Conheça o famoso Parque Nacional que fica no meio de 2 desertos no Sul do estado dos EUA
Na Califórnia, curta e embarque no meu roteiro para fazer o Circuito Joshua Tree + Palm Springs. Ambos ganharam muita visibilidade nos últimos tempos e O circuito de Joshua Tree e Palm Springs ganhou nos últimos tempos muita visibilidade e lugar importante na bucketlist (lista de lugares para visitar na vida) de muita gente que planeja vir para a Califórnia. Não é à toa! Esse lugar incrível fica pertinho de Los Angeles e tem uma diversidade de paisagens de cair o queixo.
Se você veio pra Califórnia antes, já cumpriu o roteiro dos pontos turísticos “obrigatórios”, ou tem mais dias disponíveis pra fazer um passeio diferente, vale a pena incluir no itinerário dois dias para visitar Palm Springs e Joshua Tree. É uma viagem diferente, que vai ficar pra sempre na memória.
Na Califórnia curta e saiba o que fazer em Palm Springs e Joshua Tree
Dois dias são o mínimo para conhecer Palm Springs e Joshua Tree. Cerca de 110 milhas = 180 km, ou 2 horas e meia de carro, separam Los Angeles de Palm Springs.
A cidade é pequena e charmosa. A arquitetura modernista dos anos 50 chama atenção e as portas coloridas das casas de Indian Canyon são uma atração à parte. Palm Springs foi refúgio dos artistas de Hollywood nos anos de ouro dos estúdios e ainda guarda bastante do encanto daquela época, com resorts, spas, restaurantes, casas maravilhosas e eventos culturais.
Acompanhe o calendário de eventos da cidade para programar a melhor época pra visitar ou mesmo fugir da superlotação da alta temporada, que vai de novembro a maio. Algumas das atrações da agenda de Palm Springs são o famoso festival do Coachella Valley que acontece na cidade vizinha Indio, torneios de golfe, festival internacional de cinema.
Na meia estação (primavera ou no outono), o clima mais ameno, sem as temperaturas extremas características do clima do deserto, deixa a visita mais agradável.
Inclua no roteiro um brunch no Farm ou no Wilma & Frieda, que, by the way, tem o melhor waffle que experimentamos nos últimos tempos. Faça uma caminhada pela Calçada da Fama com estrelas de personalidades que viveram na cidade, como Marilyn Monroe, Frank Sinatra, Rock Hudson, Lauren Bacall, Elvis Presley, os ex-presidentes Eisenhower e Reagan e outros tantos famosos.
Na Califórnia curta o Aero Tram: O teleférico que leva até as Montanhas de San Jacinto
Outro passeio imperdível é a subida do Aero Tram até o Monte San Jacinto. A bordo do maior vagão aéreo rotatório do mundo (sim, o piso gira durante a subida), os visitantes tem uma visão de 180 graus das montanhas do Chino Canyon até chegar no topo, a 8516 pés (cerca de 2595 metros) de altitude.
Compre os ingressos antecipados pelo site e se prepare para uma vista deslumbrante do Mount San Jacinto State Park.
Você pode encerrar o passeio aí, o que já vai ser espetacular, ou seguir para um hiking por uma das trilhas do parque. A mais simples tem 1,5 milhas de distância (3 milhas de ida e volta) e leva até um mirante do deserto. Para os mais aventureiros, tem trilha de 15 milhas cheia de natureza.
Duas dicas super importantes
Compre os ingressos para o primeiro horário de subida, às 10 da manhã. Assim você foge das filas e consegue estacionar no Estacionamento A, o mais próximo do ponto de partida do teleférico, evitando ter que pegar o ônibus que conecta os outros estacionamentos (tem até a letra F) até o bondinho do teleférico.
Vá preparado para uma queda de temperatura que pode chegar a 20 graus de diferença entre a base e a estação no topo. No site do Aerial Tramway tem ao vivo atualizações do clima lá em cima e o link para comprar os ingressos antecipados.
Na Califórnia curta o Deserto de Joshua Tree
Guarde 1 dia para conhecer o Joshua Tree National Park.
Se estiver hospedado em Palm Springs, a distância até a entrada mais próxima do Parque Nacional é de 40 milhas = 65 km, então programe acordar cedo pra curtir o dia.
A entrada custa 35 dólares e vale por 7 dias. O recibo fica colado no para brisas do carro para indicar que você pagou a entrada. Não jogue fora, mesmo que ache que não vai voltar, pois depois de conhecer o parque de dia você pode animar de voltar à noite. Mais à frente eu explico por que!
Dica de ouro
Se for visitar outros parques nacionais no período de um ano vale a pena comprar o passe anual por 80 dólares.
O parque não tem restaurantes, lanchonetes ou outra estrutura de comida além das áreas de pic nic. Leve seu lanche e bastante água!
Não custa lembrar que filtro solar e água são itens essenciais. Não subestime o sol do deserto!
A árvore que deu nome ao parque
Joshua Tree é o nome da árvore característica de uma das partes do parque. Reza a lenda que o nome se deve ao formato retorcido dos galhos, que lembraria Joshua, Josué em português, o profeta bíblico, com os braços levantados para o céu.
O parque reúne 2 desertos, o Mojave e o do Colorado. As Joshua Trees são vistas na parte mais alta do parque, na parte Mojave. É lá que estão os Quail Springs, formações rochosas que vieram do centro da terra, a partir de lava vulcânica, e que mais parecem um monte de pedras cuidadosamente organizadas. Algumas delas a gente fica imaginando como foram parar ali e como se equilibram sem cair.
É essa a paisagem que quem entra pela parte mais próxima de Palm Springs, pela entrada oeste do parque, vai ver primeiro.
Seguindo pela estrada que corta o parque (super conservada e sinalizada) iremos em direção ao deserto do Colorado.
A paisagem vai mudando lentamente, as árvores de Joshua vão sumindo, até começarmos a ver a vegetação mais rasteira da parte baixa do parque.
Não deixe passar Keys View, um dos pontos altos (nos dois sentidos) do passeio, um mirante incrível com vista para o vale do Coachella, o Salton Sea, que é um lago salgado, o maior lago da Califórnia, a Falha de San Andreas e as formações do Monte San Jacinto onde fica o teleférico.
Seguindo caminho estão várias trilhas para hiking e outros dois pontos importantes do parque, o Cholla Cactus Garden e Cottonwood Springs, que já fazem parte do deserto do Colorado, com vegetação mais rasteira e onde fica outra saída do parque.
O Parque à noite = Via Láctea + estrelas cadentes
Joshua Tree National Park é um ótimo lugar para se observar o céu à noite. Em dias claros dá pra ver a Via Láctea e aquele céu de foto da National Geographic.
Mais uma dica útil
Preste atenção no calendário de fases da lua para programar sua viagem se tiver intenção de ficar à noite para observar o céu. Noites de lua cheia são mais claras e, apesar de linda, é a lua menos favorável para ver as estrelas.
Quer mais uma dica?
Lembre-se que você estará no deserto e, pra esse programa noturno ou se quiser acampar (tem pontos para camping dentro e ao redor do parque), é importante observar que a temperatura no deserto cai bruscamente à noite. Dependendo da época do ano até neva! Então, antes de cair na estrada, preste bastante atenção na previsão do tempo não só em Palm Springs, mas no parque também (são coisas diferentes, viu?) e vá preparado para o frio!