda não escolheu o destino das suas próximas férias, uma boa sugestão é visitar países, cidades ou regiões que preservam o ecossistema. Países como Portugal e Equador têm muito a nos ensinar sobre sustentabilidade e respeito ao meio-ambiente.
Lembre-se dos avisos nos banheiros dos hotéis
Você certamente deve ter visto o aviso nos banheiros dos hotéis que visitou e eles estão certos. Usar a mesma toalha de hotel durante a sua estadia é mesmo uma opção responsável e consciente e faz uma substancial economia no uso de água e energia.

Viajar com responsabilidade pode exigir uma maior atenção no princípio, mas você acabará incorporando os hábitos e levando-os para a sua vida diária, ajudando a mudar os hábitos e a preservar o meio-ambiente aqui também, no Brasil.