Neste aniversário, o Diretor Executivo dos Negócios B2B da CVC Corp conversou com Caroline Tonaco, da Travel3
No dia em que foi lançada a campanha comemorativa pelo 1º aniversário da Unidade B2B da CVC Corp – criada a partir da unificação das marcas RexturAdvance, Trend, Esferatur e Visual , o Diretor Executivo Luciano Guimarães conversou com a Travel3.
Em um bate-papo descontraído, Luciano abordou desde os desafios encontrados pela Unidade, que nasceu em plena pandemia da Covid-19, até as transformações que vêm sendo implementadas, e que culminarão na completa integração dos sistemas das marcas e na criação de uma marca única, a nova RexturAdvance.
A campanha de aniversário do B2B da CVC Corp continuará por todo o mês de junho, com promoções + incentivos + prêmios para os agentes de viagens.
Confira o bate-papo =
Caroline Tonaco: toda crise gera oportunidades. O que a Unidade B2B da CVC Corp vivenciou durante a pandemia e que pôde ser transformado em oportunidade para a empresa?
Luciano Guimarães: nosso grande desafio com o B2B era juntar essas marcas, já importantes e conhecidas no mercado, sem perder o DNA de cada uma. Então aproveitamos esse momento de crise para pensar muito e agir com cuidado, e conseguimos.
Um dos ensinamentos dessa pandemia é que, apesar de estarmos num setor de serviços, podemos nos reinventar. Todos os agentes de viagens estão se reinventando, e nós estamos nos reinventando em diversos aspectos. Esse período mostrou também que agir com pressa não resolve. A gente precisa ter paciência, porque o tempo não depende só de nós, e nem tudo pode ser feito com a velocidade desejada. Então a melhor coisa é fazer tudo bem planejado.
Qual foi a nossa grande vantagem, o que eu posso tirar disso? Se teve alguma coisa boa nessa pandemia é que a gente teve tempo para pensar. Se estivessemos naquele ritmo de vendas, sem nem dar conta de atender, não haveria tempo para pensar. Eu e o time – e as pessoas de todas as unidades nos ajudaram muito – repensamos o B2B da CVC Corp para criar essa nova empresa. A nova RexturAdvance, uma mistura do DNA de todas as empresas trazendo o que há de melhor em cada uma delas.
Como está o horizonte da unidade B2B para os próximos anos?
O horizonte? Eu vejo ele muito claro. Eu tenho minha vida trabalhando com foco no agente de viagens, e eu acho que esse profissional nunca foi tão enaltecido e fortalecido como ele vai ser agora, pela prestação do serviço, pelo conhecimento que ele tem do passageiro.
Enquanto o passageiro que comprou por algum canal “não assistido” teve problemas pra remarcar sua passagem, ou retornar a seu destino, aquele que tinha um agente de viagens simplesmente ligou para o celular desse profissional, que resolveu tudo; ligou para o dono da agência que solucionou os problemas. Isso demonstra que a prestação de serviços, em alguns momentos, não tem preço.
As pessoas vão se lembrar: “eu estava em Portugal e o agente conseguiu um avião para que eu voltasse para casa”; “não consegui entrar no meu hotel e ele conseguiu outro”; “ele remarcou minha passagem imediatamente às 23h”.
Então nesse momento o agente será reconhecido e lembrado, e esse cliente nunca mais deixará de comprar dele – porque a prestação do serviço é lembrada no momento mais difícil, e a pandemia trouxe isso.
E se você perguntar hoje para o seu círculo de amizades, “o que você queria fazer agora?” a maioria das pessoas vai responder: “eu quero tirar férias”. O ficar em casa aflorou ainda mais esse desejo de férias. Porque férias não quer dizer não ir ao escritório. É ir pra um lugar diferente, é largar o celular, descansar a cabeça. Desligar.
O ficar em casa também acelerou a transformação digital dos negócios. Nesse sentido, como foram as mudanças implementadas na CVC Corp?
Com a criação da nova RexturAdvance teremos um sistema unificado; a ideia é que o agente de viagens tenha uma experiência única. Hoje, o agente de viagens que compra conosco, que utiliza os nossos serviços, ele já acessa o portal da Trend, da RexturAdvance ou da Esferatur, por exemplo – mas ele tem que trocar de portais para comprar diferentes produtos.
A gente quer trazer a experiência de concentrar tudo isso. Há um ano eram mais de 10 portais, hoje bem menos, e a ideia é de que em dezembro seja um só, a partir do qual o agente vai entrar e resolver – e conseguir prover qualquer serviço para o seu passageiro.
Além disso, temos um plano da área de clientes para permitir que o agente de viagens conheça ainda mais o seu cliente. Vamos conhecer o perfil do cliente, utilizar o que a tecnologia pode fazer no dia a dia para apoiar o agente nas informações e para que, assim, ele possa apoiar ainda mais o seu cliente.
A tecnologia é um caminho sem volta; e um caminho importante. Talvez uma pequena agência não pudesse comprar um sistema desse tipo, e nós iremos disponibilizar, passar essas informações.
Qual o balanço pode ser feito no aniversário de um ano de unificação das marcas do B2B?
Eu acredito que foi positivo, tanto para a Unidade, já que a gente conseguiu fazer muita coisa, quanto para o setor. O setor sai muito fortalecido. Basta um destino abrir, e os agentes de viagens vão conseguir lotar esse destino. O que todo mundo quer é viajar. Se é o México que está aberto, vai todo mundo para o México. Na hora que abrir os Estados Unidos e outros, vai ter fila para ir para o aeroporto; vai ficar parecendo fila de pedágio para o litoral.
Nos Estados Unidos os voos estão lotados, as pessoas viajando de carro, o que dá para fazer estão fazendo. Os americanos já estão voltando à vida normal.
O turismo vai chegar lá; o Brasil vai chegar lá.

Nesse mês de aniversário, quais ações estão sendo preparadas para os agentes de viagem?
A gente vai ter muitas promoções, muitas campanhas. Com foco em hotelaria, nesse primeiro momento, com mais de 250 hotéis com descontos e tarifas exclusivas e diferenciadas, de parceiros que acreditam no B2B da CVC Corp e em nosso potencial de distribuição do produto.
Algumas companhias aéreas também terão campanhas exclusivas, oferecendo upgrade automático, vale compras aos agentes, rotas com preços diferenciados, e várias campanhas que surgirão no decorrer do mês, com oportunidades para o agente de viagens oferecer ao seu passageiro um diferencial importante, um bom preço e um bom serviço.
Confira as ofertas especiais para o aniversário de 1 ano da unificação do B2B da CVC Corp
Nosso setor pode não ter passado por uma crise como essa antes, mas já passou por diversas crises. E a gente se reinventa, se fortalece e sai, sempre do outro lado, e com muito aprendizado.