Evento reúne cultura, música e gastronomia na cidade histórica mineira
Ouro Preto, cidade colonial na Serra do Espinhaço, é Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO desde 1980. Com arquitetura colonial marcante e importante papel na Inconfidência Mineira, a cidade destaca-se pela intensa vida cultural e ecossistema rico, incluindo cachoeiras, trilhas e vastas áreas de mata nativa. A cidade combina a serenidade de suas imponentes igrejas com a energia vibrante de estudantes e visitantes.
Entre 28 de junho e 28 de julho, Ouro Preto celebra o seu concorrido Festival de Inverno. O evento promete encantar moradores e turistas com uma celebração da cultura e da natureza da cidade. As festividades começam com um cortejo artístico que sairá da Praça Tiradentes em direção ao Largo do Rosário, marcando os 313 anos de Ouro Preto.
Este ano, grandes nomes da música nacional se apresentam no festival. No dia 5 de julho, a Orquestra de Grota, de Niterói, RJ, oferece um espetáculo. No dia 6 de julho, a banda Barão Vermelho e Ana Carolina se apresentam, seguidos pelo pagode do Sorriso Maroto no dia 7 de julho. No dia 8 de julho, em comemoração ao aniversário da cidade, a Orquestra Ouro Preto e o cantor João Bosco realizam um concerto especial.
Além dos shows, o festival integra parques e unidades de conservação municipais com uma programação diversificada, incluindo atividades culturais, artes cênicas e eventos para toda a família.
A Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com o trade turístico e restaurantes locais, lança o Circuito Gastronômico “Tempero com Memória“. Durante o festival, os restaurantes participantes oferecem pratos especiais que contam histórias da cidade, convidando turistas e moradores a descobrirem as delícias da culinária ouro-pretana.
Para a programação completa e mais informações, acesse o site.