Viena lidera o ranking global, que avalia fatores como saúde, educação e cultura
O esperado ranking das melhores cidades do mundo para se viver, é divulgado a cada ano pela revista britânica The Economist, e sempre chega com informações valiosas, principalmente para quem considera a ideia de mudar de residência, em busca de experiências urbanas aprimoradas.
A lista é divulgada logo no início do ano, e se torna um ponto de referência para aqueles que incluíram, entre as suas resoluções de ano novo, a ousada decisão de morar em uma nova cidade!
Para conquistar o topo do ranking, estas cidades oferecem aos seus moradores e visitantes, uma série de qualidades como infraestrutura e serviços urbanos, segurança e estabilidade em quesitos como saúde, cultura, meio ambiente e educação, entre outros.
Confira, abaixo, as 10 melhores cidades do mundo para se viver em 2024.
1. Viena, Áustria
Viena conquista, em 2024, o título de melhor cidade do mundo para se viver. A cidade se destaca pela combinação notável de excelente qualidade de vida, cuidado com o meio ambiente e preservação da rica cultura local. A capital austríaca é diferenciada também nos quesitos infraestrutura urbana, saúde e educação, o que proporciona uma experiência excepcional aos seus habitantes. Conhecida como a cidade da música, Viena é palco de inúmeros concertos, festivais de ópera e cinema, além de ser uma referência gastronômica global, mantendo o equilíbrio perfeito entre tradição e inovação.
2. Copenhagen, Dinamarca
Em 2º lugar, Copenhagen é, ao mesmo tempo, antiquíssima e moderníssima! A cidade dinamarquesa preserva cuidadosamente seu patrimônio histórico, ao mesmo tempo em que investe em modernas infraestruturas urbanas. Apesar do custo de vida elevado, Copenhagen oferece uma experiência encantadora aos visitantes, com dezenas de parques e atrações gratuitas. Suas ciclovias, entre as melhores do mundo, facilitam a circulação, enquanto a gastronomia local, vibrante e diversificada, contribui para a atmosfera vibrante da cidade.
3. Melbourne, Austrália
Ao mesmo tempo sofisticada e descontraída, repleta de atrações ao ar livre, de museus, mercados, restaurantes, shoppings e lojas para todos os estilos, Mélbórn conquistou essa 3ª posição por puro merecimento. Seu planejamento urbano resulta em uma cidade repleta de parques, praças e espaços verdes. E uma curiosidade: Em mélbourne, todo mundo ama café, e a bebida está presente em quase todas as interações sociais na cidade. Daí, ela passou a ser conhecida como a capital mundial do café, já que tem a maior quantidade de cafeterias per capita, em todo o planeta. Vale a pena conhecer alguns!
4. Sydney, Austrália
Sydney, classificada em 4º lugar, é uma cidade dinâmica que serve como um vibrante portal de entrada para a Austrália. Conhecida por desfrutar de 300 dias de sol ao longo do ano, Sydney irradia energia. A cidade está pontilhada de praças e arte urbana, muitas das quais se tornaram cartões postais do planeta, como a Opera House e a Sydney Bridge. Museus, galerias de arte, charmosos cafés, aconchegantes bistrôs e restaurantes luxuosos são lugar comum na cidade, assim como lojas e shoppings de alto nível. E, para completar, a hotelaria de Sydney beira o espetacular, o que deixa a escolha do seu hotel fácil e prazerosa.
5. Vancouver, Canadá
Vancouver, na Costa Oeste do Canadá, ocupa o 5º lugar no ranking da revista britânica The Economist, e destaca-se como uma cidade que se funde de forma perfeita com a natureza ao seu redor. Parques gigantescos, florestas exuberantes e ainda o Oceano Pacífico como pano de fundo, proporcionam a Vancouver uma atmosfera de tranquilidade e estabilidade para seus visitantes. A combinação entre a infraestrutura urbana e a beleza natural faz da cidade canadense uma escolha perfeita para os pretendentes moradores.
6. Zurique, Suíça
Zurique, a 6ª melhor cidade do ranking feito pela revista britânica The Economist, está sempre na lista das melhores do mundo. Zurique é uma cidade refinada, considerada a maior metrópole e polo econômico da Suíça. Quando você a visitar, vai notar a limpeza das ruas e a pontualidade do transporte público que, imagino, devem usar os relógios suíços para tamanha precisão! Seus cenários são belíssimos, com lagos e os imponentes Alpes ao fundo. Em Zurique, tomar um chocolate quente acompanhado de um croissant ou um pedaço de torta faz o visitante entender por que suíços são também famosos quando o assunto é chocolate, leite e pâtisserie.
7. Calgary, Canadá
Considerada a 7ª melhor cidade do mundo para se morar, Calgary ela está localizada na entrada das Montanhas Rochosas canadenses, e é a 3ª maior cidade do país. Calgary é pequena o suficiente para dar aos moradores uma acessibilidade confortável , e moderna o suficiente para oferecer infraestrutura urbana de qualidade. Para completar, ela tem ótimas atrações turísticas, cafés e restaurantes tão charmosos quanto deliciosos, e cidadezinhas ou atrativos bem próximos, que dão uma visão diversificada da cultura, da história e da geografia da região.
8. Genebra, Suíça
Genebra conquista a 8ª posição no ranking mundial, mas estaria no topo, se fossem avaliadas as cidades mais caras do mundo para se viver! Sede de mais de 200 organizações internacionais, a cidade suíça oferece atrações imperdíveis, como o Museu da Cruz Vermelha e o Museu Patek Philippe. E como fica na Suíça, a beleza, o ar puro, os lagos e os Alpes servem como pano de fundo para a cidade, com suas praças preciosas e casinhas com telhados pontiagudos fazendo contraponto com modernos edifícios. Bons restaurantes e uma sensação constante de paz e tranquilidade farão parte do seu passeio por Genebra.
9. Toronto, Canadá
Considerada a 9ª melhor cidade do mundo para morar, Toronto, como toda grande cidade, enfrenta desafios. O grande diferencial de Toronto está na sua organização urbana e no seu sistema social. A maior cidade do Canadá é muito limpa e tem uma rede integrada de transporte público eficiente e seguro. E mesmo com a violência crescente, ainda é seguro andar sozinho pelas ruas a qualquer hora do dia. Toronto é conhecida como uma das cidades mais cosmopolitas do planeta e isso se reflete também na sua cultura e gastronomia, tão diversificadas quanto a origem cultural de seus moradores.
10. Auckland, Nova Zelândia, e Osaka, Japão
Auckland, na Nova Zelândia, e Osaka, no Japão, compartilham a 10ª posição neste prestigioso ranking das melhores cidades para se viver em 2024. Auckland, como a porta de entrada para a Nova Zelândia, oferece um clima ameno, amplas áreas verdes e transporte público eficiente. Com baixo nível de corrupção, a cidade proporciona uma variedade de atrações culturais e uma qualidade de vida mais que envolvente.
Por outro lado, Osaka, como uma metrópole japonesa, tem uma notável organização, saúde elevada e uma qualidade de vida incomum para uma cidade de seu porte. Os moradores e visitantes desfrutam do famoso Castelo de Osaka, templos budistas e a vibrante cena gastronômica de Dotonbori. Auckland e Osaka oferecem atrações diferenciadas, e merecem, sim, uma atenção para aqueles que procuram opções para morar, ou visitar por um tempo mais longo.