Fique por dentro das novidades que tornarão sua viagem inesquecível
2022 é o ano da retomada definitiva das viagens – e falar na França sempre desperta o coração dos brasileiros, que têm uma paixão explícita pelo país europeu. Não é por menos que o destino é um dos que mais recebem turistas brasileiros na Europa.
E, apesar do fechamento das fronteiras para nós até julho do ano passado, 2021 foi um ano que trouxe inúmeras novidades na arte, na gastronomia e no turismo da França.
Em novembro do ano passado, o Primeiro Ministro francês Jean Castex revelou o objetivo de relançar e transformar o turismo do país, e anunciou o Plano Destination France, que visa fazer da França o destino número um para o turismo sustentável até 2030 – promovendo excelência, crescimento e emprego, baseado em um modelo mais qualitativo e sustentável.
A Atout France, mobilizada com esta ação, realizou uma conferência de imprensa onde apresentou lançamentos, aberturas e eventos culturais no país para 2022.
Confira as principais atrações que a França te reserva e voilà! Esteja pronto para agendar sua próxima viagem para o destino.

1= Bordeaux foi eleita a capital europeia do turismo inteligente para 2022
A capital vinícola da França e maior patrimônio mundial urbano do mundo, Bordeaux recebeu do concurso Capital Europeia do Turismo Inteligente 2022.
Este título reflete sua desenvoltura como destino turístico com acessibilidade, sustentabilidade, transformação digital, herança cultural e criatividade.
A cidade utiliza os seus recursos existentes e os redireciona para impulsionar as suas práticas turísticas inteligentes.
Exemplo disso é o Darwin Eco-système, um coletivo voltado para uma economia verde que se tornou um dos locais mais visitados de Bordeaux.
Este antigo quartel militar abriga uma fazenda urbana e o maior restaurante orgânico da França, mostrando assim que se pode “consumir de forma diferente”.
Com intenção de valorizar a cidade e de aumentar o número de visitantes, Bordeaux vai receber uma escultura no centro da cidade, um vídeo promocional e outras ações sob medida. Uma iniciativa promovida pela União Europeia (UE) e financiada pelo Programa COSME, com o objetivo de promover, divulgar e facilitar o turismo inteligente no espaço da UE.

2 = Grenoble foi eleita capital verde europeia para 2022
O título de Capital Verde Europeia é atribuído às cidades que cumprem objetivos ambiciosos em termos de meio-ambiente e de desenvolvimento sustentável.
Grenoble ganhou o Prêmio Capital Verde da Europa 2022. Para isso, a cidade reduziu em 25% as partículas finas no ar entre 2004 e 2015 – o que a torna a maior zona de Baixa Emissão da França. Além disso, a cidade é a 2ª da França em que mais se usa bicicletas, com 320 km de ciclovias.
Em 2022, Grenoble também terá 100% de sua eletricidade verde, e está trabalhando para uma redução de 50% na emissão dos gases de efeito estufa até 2030.
Porta de entrada para os Alpes franceses, Grenoble une um bairro histórico com galerias de arte de reputação mundial e uma paisagem natural espetacular.

3 = O Louvre-Lens faz 10 anos
Irmão do Louvre de Paris, o Louvre-Lens marcará o seu 10° aniversário do dia 1° de janeiro até o dia 4 de dezembro de 2022, com duas grandes exposições.
Rome: la Cité et l’Empire oferecerá uma vasta retrospectiva sobre a civilização romana desde a sua fundação em 753 a.C. até à queda do Império em 476 d.C., com uma coleção de arte e antiguidades do Louvre de Paris, seguida pela Hieróglifos.
Situado no norte da França, Lens é facilmente acessível por trem a partir de Paris em pouco mais de uma hora.

4 = O 30° aniversário da Disneyland Paris
A Partir de 6 de março de 2022 a Disneyland Paris comemora o seu 30° aniversário em 2022 com uma temporada completa de eventos emocionantes.
O parque de diversão vai celebrar o seu passado e futuro em estilo brilhante, oferecendo aos visitantes experiências especiais em toda a Disneyland e nos estúdios Walt Disney.
As comemorações coincidem com o 50° aniversário do Walt Disney World. Confira o site da atração para ficar por dentro das últimas novidades.

5 = A Cité du Vitrail abre em Troyes
A região de Champagne está pronta para celebrar a cidade de Troyes no próximo ano, jóia do departamento do Aube e conhecida há séculos como a capital do vitral da Europa.
A Cité du Vitrail será instalada no magnífico Hôtel-Dieu-le-Comte do século XVIII, com aproximadamente 3.000 metros quadrados dedicados a vitrais dos séculos XII ao XXI. A Cité também irá chamar a atenção sobre a criatividade dos artistas locais de vitrais.
O departamento do Aube também criou um aplicativo com itinerários para visitar igrejas com as janelas mais impressionantes.

6 = A réplica da gruta Cosquer abre em Marselha
A Gruta Cosquer é uma caverna arqueológica subaquática nas calanques de Marselha que contém mais de 500 obras excepcionais de arte rupestre, de quando foi habitada entre 19.000 e 33.000 anos atrás.
Uma reprodução fiel da caverna abrirá em junho na Villa Méditerrannée, uma estrutura ultramoderna no Vieux-Port, em Marselha.
Os visitantes poderão explorar a réplica da caverna em pequenos veículos autoguiados e testemunhar representações da vida marinha tais como pinguins, focas e águas-vivas.
Haverá também um centro de interpretação focado na arte rupestre, na pré-história e na questão da elevação do nível do mar, da qual a Gruta Cosquer é um exemplo único.
Um filme mostrado no auditório irá apresentar a história da descoberta da caverna.
7 = Novo espaço cultural em Paris: Maison LVMH Arts – Talents – Patrimoine
Parte do conglomerado de bens de luxo Louis Vuitton Moet Hennessy, La Maison LVMH/Arts – Talents – Patrimoine será uma nova instituição cultural multidisciplinar em Paris dedicada ao patrimônio artístico, às artes aplicadas, a exposições e a performances ao vivo.
Abrirá suas portas depois da renovação do antigo Musée des Arts et Traditions Populaires no coração do Bois de Boulogne.
O edifício original foi projetado por Jean Dubuisson, vencedor do Prix de Rome e estudante de Le Corbusier, e recentemente reelaborado pelos arquitetos Frank Gehry e Thomas Dubuisson, neto de Jean.
Além de oficinas de artistas, o espaço também abrigará um restaurante com vistas panorâmicas deslumbrantes da capital.

8 = Hotelaria: Novas acomodações em Paris e na França em 2022
Embora seja um destino clássico, a França sempre surpreende e inova no quesito hotelaria. Vários hotéis foram inaugurados recentemente, incluindo o imperdível Madame Rêve, inaugurado em outubro de 2021, na antiga casa dos Correios, totalmente reformada, perto do Centro Pompidou.
O hotel, no emblemático prédio do século XIX, personifica a hospitalidade de luxo francesa e oferece aos hóspedes uma vista única da paisagem urbana parisiense a partir de seus 82 quartos e suítes.
Há duas opções de jantar: restaurante mediterrâneo Madame Rêve Café, e La Plume, inspirado na culinária japonesa.
O jardim do rooftop do hotel faz um belo ponto de encontro, unindo um clima de natureza ao burburinho da cidade.
Além disso, em 2022 os turistas brasileiros poderão conhecer novos estabelecimentos, todos eles, claro, exibindo muito luxo e sofisticação.
É o caso do Como Le Montrachet, um hotel 5 estrelas que tem previsão de abrir suas portas na região da Borgonha até o fim do ano, o Anantara Plaza na Riviera Francesa, em Nice, o resort 5 estrelas Chateau Six Senses perto de Chambord e o Hotel Fleur de Blois, ambos no Vale do Loire.

9 = Inauguração da Cité Internationale de la Gastronomie et du Vin
A culinária francesa, considerada um verdadeiro tesouro nacional, foi declarada patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO em 2010.
Em 2022, grandes novidades na área gastronômica prometem não decepcionar os amantes do estilo de vida francês, e um exemplo disso é a inauguração da Cité Internationale de la Gastronomie et du Vin na Borgonha, que consiste em um distrito de oito hectares de edifícios históricos restaurados e reaproveitados, que contará com um centro cultural de capacitação de alimentos e vinhos, com apoio da escola de culinária Ferrandi.

A Cidade Internacional da Gastronomia e do Vinho é o ponto de partida da famosa rota dos vinhos da região, que vai de Dijon até Macon, passando por Beaune.
Entre os destaques deste projeto ecológico, os visitantes poderão encontrar o Centro Cultural e de Formação voltado para gastronomia e vinhos – com uma unidade da Escola de Gastronomia Ferrandi, novas lojas e restaurantes, assim como um hotel quatro estrelas e um complexo de cinema com 13 salas.
Mais da metade das estruturas desta nova área de 35.000m2 será composta por edifícios históricos restaurados.

10 – Food Society abrirá na primavera parisiense
O Food Society, considerado o maior salão de alimentação da Europa, será um espaço culinário único dentro dos Ateliers Gaîté em Paris, no bairro de Montparnasse, Rive-Gauche.
Com inauguração prevista para a primavera parisiense, servirá café da manhã, almoço, aperitivos e jantar. Tudo isso numa estrutura de 35 balcões de buffet – entre bares e restaurantes de comida de rua – num espaço de 5.000 m2, distribuídos em três andares.
E ainda tem mais motivos para além de 2022

Copa do Mundo de Rugby 2023
Já em 2022, a França se prepara para a Copa do Mundo de Rugby de 2023; 200 anos após o nascimento do esporte.
Com 48 jogos a serem realizados em 10 cidades – Bordeaux, Lille, Lyon, Marselha, Nantes, Nice, Paris, Saint-Denis, Saint-Etienne e Toulouse – e o slogan “We Are Rugby”, esta Copa será uma comemoração de 45 dias do esporte que é popular no país.
Serão 600 jogadores no total, vindos de cinco continentes e divididos em 20 equipes.

Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2024
A França tornou-se oficialmente a nação anfitriã dos próximos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de verão em 2024 (os jogos da 33ª Olimpíada), recebendo a bandeira da antecessora Tóquio.
Programados para acontecer exatamente 100 anos após os últimos Jogos de Verão da França, Paris 2024 será o maior evento já organizado no país.
Promete ser uma celebração inclusiva, interativa e sustentável do esporte: os primeiros Jogos Olímpicos que respeitam totalmente o equilíbrio de gênero, neutros em termos de emissão de carbono, e abertos à participação do público em geral.
Os jogos se estenderão às cidades de Nantes, Bordeaux, Lyon, Nice e Marselha, bem como à ilha do Taiti, na Polinésia Francesa, onde acontecerão, dentre outras, as competições de surfe.

Em 2022, voe para a França com a Air France
A Air France nunca parou de voar para o Brasil e está gradualmente retomando sua malha aérea no país, com voos diretos partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.
Com aeronaves modernas, a companhia ajusta sua operação à demanda crescente por viagens para a Europa à medida que o mundo reabre as fronteiras para negócios e turismo.
Para mais informações e atualizações sobre os pré-requisitos de entrada na França, os melhores eventos, exposições e datas importantes, clique aqui.
Confira aqui o vídeo sobre as novidades que te esperam na França em 2022, e bon voyage!