Ferramenta entra no ar no dia 22 de abril
O Portal B2B Seguro Viagem chega para descomplicar e impulsionar as vendas de apólices de assistência ao viajante de maneira consciente e inteligente. Esta é a ideia básica que moldou o projeto que está pronto para entrar no ar. Durante a WTM Latin America 2019 a Reportagem Travel3 conversou com Agnaldo Abrahão, diretor e idealizador do portal, que vai funcionar como uma consolidadora de seguros de viagem.

Travel3 – Agnaldo, como surgiu a ideia de criar um portal para a venda multimarca de seguros de viagem?
Agnaldo Abrahão – Nós sabemos que os agentes de viagem utilizam no seu dia a dia portais de aéreo, de hotelaria, de locadoras. Com os seguros de viagem não seria diferente. O portal B2B Seguro Viagem chega para preencher um espaço e para atender uma demanda que já era antiga.
A partir de agora os agentes de viagem poderão, em um único local, eleger para o seu cliente o melhor custo-benefício no que diz respeito ao seguro viagem. Este é o propósito do B2B Seguro Viagem. Ele tem este nome exatamente para mostrar que a relação comercial é voltada para os profissionais, exclusivamente para os agentes de viagem e corretores de seguro.

Seria correto dizer que o B2B Seguro Viagem é uma consolidadora de seguros?
Seria. Esta é uma forma de mostrar a linha deste trabalho. A ideia é exatamente fazer com que o agente de viagens encontre em um único ambiente todas as marcas mais relevantes do mercado. Ao mesmo tempo o B2B Seguro Viagem possibilitará que este profissional conheça marcas com as quais ele não está acostumado a trabalhar, pois estão mais voltadas para o mercado do corretor de seguros, ou que estão mais distantes do mercado travel, mas que ele possa aprender sobre cada uma delas e entender as suas diferenças e o valor do custo-benefício que cada companhia de seguro viagem tem hoje a oferecer ao mercado.

E com a B2B fará o atendimento ao agente de viagens?
O atendimento será feito através da plataforma. Caso o agente tenha dúvidas de como operar o sistema – que, é bom salientar, será muito amigável – ou se ele tiver alguma dúvida sobre o produto e sua utilização, ele terá um help desk para ligar e ter todos os seus questionamentos respondidos.


Com isso estamos proporcionando uma ferramenta eletrônica, mas com um atendimento cordial e humano que é extremamente necessário num momento em que a dúvida surge.
Agnaldo Abrahão

Através de um atendimento eletrônico, como o agente poderá encontrar aquele seguro que atenda as especificidades do cliente?
Nós criamos nesta ferramenta uma série de filtros que o agente poderá utilizar para ajudar a encontrar exatamente o que procura. Esses filtros rapidamente farão a pesquisa que ele demoraria para finalizar. Digamos que ele queira associar despesa médica e hospitalar com bagagem. Através dos filtros, o sistema mostrará os produtos que preenchem esses quesitos, destacando as melhores opções e, inclusive, os produtos que têm o melhor custo-benefício. Há outro cliente que pode buscar seguro de despesa médica e hospitalar, com uma cobertura mais relevante para o cancelamento de viagem. Da mesma maneira o sistema irá encontrar qual o melhor produto para essa opção.
O B2B parte do princípio de que não há produto bom ou ruim, o que existe é o produto adequado ou inadequado. E as ferramentas do portal estarão aptas para ajudar o agente de viagens e o corretor de seguro a eleger o melhor, para cada ocasião.
Há momentos em que você vai fazer uma viagem a lazer e há momentos em que você viaja a negócios. Há viagens para praticar esportes que, dependendo da atividade esportiva, impõe maior ou menor risco ao praticante. Há viagens feitas para pessoas com uma faixa etária mais alta e aquelas onde embarcam mais crianças e jovens. Todas essas variáveis são levadas em conta na hora de fazer uma consulta no portal B2B Seguro Viagem.
Ao final é preciso entender que preço é o que se paga e valor é o que se recebe. E o agente de viagem tem um papel fundamental em oferecer à sua carteira de clientes algo de maior valor, de maior relevância.

Quais são as bandeiras de seguro que trabalharão sob o guarda-chuva da B2B Seguro Viagem?
Nós já temos algumas bandeiras confirmadas e outra por confirmar. As que já estão confirmadas são Assist Card, Travel Ace, Affinity, AssistMed e Intermac. Essas empresas foram convidadas e conseguiram ter uma visualização do nosso portal. Elas entenderam a importância da ferramenta e entraram no projeto. Acreditamos que outras farão o mesmo e embarcarão neste produto, como você mesma disse, de consolidação. E eu completo dizendo que é uma consolidação com informação, o que é essencial. O portal B2B Seguro Viagem vai oferecer informação ágil, rápida e com muito conteúdo.
Para você ter uma ideia ainda mais detalhada, conseguiremos enviar para o profissional da área a cotação e o bilhete do seguro, por WhatsApp. O resto do mercado envia estes documentos apenas por e-mail ou SMS. E o WhatsApp, que é um aplicativo tão usado por todos nós, será um diferencial na comunicação da B2B, que também enviará os documentos via e-mail e SMS. Será um conforto a mais para o agente que poderá rapidamente entregar a apólice para o seu cliente que está a caminho do aeroporto, ou entre uma reunião e outra, no formato que for mais conveniente para o cliente.

Como você desenhou a estrutura da B2B?
O núcleo da B2B Seguro Viagem nasce em Campinas (SP). É importante destacar que a B2B é uma empresa do grupo Mega Travel, uma empresa familiar que está há 23 anos no mercado e da qual eu sou o diretor geral, o que muito me orgulha. Eu sou a 2ª geração a atuar no turismo. Minha mãe trabalhou na Varig durante muitos anos e a minha filha, que trabalha comigo é a 3ª geração.
Faz parte do nosso projeto a abertura, num futuro próximo, de um escritório em São Paulo. Começamos no interior de São Paulo que representa uma das praças mais importantes para a Indústria do Turismo no Brasil. Obviamente teremos executivos de contas presentes em todo o Brasil para atender as demandas. O B2B oferecerá ainda uma versão White Label para as agências de viagem interessadas. Isso e uma série de outras facilidades. Entendemos que precisamos de um time comercial para atender todas essas demandas e, ao mesmo tempo, para explicar o uso correto das ferramentas e outras opções estratégicas com mais detalhes.
A implantação do portal acontece agora, nos próximos dias do mês de abril e imaginamos que até o final do ano abriremos o escritório em São Paulo. E aí sim, em 2020, será a vez de trabalharmos a nossa expansão territorial.

E quando o Portal B2B Seguro viagem será oficialmente lançado?
Não por acaso, será no dia 22 de abril, dia do Descobrimento do Brasil. Será a data que os agentes de viagem e corretores de seguros descobrirão o Portal B2B. Este será um momento muito especial e por isso estou muito contente. São 36 anos trabalhando na Indústria do Turismo e este é mais um sonho que realizo. Este produto foi pensado há cerca de 3 anos e senti que este era o momento perfeito para o seu lançamento.


Espero que esta ferramenta possa contribuir para o desempenho e o ganho do agente de viagem, que é o grande responsável pelos números de vendas na Indústria do Turismo. Eu posso dizer para você que o volume de vendas de seguro de viagem no Brasil está na casa de R$ 600 milhões por ano. E isso se dá graças ao agente de viagem e ao corretor de seguro.

É claro que o corretor de seguro também contribui para esses ótimos números, que estão acima de países como o México e outros da América Latina. Entretanto, na maioria das vezes, a compra do seguro viagem se dá no momento em que o cliente está planejando o seu roteiro, geralmente próximo ao seu agente. E aí este profissional faz a reserva da passagem aérea, do hotel e também do seguro de assistência ao viajante. Então espero contribuir verdadeiramente para esta classe de profissionais que é a grande responsável pelos resultados expressivos que o Brasil tem na Indústria do Turismo, apesar do país – do Ministério do Turismo – ter muito o que amadurecer para organizar tanto o setor receptivo quanto o emissivo.
Depois de 36 anos no turismo e 16 dentro do segmento de seguro de viagem, pelo qual me apaixonei, quero pensar que deixarei um bom legado para esta indústria.
O seguro de viagem hoje não representa nem 1,5% do orçamento da viagem e tomara que fique nesta faixa, mas é importante que o profissional oriente o seu cliente sobre a boa utilização do produto. Sentimos que hoje o passageiro compra o seguro, mas sai para viajar com muitas dúvidas: como usar, como acionar, para onde ligar. Esperamos, também na capacitação, preparar o profissional para que ele tenha prazer em oferecer este serviço.