Da Puerta do Sol a Puerta de Alcalá, um percurso para você aproveitar ao máximo enquanto caminha pela capital da Espanha
Madri está sempre entre as realezas do turismo mundial. Localizada no coração da Espanha e com quase 7 milhões de habitantes, a capital espanhola é um dos destinos mais visitados do planeta. E a razão é simples. A metrópole oferece uma infinidade de passeios e opções de diversão; um sem número de hotéis fantásticos e ainda restaurantes e bares que merecem ser apreciados.
História, cultura, patrimônios mundiais, arquitetura, religião, monumentos, compras, gastronomia e vida noturna são anualmente descobertos por milhões de pessoas. Em 2023, a cidade recebeu 14 milhões de turistas, estabelecendo um novo recorde. A cada um de seus visitantes, Madri responde com hospitalidade e serviços turísticos de alta qualidade.

Entre o movimento feérico da Gran Via, sua grande artéria comercial, até a madrugada agitada nas badaladas casas noturnas do La Latina, um dos bairros mais antigos e vibrantes da cidade, Madri é um fluxo contínuo de atrações. Palácios, museus, praças e parques maravilhosos são parte integrante da paisagem urbana, tornando a metrópole uma experiência inesquecível para moradores, turistas e visitantes.
Devido à sua localização estratégica, Madri conecta viajantes de todo o mundo ao restante da Espanha e da Europa. Explorar a cidade a pé é uma excelente maneira de apreciar suas obras de arte requintadas, o paisagismo elegante e a invejável infraestrutura urbana.
E o melhor é que curtir tudo isso não custa nada!

Comece pelo Marco Zero de Madri
A praça Puerta do Sol é o Marco Zero de Madri, local perfeito para você iniciar seu passeio de descobertas urbanas. Sua marca registrada é a estátua em bronze de um urso comendo os frutos do madroño, uma espécie de morango. O urso e o madroño são elementos presentes no brasão de armas de Madri, simbolizando a fauna e flora da área. A imagem é tão emblemática que se tornou um ponto de referência popular para turistas e moradores locais, além de ser um lugar comum para encontros e fotografias.

Além de ser um ponto de referência central, a Porta do Sol é um dos locais mais vibrantes e movimentados da cidade, conhecido por ser o epicentro de celebrações e eventos, como as famosas festividades de Ano Novo. Ao seu redor estão monumentos e edifícios históricos, um comércio rico e variado, bares, restaurantes e cafeterias.

Siga para a Plaza Mayor até alcançar o Palácio Real
Todas as cidades da Espanha têm a sua Plaza Mayor e a de Madri sintetiza a tradição histórica espanhola. Emblemática, monumental, mas ao mesmo tempo intimista, tem ares de um palco através do qual a vida madrilenha se descortina.
Desde o século 17 é um dos pontos nevrálgicos da cidade. Ali eram realizadas touradas, desfiles e até mesmo execuções. Com as fachadas dos prédios ao redor finamente decoradas, mantém ainda o título de um dos centros sociais de Madri.

A Plaza Mayor abre caminho para você seguir até uma região mais aristocrática. Depois de andar por cerca de 10 minutos você chegará até a Plaza de Oriente, adornada com estátuas de reis e rainhas, e, enfim, ao Palácio Real.
O Palácio Real de Madrid é um dos maiores do mundo, e uma das poucas residências oficiais de Chefes de Estado abertas para visitação. O magnífico edifício é cercado por jardins exuberantes e pela Guarda Real, que realiza o espetáculo da Troca de Guarda todas as manhãs de quartas-feiras, para deleite do público.

Dê meia volta para pôr os pés na Gran Via e admirar a Fonte de Cibeles
Mesmo que você tenha chegado a menos de 24 horas em Madri, provavelmente você já passou ou atravessou a Gran Via. Chegou a hora de seguir o fluxo da mais efervescente e diversificada avenida da capital espanhola.
A Gran Via é também a mais democrática das avenidas madrilenhas abrigando lojas populares e de grifes; bares de tapas e restaurantes premiados, cinemas, teatros e casas noturnas. Para muitos visitantes, porém, a grande atração da famosa avenida está no seu acervo arquitetônico, clássico e imponente.

Durante sua caminhada pela Gran Via, além de apreciar as vitrines, olhe para o alto e admire a coleção de estátuas gigantescas que decoram a fachada e a cobertura dos prédios históricos da avenida.
A Gran Via liga o Palácio Real à Fonte de Cibeles, outra atração urbana de fazer qualquer visitante perder o fôlego. A fonte é composta por estátuas de mármore, algumas alcançando 8 metros de altura, que mostram a deusa, chamada de a Grande Mãe dos Deuses, numa carruagem puxada por leões. Em uma das mãos a deusa segura o seu cetro de divindade e, na outra, as chaves da cidade de Madri.

Termine seu passeio na Puerta de Alcalá e relaxe no Parque El Retiro
Ao deixar a Fonte de Cibeles, caminhe por apenas 5 minutos para entrar na Puerta de Alcalá. Tão famosa e icônica quanto a Puerta do Sol, a de Alcalá é um Arco do Triunfo, mais antigo que o de Paris e o de Berlim, construído para celebrar a chegada do rei Carlos 3º à capital.

E quem visita a Puerta de Alcalá ganha de presente uma outra atração. É o Parque El Retiro, um oásis de paz e relaxamento incrustrado no coração da cidade. Com um belo projeto paisagístico, um grande lago e o Palácio de Cristal, o parque é ideal para momentos tranquilos após um dia explorando Madri.

A Puerta de Alcalá recebeu esse nome por marcar o início de uma via que se transforma em estrada e termina em Alcalá de Henares, cidade natal de Miguel de Cervantes, expoente máximo da literatura espanhola e autor de Dom Quixote. Mas essa é uma história para outra viagem.
Ao final, de Puerta a Puerta, você conheceu o melhor do universo urbano de Madri!
A Orinter Tour & Travel possui os melhores pacotes e serviços para Madrid. Consulte seu agente de viagem e solicite os pacotes da Orinter.