#ElasNoTurismo enaltece as mulheres que contribuem para a indústria no Brasil e no exterior
Neste Mês da Mulher, a CVC promove a campanha #ElasNoTurismo, que valoriza o empreendedorismo feminino no turismo. Lançada em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a iniciativa destaca as profissionais que lutam pelo desenvolvimento do setor no Brasil e no exterior.
Mais de 8 mil mulheres trabalham direta ou indiretamente nos negócios da CVC Corp. Além disso, de acordo com a operadora CVC, atualmente 67% de seus colaboradores diretos e indiretos são mulheres; e muitas delas lideram franquias ou gerências das mais de 1.200 lojas franqueadas no Brasil.
Nesse sentido, a campanha convida todas a compartilharem suas histórias de inspiração com a hashtag #ElasnoTurismo nas redes sociais.
Confira = Mulher e Turismo é combinação que diz muito sobre essa indústria
É inegável a contribuição das mulheres para o turismo, destacada ainda mais neste momento de retomada, por isso esse movimento convida todas as mulheres a dizerem ‘sim’ aos desafios da vida, a se inspirarem em muitas mulheres com histórias brilhantes de empreendedorismo.
Saí da zona do conforto e aceitei o desafio de vir para a CVC e esse setor que são apaixonantes.
Daniela Bertoldo – Diretora Executiva dos Negócios B2C da CVC Corp, que aceitou, em novembro de 2020, o desafio de liderar a CVC e a Experimento após 22 anos de carreira em outro setor
As mulheres do turismo
Do total de profissionais do Turismo e da Hotelaria no Brasil, cerca de 60% são mulheres. No entanto, uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que, no setor, as mulheres ganham 32% menos do que os homens; e que a maioria delas não ocupa posições condizentes ao seu potencial. Já a pesquisa Women in Business, realizada em 2019, registrou uma proporção de apenas 31% de mulheres em cargos de liderança nesses setores.
O grupo CVC Corp se propõe a ajudar a mudar essa realidade. Nesse sentido, as mulheres representam 60% do quadro de colaboradores no Brasil; e 62% nas empresas do grupo na Argentina. Já a representatividade em posições táticas ou estratégicas do grupo é, em média, de 40% e 19%, respectivamente, no Brasil e na Argentina.
Paula Domingues, Diretora de RH e Sustentabilidade do grupo CVC Corp, é uma das profissionais que chegou recentemente à companhia, em fevereiro de 2021, reportando-se diretamente ao presidente do grupo, Leonel Andrade, ao lado de Daniela Bertoldo; Eliane Lapa, Diretora Executiva de Governança Corporativa; e Melina Villader, Diretora de Clientes.
Na Argentina, algumas das profissionais de destaque são Cecilia Gorgo, Diretora Geral da Ola, e Victoria Bassurto, CFO da Almundo Argentina.
Independente de cargo, temos um compromisso de ser referência para muitas jovens que entram no mercado de trabalho, que queiram empreender e deslanchar em seus projetos de vida e de desenvolvimento.
Paula Domingues – Diretora de RH e Sustentabilidade da CVC Corp para os mercados do Brasil e Argentina
#ElasNoTurismo
Franqueadas e agentes de viagens CVC que hoje estão em todo o Brasil já enviaram cerca de 100 depoimentos de mulheres em vídeos, com o objetivo de disseminar histórias de mulheres inspiradoras que atuam no turismo nacional, e convidam colegas de todo o setor a fazerem o mesmo: a gravarem e publicarem seus depoimentos em suas redes sociais, com a tag #ElasnoTurismo.
Os depoimentos também ficarão disponíveis nas redes sociais da marca CVC (Instagram, Facebook e LinkedIn), e serão divulgados ao longo de março.