Projeto visa apresentar as potencialidades do RJ aos agentes e operadores turísticos
O Rio de Janeiro deu início, nesta semana, ao roadshow “Experiência Rio de Janeiro” em Minas Gerais, marcando o início de uma série de eventos planejados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, em colaboração com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio. As primeiras paradas aconteceram em Minas Gerais, respectivamente em Juiz de Fora (23/4) e em Belo Horizonte (25/4), onde mais de 260 agentes e operadores de viagens foram treinados sobre os atrativos turísticos do estado.
Até outubro, o roadshow visitará mais oito cidades brasileiras, visando promover uma imersão completa no Estado. Cada parada incluirá ações focadas no fortalecimento das relações com o mercado, com ênfase na promoção do destino como produto turístico para aumentar o fluxo de visitantes em toda a região. O evento diário culminará em um show temático com músicas representativas do Rio de Janeiro.
O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, destacou a importância desse projeto para atrair turistas ao Rio de Janeiro, especialmente de Minas Gerais, um mercado historicamente significativo para o estado.

Esta iniciativa abre muitas portas no que diz respeito à emissão de turistas para o estado do Rio de Janeiro. Nesta edição, trazemos o “Experiência Rio de Janeiro”, mostrando todas as nossas potencialidades, sobretudo as do interior, promovendo as 12 regiões turísticas do Estado e retomando o encontro comercial “O Rio é de Vocês”. Importante frisar que, historicamente, Minas Gerais é um grande emissor de turistas ao Rio de Janeiro, não apenas à capital, mas também ao interior. A região da Costa do Sol costuma ser muito procurada e temos um voo direto da Azul conectando Belo Horizonte a Cabo Frio.
Gustavo Tutuca – Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro
Durante o evento, especialistas de diferentes regiões do estado apresentaram as vantagens de incluir o Rio de Janeiro nas ofertas das agências e operadoras de Minas Gerais. A meta é capacitar cerca de mil agentes e operadores de viagens até o final do ano, oferecendo uma perspectiva inovadora sobre o estado, que vai além do estereótipo de destino de sol e mar.
Confira abaixo as próximas etapas do roadshow:
- 17 de junho: Uberlândia/MG
- 19 de junho: Goiânia/GO
- 20 de junho: Brasília/DF
- 20 de agosto: Curitiba/PR
- 22 de agosto: Porto Alegre/RS
- 14 de outubro: Ribeirão Preto/SP
- 15 de outubro: Campinas/SP
- 17 de outubro: São Paulo/SP