Travel3 entrevista Felipe Gulin, CEO da Embarca, plataforma focada no mercado rodoviário
As viagens rodoviárias têm sido cada vez mais procuradas pelos viajantes brasileiros. A tendência, que já havia crescido nos primeiros momentos de abertura dos destinos no pós-pandemia, se manteve em alta diante do aumento dos preços das passagens aéreas e também em razão das dificuldades atuais.
O fato é que muitos viajantes estão trocando as viagens aéreas pelas viagens de ônibus. No ano passado, o setor apresentou um aumento significativo, e a tendência é que em 2023 a procura pelas opções de transporte rodoviário se mantenha em alta.
A Travel3 conversou na última semana com Felipe Gulin, CEO e fundador da Embarca, empresa de tecnologia focada no mercado rodoviário, que vem investindo em facilidades + conforto + preço + segurança para seus clientes. A startup também é voltada para operadoras de transporte, para as quais oferece uma plataforma digital completa que fica responsável não só pela precificação, como também pela estratégia comercial e marketing das empresas.
Confira nosso bate-papo, e fique por dentro das comodidades oferecidas pela plataforma Embarca.
Caroline Tonaco, Diretora da Travel3: Olá, Felipe. Obrigada por falar conosco. Pode nos contar um pouco sobre a Embarca e o que a empresa oferece aos seus clientes?
Felipe Gulin, CEO da Embarca: Olá, Carol, é um prazer falar com a Travel3. A Embarca é uma empresa de tecnologia focada no mercado rodoviário de média e longa distância. Oferecemos um marketplace de passagens, onde atuamos por todo o território nacional com 250 empresas parceiras, facilitando a vida do usuário. Além disso, temos nossos próprios ônibus Embarca, em parceria com o Expresso Princesa dos Campos, rodando por 71 cidades em 7 estados diferentes. Cuidamos de toda a parte de branding, vendas, atendimento e experiência do cliente dentro do veículo, já que através do nosso aplicativo, o passageiro tem acesso a conteúdo e entretenimento, wi-fi gratuito, acompanhamento em tempo real da viagem e do deslocamento, com mapa e previsão de chegada.
Quais são as principais facilidades que a Embarca traz para seus clientes?
São inúmeras as facilidades que oferecemos para atender melhor nossos clientes, trazendo a eles uma experiência diferenciada. Para as empresas, entregamos toda a parte de marketing digital, oferecendo um White Label onde a empresa usa nosso motor de busca para colocar seu logotipo e ainda fornecemos toda a parte de inteligência, precificação e branding. No mês passado lançamos o 1º sistema totalmente autônomo de precificação de linhas de transporte de passageiros utilizando Inteligência Artificial, onde a empresa que nos contrata recebe um painel e o nosso sistema faz automaticamente a busca pelo cliente certo, preço certo e hora certa, monitorando todo o mercado bem como a precificação dos concorrentes. Ou seja, vamos trabalhando para deixar a empresa cliente sempre mais competitiva. Além disso, os veículos que temos em parceria são padronizados, todos com poltronas com maior espaço para as pernas, equipadas com tomadas individuais para entrada USB, além de uma pintura moderna.
Qual é o principal diferencial da Embarca em relação aos seus concorrentes?
O nosso principal diferencial é que não só oferecemos a tecnologia como também oferecemos toda a parte consultiva para a empresa. As empresas de transporte, na maioria das vezes, são bem operacionais e familiares, não possuindo precificação competitiva, seguindo uma precificação flex. Antes de montar essa startup trabalhei por 12 anos em empresa de transporte e pensei no que poderia trazer de tecnologia para suprir o que faltava nesse segmento. Assim, entregamos aos nossos clientes um serviço digital 100% completo, bem diferente do que a concorrência oferece. O nosso b2b é muito forte, e estamos fazendo muitas parcerias para aumentar o volume de vendas dentro das nossas operações.
A Embarca notou uma mudança de perfil dos seus clientes no pós-pandemia?
Sim, notamos. Com a pandemia, houve uma alta significativa no preço das passagens aéreas, então as empresas rodoviárias hoje estão investindo em veículos mais modernos, como ônibus double deck, que possuem até cabines-cama, o que corresponderia a uma 1ª classe na aviação. O cliente passou a ter um conforto muito maior, e por isso temos trabalhado muito com executivos, que antes somente viajavam de avião e hoje optam por viajar de ônibus. Além do que, as estações rodoviárias normalmente ficam localizadas nos centros das cidades, facilitando a chegada dos passageiros já que muitos aeroportos são localizados longe dos centros urbanos.
A diferença de público nas rodoviárias hoje é visível também em virtude das dificuldades para financiamento de veículos, o que levou aquela classe que viajava de carro, voltar a atenção e procura pelas viagens de ônibus. Ou seja, contamos com 2 perfis de clientes que não estavam viajando de ônibus, e agora viajam.
Então o cliente acostumado a viajar de avião vem sendo seduzido pelo nicho do mercado rodoviário?
Penso que sim, como as empresas rodoviárias não trabalhavam no mundo digital e as aéreas trabalhavam, existe uma diferença muito grande no que os nossos serviços agora podem oferecer aos clientes, e com os quais eles não contavam. O fato é que com a entrada da Embarca no mundo digital, o nosso produto passou a ser mais conhecido. E, além disso, a diferença de preços aéreo e rodoviário é brutal, principalmente quando há a necessidade de se agendar viagens de última hora.
E essa é só a 1ª parte, estamos trabalhando para trazer ainda mais novidades que serão divulgadas nos próximos meses. O momento está muito bom para darmos seguimento ao lançamento de produtos novos para o mercado conhecer e desfrutar.
Qual a meta da Embarca para 2023?
Tivemos um ano muito bom em 2022, e nossa expectativa para 2023 é ainda melhor. Acreditamos que teremos um crescimento no setor de 35% a 60%, comparado com 2022.