Baseado no romance de Agatha Christie, o filme mostra belas atrações do país
Já está em cartaz o filme Morte no Nilo, dirigido por Kenneth Branagh e protagonizado por um elenco de destaque. No longa, baseado no romance homônimo de Agatha Christie, as férias do detetive belga Hércules Poirot (Kenneth Branagh) a bordo de um glamuroso navio a vapor no Egito se transformam em uma terrível procura por um assassino, enquanto a lua-de-mel idílica de um casal perfeito é tragicamente interrompida.
Ambientada em uma épica paisagem de vistas arrebatadoras do deserto e as majestosas pirâmides de Gizé, esta história de paixão desenfreada e ciúmes apresenta um grupo cosmopolita de viajantes impecavelmente vestidos, e as reviravoltas inesperadas suficientes para deixar o público inquieto e perplexo até o chocante desfecho.
O cenário, aliás, é um dos principais destaques de Morte no Nilo. Apesar de o elenco ter gravado as cenas no Reino Unido, a equipe de produção viajou para o Egito para filmar o Rio Nilo e as pirâmides da cidade de Gizé, locais utilizados como pano de fundo no longa-metragem.
Outro local do Egito que inspirou os cenários do filme foi o Old Cataract Hotel, um lendário hotel localizado na cidade de Aswan, que já recebeu hóspedes como Winston Churchill, Margaret Thatcher e a própria Agatha Christie, que escreveu o livro Morte no Nilo em sua estadia por lá.
O hotel foi recriado no Longcross Studios, no Reino Unido, e é onde acontece o casamento dos personagens Simon (Armie Hammer) e Linnet (Gal Gadot). A versão fictícia foi construída com base em uma visita da equipe de produção ao hotel, mas com algumas licenças artísticas para atender às demandas do roteiro.
A maior parte do filme, no entanto, se passa no navio a vapor intitulado SS Karnak. Para gravar as cenas, o plano inicial era construir um barco que pudesse flutuar na água, mas no final o modelo foi executado em trilhos de trem, os mesmos utilizados para sugerir movimento no filme Assassinato no Expresso do Oriente (2017).
Templos egípcios garantem belas imagens para os espectadores de Morte no Nilo
O local do início do filme, quando membros do grupo de viajantes visitam algumas ruínas, foi baseado nos Templos de Philae, uma ilha perto de Aswan. O templo, dedicado à deusa Ísis, foi construído no século 4 a. C. e transferido para a Ilha Agilkia no final dos anos 1960 antes da construção da Represa Alta de Aswan, que teria inundado muitos dos maiores monumentos do Egito. O local é famoso pelos hieróglifos que adornam suas paredes, recriados para o filme em placas de gesso em tamanho real.
Abu Simble, o famoso templo do Rei Ramses II, também integra as belas locações do filme, já que é visitado pelos personagens durante a festa de casamento. O local é caracterizado pelas estátuas de figuras sentadas, esculpidas na rocha no século 13 a.C. em homenagem a Ramsés II. Elas foram realocadas em 1968 para uma colina artificial próxima antes da construção da Represa Alta de Aswan. Para o filme, eles foram recriados em sua posição original e nas mesmas dimensões, e a construção durou 16 semanas.